1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Ce sont eux qui dirigent."

"Ce sont eux qui dirigent."

Tradução:São eles que dirigem.

May 6, 2015

17 Comentários


J.Estel

Como o que dirige é alguém, não deveria ser "São eles QUEM dirigem"?


Ju.scc

Na melhor das hipóteses poderia ser "São eles quem DIRIGE" ...

questão de concordância verbal... se você utilizar o "quem" o verbo deve estar sempre na terceira pessoa do singular ("sou eu quem come" ou "somos nós quem come", por aí vai...) http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u1059.jhtm


J.Estel

Uau, Ju.scc! Muito obrigado por essa explicação!!!!


acdantas

Isso é uma explicação um tanto quanto capciosa, já que mesmo sendo "gramaticalmente certo" essa não é uma estrutura de uso popular. O Duo aceita várias estruturas meio informais, essa poderia ser uma delas...


r.parra

Coloquei: estes são os que dirigem. Está errado mesmo?


WellersonCezar

O certo é eux ou ils?


ruama_semtempo

O certo é eux. Depois de être tem que usar um pronome tônico.


PabloB.1

Dirigir nessa frase refere-se apenas a um automóvel, por exemplo, ou também tem o significado de coordenar?

São eles que coordenam (algo).


ruama_semtempo

É mais usado com o sentido de coordenar, orientar, direcionar. Dirigir um carro é conduire.


AndrMardou

Porque utilizar o Ce?


SOLANGELEITE

A palavra ce pode se referir tanto a um pronome neutro, semelhante ao it da língua inglesa, quanto a um adjetivo demonstrativo. Quando se trata de pronome neutro, ce é seguido do verbo être, e sofre elisão com a conjugação est, fazendo com que ce + est vire c'est. Ce também pode ser seguido do plural sont. Ex.: C'est: É uma bela casa -> C'est une belle maison; Ce sont: São meus amigos -> Ce sont mes amis;


sergio440418

E esse pronome demonstrativo que foi colocado na frase ;nem sequer foi mencionado na resposta?


ruama_semtempo

Ce não é necessariamente traduzido para o português.


bener19

Estou pensando ! A minha versao e a seguinte " sao eles quem dirijem ''


ruama_semtempo

Essa versão não pode ser aceita, porque quem exige a concordância na terceira pessoa do singular. Então o certo seria "São eles quem dirige" ou "São eles que dirigem".


Vic.BR

Essa voz masculina precisa melhorar a impostaçao.


brancasilv1

Já sendo mais que tempo de aceitarem que conduzir e dirigir são sinónimos

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.