"Ce sont eux qui dirigent."

Tradução:São eles que dirigem.

May 6, 2015

16 Comentários


J.Estel

Como o que dirige é alguém, não deveria ser "São eles QUEM dirigem"?

August 26, 2015

Ju.scc

Na melhor das hipóteses poderia ser "São eles quem DIRIGE" ...

questão de concordância verbal... se você utilizar o "quem" o verbo deve estar sempre na terceira pessoa do singular ("sou eu quem come" ou "somos nós quem come", por aí vai...) http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u1059.jhtm

January 17, 2016

J.Estel

Uau, Ju.scc! Muito obrigado por essa explicação!!!!

March 16, 2016

acdantas

Isso é uma explicação um tanto quanto capciosa, já que mesmo sendo "gramaticalmente certo" essa não é uma estrutura de uso popular. O Duo aceita várias estruturas meio informais, essa poderia ser uma delas...

June 7, 2018

r.parra

Coloquei: estes são os que dirigem. Está errado mesmo?

May 6, 2015

WellersonCezar

O certo é eux ou ils?

July 12, 2016

ruama_semtempo

O certo é eux. Depois de être tem que usar um pronome tônico.

November 9, 2016

PabloB.1

Dirigir nessa frase refere-se apenas a um automóvel, por exemplo, ou também tem o significado de coordenar?

São eles que coordenam (algo).

August 11, 2016

ruama_semtempo

É mais usado com o sentido de coordenar, orientar, direcionar. Dirigir um carro é conduire.

November 9, 2016

AndrMardou

Porque utilizar o Ce?

December 2, 2016

SOLANGELEITE

A palavra ce pode se referir tanto a um pronome neutro, semelhante ao it da língua inglesa, quanto a um adjetivo demonstrativo. Quando se trata de pronome neutro, ce é seguido do verbo être, e sofre elisão com a conjugação est, fazendo com que ce + est vire c'est. Ce também pode ser seguido do plural sont. Ex.: C'est: É uma bela casa -> C'est une belle maison; Ce sont: São meus amigos -> Ce sont mes amis;

October 31, 2018

sergio440418

E esse pronome demonstrativo que foi colocado na frase ;nem sequer foi mencionado na resposta?

November 9, 2016

ruama_semtempo

Ce não é necessariamente traduzido para o português.

November 9, 2016

bener19

Estou pensando ! A minha versao e a seguinte " sao eles quem dirijem ''

March 19, 2017

ruama_semtempo

Essa versão não pode ser aceita, porque quem exige a concordância na terceira pessoa do singular. Então o certo seria "São eles quem dirige" ou "São eles que dirigem".

March 19, 2017

Vic.BR

Essa voz masculina precisa melhorar a impostaçao.

December 29, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.