1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Esta vaca é deles."

"Esta vaca é deles."

Tradução:Cette vache est la leur.

April 29, 2015

57 Comentários


AAD.007

Ai, ai ... Olha só a resposta correta do DL : Cette vache est., Cette vache est à eux.


eduardosmelo

Eu simplesmente não entendo "Cette vache est". Onde está o possessivo?


Australis

"Cette vache est" é um erro do Duo que acredito já ter sido corrigido. A frase correta é "cette vache est à eux" (verbo "être" + preposição "à" sinaliza posse) ou "cette vache est la leur" ("la leur" é um pronome possessivo).


luizvitorio

Ainda não foi. Estou reportando o erro.


cezarcamelo

Foi corrigido não. 26 de fevereiro de 2016, e deu o meu problema comigo, eh eh


Cezartri

Vocês têm certeza de que eles reparam alguma coisa? Esse exercício ainda não foi corrigido (22/4/2016). Já são nove meses.


Australis

Eles corrigem, sim, mas um milhão e meio de pessoas fazem o curso de francês para falantes de português atualmente aqui no Duo, curso esse que possui centenas de frases, e segundo a incubadora (https://incubator.duolingo.com/courses/fr/pt/status) há somente quatro moderadores ativos no momento. Quatro pessoas para analisar os prováveis milhares de "reports" feitos todos os dias. É ruim mas infelizmente demora mesmo, não há muito o que fazer.


cezarcamelo

Reparam sim. Já recebi quase 20 e-mails de sugestões aceitas pela equipe do Duo.


Lureco

Continua errado em 01/07/2016. Reportei de novo.


marcelkuri

Esse erro ainda não foi corrigido - 24/10/2016


JessRobson1

"à eux" é errado... Correto: Cette vache est la leur* (leur - possessivo) (eux - pronome objeto, se não me engano)


Australis

A frase "cette vache est à eux" está correta. "Eux" é um pronome tônico, que pode ser usado com o verbo "être" + a preposição "à" para indicar posse. Mais informações (sobretudo no item 9): https://frances.forumdeidiomas.com.br/os-pronomes-tonicos-em-frances/


RilkerBH

Reportando novamente em 05/10/2016


IZABEL.TEREZA

Qual importância do do "la" nessa frase?


antlane

os pronomes possessivos substantivos sempre têm o artigo: le mien, la mienne, le nôtre etc. Notre église est la vôtre. = Nossa igreja é a vossa. ( notre é pronome possessivo adjetivo, porque acompanha um substantivo - église; la vôtre é pronome possessivo substantivo porque vem sozinho)


IZABEL.TEREZA

antlane, obrigado pela resposta. Entendi.


Sidneioliva

Não poderia ser Cette vache est leurs?


Australis

Não. As opções possíveis são somente "cette vache est la leur", usando o pronome possessivo, ou "cette vache est à eux", usando preposição "à" + pronome tônico.


carolina.felipe

Mas "Cette vache est la leur" nao daria margem pra pensar em "essa vaca é A deles"?


Cristiano.PtBr

Foi o que eu pensei também, por isso coloquei "cette vache est leur".
Li todos os outros comentários, mas ainda não ficou bem claro porque o "la" é obrigatório.


isiis.santos

Tbm queria saber o pq


antlane

Aceite o artigo aí porque é francês e você está pensando em português.


danielerispoli

não poderia ser "cette vache est à eux"


GilDuca

Oui, Daniele, c'est possible. « Cette vache est à eux.» equivale a « Cette vache est la leur.» 2015-06-28


Gabriel475897

À moi → meu/minha À toi → teu/tua À lui → seu ... → sua ... → nossa/nosso ... → vossa/vosso À eux → seus/suas

Quais são os outros? Pode-me ajudar?


AndrMachad12

Leur concorda com vache? A reposta parece "Esta vaca é dele"


Australis

"Leur" sempre se refere à terceira pessoa do plural ("ils/elles", ou seja, significa "deles/delas"). Acontece que, como você desconfiou, o possessivo concorda com o que é possuído em francês (nesse caso "vache"), e não com quem possui (nesse caso "ils"). Se eles tivessem mais de uma vaca a frase seria "ces vaches sont les leurs". Se a vaca pertencesse à uma só pessoa, ele/ela, a frase seria "cette vache est la sienne" ("la sienne", no feminino, por "vache" ser uma palavra feminina, não por pertencer a uma pessoa do gênero feminino).


darisbo

Como assim, Australis? Fiquei confuso. É assim? "Esta vaca é dela" fica "cette vache est la leur" ou "cette vache est la sienne"?


