"Meu vestido"

Tradução:Ma robe

3 anos atrás

7 Comentários


alexeu26
alexeu26

Pq nao é "mon"?

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Porque "robe" é um substantivo feminino singular que inicia com som consonantal, assim ele concorda com o possessivo também feminino e singular "ma". "Mon" é para substantivos masculinos singulares e para substantivos femininos singulares que iniciam com som vocálico. "Mes" é para substantivos plurais tantos femininos como masculinos.

3 anos atrás

Joandson4
Joandson4

Eu juro que me esforço para entender!

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Você também tá falando da diferença entre mon e ma?

Então vamos fazer uma relação com o português, em que os possessivos também concordam em gênero (se é feminino ou masculino) e em número (se é singular ou plural) com os substantivos.

  • minha camisa (feminino singular)
  • minhas camisas (feminino plural)
  • meu chapéu (masculino singular)
  • meus chapéus (masculino plural)

Em francês, é a mesma coisa. Ma é para substantivos femininos, mon é para substantivos masculinos e mes para substantivos plurais tanto femininos como masculinos.

  • ma chemise (feminino singular)
  • mes chemises (feminino plural)
  • mon chapeau (masculino singular)
  • mes chapeaux (masculino plural)

Porém, por questão de sonoridade, se o substantivo singular começar com vogal ou -h mudo, ele sempre será acompanhado por mon, ainda que seja um substantivo feminino.

  • mon orange/minha laranja (feminino singular)
  • mes oranges/minhas laranjas (feminino plural)
  • mon oiseau/meu pássaro (masculino singular)
  • mes oiseaux/meus pássaros (masculino plural)

É importante prestar atenção que nem sempre o gênero de um substantivo é o mesmo em francês e português. É o caso de robe (vestido) que, embora seja feminino em francês, é masculino em português.

3 anos atrás

GabrielTempo

Muito boa explicação.

3 anos atrás

AndreDeSanti

Me responda: Por que você é tão sensacional ?

8 meses atrás

GilbertoFroes

Muito bom a explicação,obrigado!

7 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.