"A cenoura"

Tradução:La carotte

April 28, 2015

8 Comentários


Teteu15x

Se não me engano, já deu pra perceber que Une e La são usados para palavras femininas.

May 13, 2015

GilDuca

Sim, Teteu15x. Une = uma e La = a (São femininas). Un = um e le = o (masculinos).

May 27, 2015

Eliezer171172

Muito obrigado, acabou com minhas duvidas

February 3, 2017

ChurrosCom

Qual a diferença de le e la?

July 20, 2017

Dezo_

Ambos são artigos definidos equivalentes a "o" (le) e "a" (la) em português. Só lembrando que devemos observar o gênero das palavras em francês, que não necessariamente correspondem em português. Ex.: la carotte (a cenoura) -> feminino, igual em português; le pain (o pão) -> masculino, igual em português; la tomate (o tomate) -> feminino em francês, masculino em português.

April 19, 2018

Anielle849181

Tenho muita dúvida quanto ao gênero em francês. Como você disse, nem sempre o gênero em português equivale ao francês. Tem alguma dica?

December 15, 2018

Dezo_

Infelizmente, não há nenhuma dica que funcione 100% dos casos, na maioria haverá exceções.

Em geral, para substantivos e adjetivos que podem ter dois gêneros, a adição de um -e representa o feminino: chat -> chatte; chien -> chienne; grand -> grande; vert -> verte; gros -> grosse; aimé -> aimée etc.

Porém, é como em português, há regras, mas sempre haverá exceções. Em português, dizemos que substantivos terminados em -o são masculinos e em -a são femininos, mas daí nos deparamos com "a tribo" e o "planeta".

Neste link há uma lista com terminações típicas de substantivos masculinos e femininos. Porém, como eu disse, é uma diretriz. Eu particularmente não acho que decorar todas as terminações é uma forma viável, acho que com o tempo nós vamos nos adaptando, porém, vai de cada um. Um exemplo de terminação é -age, que normalmente é masculino: le voyage, le village, le bagage etc. (uma exceção: la plage).

E claro, consultar um dicionário sempre ajuda em casos de dúvida. O Dicionário Larousse possui uma versão digital gratuita.

December 15, 2018

eveline100087

Por isso que não é errado considerar o inglês de origem fçdo latim. 50% é muita coisa.

September 26, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.