"Elles lisent seules."

Tradução:Elas leem sozinhas.

April 26, 2015

10 Comentários
Esta conversa está trancada.


irisirispontes

Tenho tido muitos problemas com isto: parece que falam no singular, o francês "engole" o fim da palavra é uma língua charmosa e muito bonita mas a SONORIDADE tem me causado muitos erros.


bobadapexte

É pela prática mesmo. Hoje consigo distinguir "le" e "les" enquanto antes me era um terror. A questão é que se identificam essas diferenças muito através do som entre o verbo e o substantivo, esse e o advérbio etc


Gustavoibi

É impressão minha ou a pronúncia do plural no francês é igual a no singular?


Australis

A maioria dos substantivos/adjetivos têm a mesma pronúncia mesmo. Nesse exemplo o que diferencia o singular do plural é a pronúncia do verbo ("elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas ajuda. Em outros casos o artigo pode ajudar a diferenciar ("le" e "de" têm pronúncias levemente diferentes de "les" e "des", a forma singular tendo um som mais fechado e a plural um som mais aberto, e "la" e "de la" são bem diferentes) ou então substantivos/adjetivos com plurais irregulares, que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil", olho, vs. "yeux", olhos - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia) mas esses são minoria. Às vezes não tem jeito, só com contexto pra saber a diferença - "elle mange seule" tem a mesma pronúncia de "elles mangent seules".


clambert_

Excelente explicação, Australis! Muito obrigado :)


DjaildoQuaresma

Nesse exercício, como a palavra que segue o verbo começa com 's', a pronúncia acaba ficando igual no singular e no plural, correto? "elle lit seule" e "elles lisent seules".


Australis

Na verdade não. A pronúncia da conjugação "lisent" como 'liz', com som de /z/ no final, é sempre a mesma, ou seja, ela independe da palavra seguinte.


JaelSoares

Alguém poderia me explicar, por favor, por que lisent é lida "liz" e não "lizã"? Obrigado.


WesleyAlcoforado

A pronúncia dos verbos conjugados na terceira pessoa do plural não segue a mesma regra de pronúncia das demais palavras em francês. Nos verbos, a terminação -ent se pronuncia como a terminação -e.


LucasGois4

Depois de errar e escutar o áudio algumas vezes (no modo lento) dá realmente pra perceber que que é um "liz" (lisent) que foi cortado na hora da pronúncia do Z final, deveriam arrumar este áudio, pois na linguagem falada normal a pronúncia desse Z final é bem característica e clara, já no áudio parece que nada está sendo pronunciado, causando uma confusão, pois soa como "elle lit". Obrigado.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.