"Je lui ai téléphoné."

Tradução:Eu lhe telefonei.

April 24, 2015

40 Comentários


marcelkuri

O mais usual no Brasil seria: "Eu liguei para ele"

October 19, 2015

choracavaco

Ou 'para ela', "lui", nesse caso, serve para os dois, exatamente como 'lhe'.

December 22, 2017

MariaAlmei638436

Em bom português, isto é, gramaticalmente correto, diz-se " eu telefonei-lhe ". O pronome vem depois do verbo e ligado a este por um hífen (-) nas frases afirmativas e interrogativas. Nas frases negativas, então , o pronome vem antes do verbo , "eu não lhe telefonei"

"Eu lhe telefonei "pode ser uma variante geográfica, usada em algum outro país de expressão portuguesa, como o Brasil.

July 8, 2017

iur1

Nem mais!!!

March 7, 2019

nara58

Não é correto começar com lhe

January 23, 2016

MariaAlmei638436

Existe uma anomalia na solução correta, pois é igual à que se escreve no exercício e é considerada incorreta.

A resposta é "eu telefonei-lhe " ou na variante geográfica "eu lhe telefonei " e dá sempre errado. Porquê?

July 27, 2017

jallima

Acontece-me o mesmo. E a minha resposta é " Eu telefonei-lhe". Foi assim que aprendi nos anos 60.

November 14, 2017

L0k4ss0

Por quê "Eu o telefonei" não é aceito?

August 21, 2015

Australis

Porque o verbo "telefonar" é transitivo indireto, você telefona para alguém, portanto você deve usar o pronome correspondente ao objeto indireto ("lhe"). "O" é usado quando o objeto é direto ("eu o conheço" - "conhecer" é transitivo direto, você conhece alguém).

August 21, 2015

L0k4ss0

Muito obrigado =) Preciso aprender melhor o português até pra entender o francês, rsrs.

August 21, 2015

1138138126

julgo que eu telefonei-lhe está mais correta que a solução

March 17, 2017

jallima

Depois de tantos reportes, sem resposta, ainda querem que se compre o Duolingo Plus? Não me parecem muito interessados.

February 2, 2018

pedroaires100

"lEu telefonei-lhe" é aceite e está errado, deveria ser "Eu telefonei-lhe"

March 3, 2018

CarlaFarinazzi

"Eu telefonei a ele" deveria ser aceito. Eu erro esta frase TODAS as vezes por conta disto.

October 13, 2015

AndyCardoso23

esta certo sim. se esta tendo este problema, reporte

March 24, 2017

netomuniz

Nao se comeca frases no português com pronome "lhe". Né?

April 20, 2016

luizvitorio

Não se inicia frases com pronomes oblíquos átonos.

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint72.php

July 10, 2016

1138138126

não entendi por que está errado "eu telefonei-lhe"

July 10, 2017

jallima

Porque é que está errado: EU telefonei-lhe?

November 15, 2017

MariaAlmei638436

A resposta dada foi "eu telefonei-lhe " exatamente igual à resposta considerada como solução correta pelo sistema. Existe uma incongruência qualquer.

July 8, 2017

ELIBETHINHA4850

Respondi: Eu telefonei-lhe.. A plataforma diz: Você usou a palavra errada, assinalando como correta a mesma frase que utilizei. lEu telefonei-lhe.

July 31, 2017

ReimerGremory

Por que usa-se ''ai'' e nao ''a''? Tem algo haver com o ''Je''?

April 18, 2016

Australis

Sim, a conjugação do verbo auxiliar é feita de acordo com o sujeito. "Je" é o sujeito, portanto a conjugação deve ser a da primeira pessoa do singular, "ai". "A" seria usado se o sujeito fosse a terceira pessoa do singular, "il/elle/on": "il lui a téléphoné" = "ele lhe telefonou/ele telefonou para ele/a".

April 19, 2016

ReimerGremory

Muito obrigado, Australis. Veio-me esta dúvida porque o verbo auxiliar está separado do sujeito.

April 20, 2016

Dudinha_18

Por que não "Je l'ai téléphoné"?

July 10, 2017

Australis

Porque o verbo "téléphoner" precisa de um objeto indireto e "l'" é um pronome objeto direto.

July 10, 2017

Dudinha_18

Obrigada!

July 11, 2017

tQ1ncLAK

A solução dada e aceite pelo Duolingo (lEu telefonei-lhe) está errada e isto já foi muitas vezes reportado e nunca corrigido. Por essa razão, TODAS as vezes que me surge esta questão eu erro a resposta e só quando escrevo "Jeu...." consigo passar a frente. QUE DESESPERO.......

October 17, 2018

antlane

por que está errada?

October 17, 2018

PereiraAntonio

"Eu telefonei-lhe" deveria ter sido aceito. Reportado.

February 14, 2019

claudiacruz37

"eu telefonei-lhe" está correcto!!!!!!!!

March 12, 2019

dZDIWnJ6

Eu telefonei-LHE. (Lhe a ele)

July 9, 2019

paulortb

"Eu lhe tenho telefonado" não?

April 24, 2015

r.parra

neste caso é passé composé, que para nós é traduzido como pretérito perfeito.

August 10, 2015

AguinaldoB1

Discordo. Telefonar em português tem regência múltipla, pode ser tanto indireto como direto.

January 27, 2016

Bethblom

Telefonei com objeto direto? Nunca vi. Por favor, dê um exemplo

June 9, 2017

antlane

Houaiss dá um exemplo: Telefonar uma notícia. Michaelis - Passa horas e horas telefonando fofocas. http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/telefonar/

August 24, 2017

Valentina.195988

Concordo.

Definição de Telefonar

Classe gramatical: verbo intransitivo, verbo regência múltipla, verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e indireto e verbo transitivo indireto Tipo do verbo telefonar: regular Separação silábica: te-le-fo-nar

August 24, 2017

Gab.scardone

"Eu te telefonei", é assim que se fala no Brasil.

October 14, 2015

FernandaAz658227

A gente fala sim “eu te telefonei”, mas se traduzir assim a frase do duo tá errado. “Te” corresponde à segunda pessoa do singular no português (tu). A frase em francês está na terceira pessoa do singular (visível pelo uso do “lui”), em português ele ou ela. A tradução que mais se aproxima da oralidade seria o “eu telefonei pra ele”, embora ela não seja tão gramaticalmente perfeita.

October 19, 2015
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.