"Le pauvre cuisinier ne sait pas ce qui s'est passé."

Tradução:O coitado do cozinheiro não sabe o que aconteceu.

3 anos atrás

7 Comentários


ruama_semtempo
Mod

Achei estranho na frase em francês ser "qui" ao invés de "que". Eu achava que "qui" poderia ser traduzido como "que" apenas nos casos em que esse pronome se refere a uma pessoa. Alguém sabe explicar os usos desses pronomes? Grata! :)

3 anos atrás

Australis

Como pronome relativo, "qui" pode se referir tanto a pessoas quanto a coisas. O que define se o que se usa é "qui" ou "que" é a função que esse pronome exerce na oração relativa:

O "qui" é usado quando o pronome relativo exerce função de sujeito da oração relativa:

  • Coisa: "Il cherche la clé. La clé est dans la voiture" - "Ele procura a chave. A chave está no carro" - vira "Il cherche la clé qui est dans la voiture" - "Ele procura a chave que está no carro" - na oração relativa ("qui est dans la voiture") "qui" é sujeito;

  • Pessoa: "Je vois un homme. L'homme est beau" - "Eu vejo um homem. O homem é belo" - vira "Je vois un homme qui est beau" - "Eu vejo um homem que é belo".

Como o "qui" age como sujeito ele é seguido de um verbo (em itálico) conjugado de acordo com o antecedente ao qual ele se refere (em ambos os exemplos usa-se "est" por ser a conjugação usada com "la clé" e "l'homme").

Já o "que" é usado com a função de objeto direto:

  • Coisa: "J'ai aimé l'ordinateur. Mon père l'a acheté" - "Eu gostei do computador. Meu pai o comprou" - vira "J'ai aimé l'ordinateur que mon père a acheté" - "Eu gostei do computador que meu pai comprou" - na oração relativa ("que mon père a acheté"), "que" é objeto;

  • Pessoa: "Où habite le peintre ? Je l'ai vu hier" - "Onde mora o pintor? Eu o vi ontem" - vira "Où habite le peintre que j'ai vu hier ?" - "Onde mora o pintor que eu vi ontem?".

Como o "que" age como objeto direto ele é seguido de um sujeito (parte em itálico nos exemplos).

Além das duas dicas dadas anteriormente (se o que se segue é um sujeito ou um verbo conjugado) você também pode refazer a frase sem o pronome relativo e ver se o antecedente é sujeito ou objeto:

  • "C'est l'homme que je connais" - "Je connais l'homme" ("o homem" é objeto direto, portanto usa-se "que");

  • "La fille qui lit un menu" - "La fille lit un menu" ("A menina" é sujeito, portanto usa-se "qui").

Obs: Como pronome interrogativo "qui" é usado só com pessoas e "que" só com coisas/ideias.

3 anos atrás

Lucinha6668

Australis Merci Merci e merci :)

3 anos atrás

aanaaaa

acho que isso vai te ajudar muito com suas dúvidas, o segredo é que " que" vem antes de pronome e "qui" antes de verbo.

http://frances.forumdeidiomas.com.br/2010/08/a-diferenca-entre-que-e-qui/

3 anos atrás

Lucinha6668

aanaaaa showwwwwww ! merci.......... :)

3 anos atrás

ruama_semtempo
Mod

Muito obrigada Australis e Ana!! Melhores respostas impossível! :)

3 anos atrás

Estudando_12

Vou postar, aqui, um link para uma aula em vídeo que fornece uma orientação alternativa sobre a matéria que está sendo aludida, neste tópico, pelos estudantes e moderadores.

Este professor dá uma dica muito simples (um macete, na verdade) sobre o uso do "que" e do "qui", enquanto pronomes relativos.

Eu, pessoalmente, gosto de gramática. Acabei de ler o post do Australis. Achei maravilhoso. É um prazer lê-lo. Aliás, acho que não há, até este ponto do curso, nenhum post do Australis, da Ruama, do Dezo, do PetitRenar, do Gil Duca e do Choracavaco (além de outros) que eu não tenha lido.

Mas existem pessoas que têm mais dificuldade com gramática. E, se existe um jeito mais fácil, por que não fazer uso dele?

Mesmo eu, que gosto, no momento da execução, acabo recorrendo ao macete.

Segue o link para o referido vídeo do You Tube:

https://www.youtube.com/watch?v=JRMGa9gupPQ&t=171s

1 mês atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.