1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Elles lisent seules."

"Elles lisent seules."

Tradução:Elas leem sozinhas.

April 26, 2015

18 Comentários


irisirispontes

Tenho tido muitos problemas com isto: parece que falam no singular, o francês "engole" o fim da palavra é uma língua charmosa e muito bonita mas a SONORIDADE tem me causado muitos erros.


bobadapexte

É pela prática mesmo. Hoje consigo distinguir "le" e "les" enquanto antes me era um terror. A questão é que se identificam essas diferenças muito através do som entre o verbo e o substantivo, esse e o advérbio etc


Gustavoibi

É impressão minha ou a pronúncia do plural no francês é igual a no singular?


Australis

A maioria dos substantivos/adjetivos têm a mesma pronúncia mesmo. Nesse exemplo o que diferencia o singular do plural é a pronúncia do verbo ("elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas ajuda. Em outros casos o artigo pode ajudar a diferenciar ("le" e "de" têm pronúncias levemente diferentes de "les" e "des", a forma singular tendo um som mais fechado e a plural um som mais aberto, e "la" e "de la" são bem diferentes) ou então substantivos/adjetivos com plurais irregulares, que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil", olho, vs. "yeux", olhos - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia) mas esses são minoria. Às vezes não tem jeito, só com contexto pra saber a diferença - "elle mange seule" tem a mesma pronúncia de "elles mangent seules".


clambert_

Excelente explicação, Australis! Muito obrigado :)


DjaildoQuaresma

Nesse exercício, como a palavra que segue o verbo começa com 's', a pronúncia acaba ficando igual no singular e no plural, correto? "elle lit seule" e "elles lisent seules".


Australis

Na verdade não. A pronúncia da conjugação "lisent" como 'liz', com som de /z/ no final, é sempre a mesma, ou seja, ela independe da palavra seguinte.


DjaildoQuaresma

Agradeço a disposição para responder, mas não foi isso o que eu perguntei. Abraço!


Australis

Desculpe, talvez eu tenha entendido sua pergunta errado. Quando você mencionou que a palavra que segue o verbo começa com 'S' eu entendi que a sua dúvida era se o /z/ no final de "lisent" só era pronunciado antes de vogais. Por isso expliquei que não, esse som é sempre produzido. Agora, relendo, imagino que sua dúvida possa ser se esse som de /z/ se mescla ao som de /s/ da palavra seguinte e desaparece no plural. Se for isso, a resposta é não. No plural, ouve-se os dois sons, /z/ e /s/:

  • Singular: 'él li sœl';
  • Plural: 'él liz sœl'.

Por serem sons muito parecidos, pode ser que, dependendo de quem fala, essa distinção passe batido, mas numa conversa você provavelmente conseguiria saber a diferença entre singular e plural pelo resto do contexto.

Se sua dúvida ainda não for essa, talvez você possa reformular a pergunta.


DjaildoQuaresma

Era isso mesmo, Australis. Muito obrigado. Você sempre ajuda muito.


FernandoMo304488

ler no singular é "LI" e no plurar é "LIS"... muito dificil de perceber. Elle lit seule/Elles lisent seules


Abay15

pelo menos pra mim, é quase impossível distinguir


JaelSoares

Alguém poderia me explicar, por favor, por que lisent é lida "liz" e não "lizã"? Obrigado.


WesleyAlcoforado

A pronúncia dos verbos conjugados na terceira pessoa do plural não segue a mesma regra de pronúncia das demais palavras em francês. Nos verbos, a terminação -ent se pronuncia como a terminação -e.


lukas1906

por que eu não posso escrever manualnente nas minhas lições? gostaria de fazer dessa forma pois acho que aprenderia melhor a grafia das palavras


GersonrodM

No "Elle lisent seules" ou só ouço "élí suél'". Buguei!


camille419058

E dificil a escrita ...o modo de falar rapido ..ainda estou perdida ainda ..umas coisas


AnaCarmenG8

Por que " elas leem isoladas " não esta certo?

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.