"Seu cachorro come."

Tradução:Son chien mange.

April 26, 2015

14 Comentários
Esta conversa está trancada.


ack_bel

Quando usar "son" e quando usar "leur"? Tem diferença entre eles?


Australis

"Son" é usado com a terceira pessoa do singular: "son chien mange" = "o cachorro dele come"; "leur" é usado com a terceira pessoa do plural: "leur chien mange" = "o cachorro deles come".


LuizOdim

SEU cachorro come. eu uso LEUR. ( LEUR chien mange) e se fosse SA ( Sa chien mange.) os dois tem o pronome possessivo de SEU esta certo? Quando então devo usar um ou outro?


Australis

Sua pergunta já foi respondida nesse tópico mas para complementar a resposta dada acima, "seu/sua/seus/suas" podem ser os possessivos da segunda e da terceira pessoas do singular e do plural em português, por isso a frase desse exercício pode ser traduzida para o francês de inúmeras formas, dependendo do contexto:

  • "ton chien mange" = "teu/seu cachorro come" - o cachorro pertence a ti/você (segunda pessoa do singular);
  • "son chien mange" = "seu cachorro come"/"o cachorro dele/a come" - o cachorro pertence a ele/a (terceira pessoa do singular);
  • "votre chien mange" = "seu/vosso cachorro come" - o cachorro pertence a você(s)/vós (segunda pessoa do singular formal e do plural);
  • "leur chien mange" = "seu cachorro come"/"o cachorro deles/as come" - o cachorro pertence a eles/as (terceira pessoa do plural).

E perceba que o possessivo correto da terceira pessoa do singular a ser usado aqui é "son", e não "sa", pois o possessivo deve concordar em gênero e número com aquilo que é possuído, nesse caso "chien", um substantivo masculino singular. "Sa" é usado com substantivos femininos singulares que comecem com consoante ("sa tortue").


GabrielOli168804

E estaria correto dizer ton chien?


Telma818334

Para mim faz sentido que petit chien é cachorro tal como chien é cão mas a resposta não foi aceite, não percebi


Pedro177810

Em português europeu "cachorro" é cãozinho, filhote de cão. Mas em português do Brasil "cachorro" é também o animal adulto: chien.


Giselle1953

Não seria seu cachorro está comendo.


Dezo_

Esse exercício é de tradução do PT para o FR, então não vejo cabimento no seu comentário.


CristhianR216948

Coloquei "Ton chien mange" e aceitou. Porq? O certo não seria "Son chien.."??


Pedro177810

A tradução de PT para FR usa como referência a variante do Brasil, onde o tratamento por "tu" é pouco comum. Assim, "Seu cachorro come" pode significar "O cachorro de você come" ou "O cachorro dele come". Eu diria até que a maioria dos falantes (do Brasil) entende a frase mais no primeiro sentido.

Então, "seu cachorro" [=de você] pode traduzir-se em francês por "Ton chien" ou, até, "Votre chien", i.e. o cachorro do senhor [FR "vous"], usando um tratamento mais de cerimónia.

Tive um aluno de Belo Horizonte que sempre se dirigia a mim dizendo, por ex.: "O senhor, não acha?" Os alunos portugueses, mais mal-educados, diriam: "Ó Professor, você não acha?"

Nenhum aluno português se atreve a tratar o professor por "tu", mas alguns alunos brasileiros fazem-no, por ex. quando enviam um email, pensando estar a fazer o correto. Por ex.:
"Caro professor, como estás?
Será que poderia me indicar qual a melhor forma de..." etc.


Joel989696

Quando o pronome "son" equivale ao "leur"? Pois quando clicamos do pronome "seu" da frase a ser traduzida do exercício, o significado do "seu" pode ser "leur".


Australis

"Son" e "leur" sempre têm usos distintos em francês. "Son" (e também "sa/ses") se refere àquilo que pertence a ele ou a ela (terceira pessoa do singular) e "leur" (e "leurs") se refere àquilo que pertence a eles ou a elas (terceira pessoa do plural).

A confusão ocorre em português. O possessivo "seu" (e também "sua/seus/suas") pode ser usado com quatro pessoas diferentes do discurso: com a segunda do singular e do plural (aquilo que pertence a você ou a vocês) e com a terceira do singular e do plural (aquilo que pertence a ele/ela ou a eles/elas). Por isso, na hora de fazer a tradução, é preciso analisar o contexto com cuidado para escolher o termo correto em francês, e é por isso também que palavras diferentes são sugeridas como tradução desse vocábulo quando olhamos as dicas.

Na frase deste exercício, os quatro possessivos franceses poderiam ser usados, porque o contexto não é suficiente para revelar a que pessoa o cachorro pertence: "seu cachorro" pode ser "ton chien" (que pertence a você), "votre chien" (que pertence a vocês), "son chien" (que pertence a ele/ela) ou "leur chien" (que pertence a eles/elas).

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.