1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Il faut que je vous dise."

"Il faut que je vous dise."

Tradução:É preciso que eu diga a vocês.

April 21, 2015

15 Comentários


oliveiracilhas

Seguindo a lógica do Duo, deveria ser: É preciso que eu lhe diga. -- Não pensam assim?-- (Devo dizer-lhe), também está correto).


HelioLBS

Agora está aceitando "É preciso que eu lhe diga", oliveiracilhas. Seu raciocínio está correto, pois o "lhe(s)" segue o comportamento de "seu(s) / sua(s)" por analogia com "você", que pede o verbo na 3ª pessoa, embora funcione efetivamente como 2ª pessoa, concorrendo com "tu".


Criveraldo1

Il faut que je te dise - É preciso que eu te diga (falando com uma pessoa que está a minha frente, 2ª pessoa)

Il faut que je lui dise - É preciso que eu lhe diga (falando com uma pessoa que está a minha frente , 2ª pessoa, me referindo a uma 3ª pessoa, longe de mim, 1ª pessoa e da que está a minha frente, 2ª pessoa.)

Observe que em português, "lhe" é pronome de 3ª pessoa ( a pessoa de quem se fala)

O verbo "Dever" em português indica uma obrigação de fazer ou não fazer determinada coisa, nunca uma possibilidade


PhilipeB

o verbo "devoir" pode também significar "ter que", em determinadas circunstâncias. Não pode dizer que o verbo "nunca indica uma possibilidade", porque não é verdade!!


amorimleandro

Penso que neste caso por sua regência (verbo dizer), no caso concreto em questão, qual seja, transitivo indireto, requer obrigatoriamente o uso do pronome lhe, mesmo que seja direcionada a alguém que está a sua frente.


Daphne634560

Não pode ser "É preciso que eu TE diga"?


dZDIWnJ6

TE a ti: VOS a vós


MarlonBARROS

Não aceitou minha resposta : "É preciso que eu te diga", porém para mim está certo.


IsmaelAmorim

Não pode ser "você" em vez de "vos"?


AnneliseKe

Não havia vocábulo disponível!


naydehenni

é preciso que eu te diga


dZDIWnJ6

É preciso que eu vos diga .« vos, a vós.


divacamino

É preciso que eu vos diga


MargusB

Pra travar no plural, com a versão correspondente ao "lhes" em BR, cabe no FR "leur"? Quando usar "leur" com sentido de lhe/lhes? Achei isso aqui, mas não esclareceu muita coisa: http://www.aprender-frances.com/pronomes-pessoais-frances.html


AdemirCard10

Qual a diferença, em portugues, para: é preciso que eu vos diga

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.