1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Je lui ai téléphoné."

"Je lui ai téléphoné."

Tradução:Eu lhe telefonei.

April 24, 2015

38 Comentários


marcelkuri

O mais usual no Brasil seria: "Eu liguei para ele"


choracavaco

Ou 'para ela', "lui", nesse caso, serve para os dois, exatamente como 'lhe'.


MariaAlmei638436

Em bom português, isto é, gramaticalmente correto, diz-se " eu telefonei-lhe ". O pronome vem depois do verbo e ligado a este por um hífen (-) nas frases afirmativas e interrogativas. Nas frases negativas, então , o pronome vem antes do verbo , "eu não lhe telefonei"

"Eu lhe telefonei "pode ser uma variante geográfica, usada em algum outro país de expressão portuguesa, como o Brasil.


nara58

Não é correto começar com lhe


MariaAlmei638436

Existe uma anomalia na solução correta, pois é igual à que se escreve no exercício e é considerada incorreta.

A resposta é "eu telefonei-lhe " ou na variante geográfica "eu lhe telefonei " e dá sempre errado. Porquê?


jallima

Acontece-me o mesmo. E a minha resposta é " Eu telefonei-lhe". Foi assim que aprendi nos anos 60.


jallima

Depois de tantos reportes, sem resposta, ainda querem que se compre o Duolingo Plus? Não me parecem muito interessados.


1138138126

julgo que eu telefonei-lhe está mais correta que a solução


L0k4ss0

Por quê "Eu o telefonei" não é aceito?


Australis

Porque o verbo "telefonar" é transitivo indireto, você telefona para alguém, portanto você deve usar o pronome correspondente ao objeto indireto ("lhe"). "O" é usado quando o objeto é direto ("eu o conheço" - "conhecer" é transitivo direto, você conhece alguém).


L0k4ss0

Muito obrigado =) Preciso aprender melhor o português até pra entender o francês, rsrs.


CarlaFarinazzi

"Eu telefonei a ele" deveria ser aceito. Eu erro esta frase TODAS as vezes por conta disto.


1138138126

não entendi por que está errado "eu telefonei-lhe"


jallima

Porque é que está errado: EU telefonei-lhe?


pedroaires100

"lEu telefonei-lhe" é aceite e está errado, deveria ser "Eu telefonei-lhe"


netomuniz

Nao se comeca frases no português com pronome "lhe". Né?


luizvitorio

Não se inicia frases com pronomes oblíquos átonos.

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint72.php


MariaAlmei638436

A resposta dada foi "eu telefonei-lhe " exatamente igual à resposta considerada como solução correta pelo sistema. Existe uma incongruência qualquer.


ELIBETHINHA4850

Respondi: Eu telefonei-lhe.. A plataforma diz: Você usou a palavra errada, assinalando como correta a mesma frase que utilizei. lEu telefonei-lhe.


AguinaldoB1

Discordo. Telefonar em português tem regência múltipla, pode ser tanto indireto como direto.


Valentina.195988

Concordo.

Definição de Telefonar

Classe gramatical: verbo intransitivo, verbo regência múltipla, verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e indireto e verbo transitivo indireto Tipo do verbo telefonar: regular Separação silábica: te-le-fo-nar


Bethblom

Telefonei com objeto direto? Nunca vi. Por favor, dê um exemplo


antlane

Houaiss dá um exemplo: Telefonar uma notícia. Michaelis - Passa horas e horas telefonando fofocas. http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/telefonar/


ReimerGremory

Por que usa-se ''ai'' e nao ''a''? Tem algo haver com o ''Je''?


Australis

Sim, a conjugação do verbo auxiliar é feita de acordo com o sujeito. "Je" é o sujeito, portanto a conjugação deve ser a da primeira pessoa do singular, "ai". "A" seria usado se o sujeito fosse a terceira pessoa do singular, "il/elle/on": "il lui a téléphoné" = "ele lhe telefonou/ele telefonou para ele/a".


ReimerGremory

Muito obrigado, Australis. Veio-me esta dúvida porque o verbo auxiliar está separado do sujeito.


Dudinha_18

Por que não "Je l'ai téléphoné"?


Australis

Porque o verbo "téléphoner" precisa de um objeto indireto e "l'" é um pronome objeto direto.


tQ1ncLAK

A solução dada e aceite pelo Duolingo (lEu telefonei-lhe) está errada e isto já foi muitas vezes reportado e nunca corrigido. Por essa razão, TODAS as vezes que me surge esta questão eu erro a resposta e só quando escrevo "Jeu...." consigo passar a frente. QUE DESESPERO.......


antlane

por que está errada?


PereiraAntonio

"Eu telefonei-lhe" deveria ter sido aceito. Reportado.


claudiacruz37

"eu telefonei-lhe" está correcto!!!!!!!!


dZDIWnJ6

Eu telefonei-lhe.


jotac1

Deveria aceitar também "eu o telefonei"


Dezo_

Não. O(a)(s) são objetos DIRETOS (sem preposição); lhe(s) são objetos INDIRETOS (com preposição).

O verbo telefonar é transitivo indireto, pois quem telefona, telefona a/para alguém. Portanto, "Eu o telefonei" está incorreto.


jotac1

Sim, porém o verbo telefonar pode ser intransitivo (Eu telefonei), transitivo indireto (eu telefonei para ele), e transitivo direto (eu telefonei a notícia). O verbo aceita múltiplas regências e, portanto, a frase pode ser traduzida de mais de uma maneira.


Dezo_

Ainda que você considere isso, a frase em francês usa expressamente o pronome objeto lui, que é INDIRETO, então aqui, neste exercício, lhe é o único pronome possível.

Outras traduções seriam Eu telefonei a ele/ela.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora