1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "J'y pense."

"J'y pense."

Tradução:Eu penso nisso.

May 7, 2015

7 Comentários


ronaldosantana01

poderia ter alguma explicação para esta gramática.


lul_ly

Encontrei esse podcast que explica um pouco. Resumidamente, esse "y" é um pronome cuja função é a de substituir (no caso da frase, como o objeto está implícito, foi "nisso"). http://www.franceszero.com.br/02-meu-amigo-y-2.html


thaisbueso

Também não entendi...


danilloGOLi

Eu pensaria em "j'en pense". Acho que assimilei o "y" como um lugar, um destino. Estou errado?


Dezo_

O pronome y substitui um lugar quando introduzido por uma preposição, você está certo quanto a isso. Ex.: Je vais chez elle -> J'y vais; Elle est dans la cuisine -> Elle y est.

Todavia, um outro uso de y é o de substituir um complemento introduzido pela preposição à quando o verbo exigi-la, os verbos mais comuns são penser, réfléchir e s'intéresser. Todos eles exigem a preposição à, e nesse caso, o y representa a preposição + complemento. Ex.:

-Est-ce que tu t'intéresses à la musique ?

-Oui, je m'y intéresse.

O y evita a repetição, caso contrário o falante diria Oui, je m'intéresse à la musique, então o y substitui todo o complemento (à la musique).

No caso desse exercício, está correto o uso de y, pois o verbo penser exige a preposição à. Ex.:

-Pensez-vous à votre ville ?

-Oui, j'y pense (y = à votre ville)

Por outro lado, en substitui um complemento introduzido pela preposição de. Ex.:

-As-tu du gâteau ?

-Non, je n'en ai plus.


danilloGOLi

Vlw Dezo_... mt obrigado pela explicacao. Tome um lingot rs


AnaHorvath

Olha que aula maravilhosa sobre isso! Merci beaucoup, Dezo!

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.