Australis
  • "Esta vaca é dele/a" (uma só pessoa é dona da vaca) = "cette vache est la sienne";
  • "Esta vaca é deles/as" (mais de uma pessoa é dona da vaca) = "cette vache est la leur".

Naiane825898

Autralis, you're awesome!


Gabriel_SOL_

Agora entendi a mecânica. Merci!


lit060

la première réponse est fausse, ne pas prendre en considération c'est une erreur de DL. Cette vache est, ne veut rien dire.


Marina746553

E essa pronúncia do LEUR está me incomodando. Dou um doce pra quem conseguir pronunciar igual kkkkk


Dezo_

Primeiro diga /lérr/, depois diga /lórr/. A pronúncia de leur é /lérr/ com os lábios na posição de /ó/.


MatheusOli25324

Escrevi "Cette leur vache". Não entendi muito bem o "la leur".


Dezo_

Você poderia dizer Cette vache est la leur, Cette vache est à eux ou C'est leur vache. Em francês, há os adjectifs possessifs e os pronoms possessifs. Em português, eles são os pronomes possessivos adjetivos e substantivos, respectivamente.

Os adjectifs possessifs são usados junto a um substantivo:

  • C'est mon chat
  • Sa mère est jeune
  • Leur fille a dix ans

Já os pronoms possessifs aparecem sozinhos, desacompanhados de substantivo, eles por si só representam um adjectif possessif + substantivo, e eles sempre são acompanhados de artigos:

  • C'est mon chat -> C'est le mien (É o meu)
  • Sa mère est jeune -> La sienne est jeune (A sua é jovem)
  • Leur fille a dix ans -> La leur a dix ans (A sua tem dez anos/A deles/delas tem dez anos)

Veja, em português, os pronomes possessivos substantivos também aparecem sozinhos, mas a forma deles não muda: A minha mãe é bonita (adjetivo) -> A minha é bonita (substantivo). Em francês, existe mudança de função e de forma: Ma mère est belle -> La mienne est belle.

O "la leur" é um pronom possessif, pois aparece sozinho, evitando a repetição:

  • Cette vache est leur vache -> Cette vache est la leur (leur vache = la leur)
  • Esta vaca é a vaca deles(as) -> Esta vaca é a deles(as)

MatheusOli25324

Je comprands. Donc c'est comme l'anglais (mine, yours, hers) et l'espagnol (Mia, tuya, etc). Merci beaucoup!


Dezo_

Exatamente! É a mesma estrutura.

OBS: Je comprends :)


jaquedavil

Continua errado em 31/03/2020.


marcelkuri

Não estendi porque "Cette vache est à leur" seria "Esta vaca é deles". Esse "à" na frase não parece fazer sentido.


Gabriel475897

Em francês, para indicar a posse podemos usar a preposição "à" mais um pronome pessoal tónico.


AnaLuciaMoraes0

Sei que errei , esqueci do "la" - ... la leur. Mas o DUO deu-me a resposta: Cette vache est à eux. S'il vous plaît, pourquoi?


JessRobson1

Por quê é assim que se constrói uma frase possessiva no francês. E outro ponto, quando você utiliza "la leur" deve prestar atenção pois ela só é usada para substituir "aquilo" que é possuído e já foi mencionado na frase. Neste caso, "la leur" substitui a vaca que é o objeto possuído. Ex: "Ta vache est blanche, la mienne est verte."


JessRobson1

Há uma diferença entre usar "Cette vache est à eux" e "Cette vache este la leur". Que, penso eu, a segunda frase esteja errada.


Australis

O Duo provavelmente te sugeriu essa resposta porque ela também está correta. É sinônima de "cette vache est la leur".


antlane

Gostaria de encontrar uma boa gramática que me explique isso. A minha é boa, mas vaga. Diz que à eux pode ser usado como reforço, apenas:

Leur vache est à eux.


AnaLuciaMoraes0

Preciso também. Boa noite e boa sorte!!!


celoxt

ainda mesmo erro 24/01/2020


chatte.chienne

Só eu estranhei o audio da palavra "leur"?


fbalmeida

quando estudo no computador o audio só funciona 20% e no celular sempre funciona é normal.-


vivizinhadeParis

Mas pq "cette vache est la leur?" Pq o "la" antes?


antlane

sem la, vem seguido de um substantivo: Leur vache est jaune.

com la, não vem seguido de substantivo: Ma vache est rouge; la leur est jaune.


Falafake

Mesma coisa 06/2020


caslumali

Porque não pode: "Cette vache est leur" ?


BeZanchin

O "leur" no áudio feminino soa muito estranho!

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.