"Seu cachorro come."

Tradução:Son chien mange.

April 26, 2015

6 Comentários


ack_bel

Quando usar "son" e quando usar "leur"? Tem diferença entre eles?

April 26, 2015

Australis

"Son" é usado com a terceira pessoa do singular: "son chien mange" = "o cachorro dele come"; "leur" é usado com a terceira pessoa do plural: "leur chien mange" = "o cachorro deles come".

April 27, 2015

luiz786581

SEU cachorro come. eu uso LEUR. ( LEUR chien mange) e se fosse SA ( Sa chien mange.) os dois tem o pronome possessivo de SEU esta certo? Quando então devo usar um ou outro?

April 6, 2016

Australis

Sua pergunta já foi respondida nesse tópico mas para complementar a resposta dada acima, "seu/sua/seus/suas" podem ser os possessivos da segunda e da terceira pessoas do singular e do plural em português, por isso a frase desse exercício pode ser traduzida para o francês de inúmeras formas, dependendo do contexto:

  • "ton chien mange" = "teu/seu cachorro come" - o cachorro pertence a ti/você (segunda pessoa do singular);
  • "son chien mange" = "seu cachorro come"/"o cachorro dele/a come" - o cachorro pertence a ele/a (terceira pessoa do singular);
  • "votre chien mange" = "seu/vosso cachorro come" - o cachorro pertence a você(s)/vós (segunda pessoa do singular formal e do plural);
  • "leur chien mange" = "seu cachorro come"/"o cachorro deles/as come" - o cachorro pertence a eles/as (terceira pessoa do plural).

E perceba que o possessivo correto da terceira pessoa do singular a ser usado aqui é "son", e não "sa", pois o possessivo deve concordar em gênero e número com aquilo que é possuído, nesse caso "chien", um substantivo masculino singular. "Sa" é usado com substantivos femininos singulares que comecem com consoante ("sa tortue").

April 6, 2016

GabrielOli168804

E estaria correto dizer ton chien?

October 14, 2015

EbertonMar

Sim

November 26, 2015
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.