O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Voulez-vous un chapeau ?"

Tradução:Você quer um chapéu?

3 anos atrás

17 Comentários


SilAssumpcao

Quem no Brasil fala "quereis"? É muito formal.

3 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

No Brasil não, mas em Portugal, principalmente no norte do país ainda se fala assim (que é a maneira mais correcta e em desuso). "onde ides, que fazeis, que quereis, sois espertos, trazei-me o jantar". nunca se ensina nas escolas a conjugar os verbos com: "eu/tu/ele/nós/VOCÊS/Eles... inclui-se sempre o "vós", e aprendemos a conjugar verbos assim... o vocês é uma palavra importada do Brasil que foi ficando e sendo utilizada. Foi-se tornando uma forma menos comum de falar, mas é correcta!

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_

O uso de "vocês" em Portugal não foi importado do Brasil, pelo contrário. Conforme Acerca de vós e de vocês, em resposta dada pelo Ciberdúvidas, que é gerenciado por uma universidade portuguesa, no início do período colonial, o pronome "vós" já se encontrava em desuso em Portugal na língua corrente, e o português trazido ao Brasil já chegou com essa característica, inclusive com a defasagem do uso do "tu", pois a utilização de "vossa mercê" já era forte em Portugal.

O que ocorre é que as formas de tratamento nos dois países foram se desenvolvendo de maneira distinta e o "você" acabou por se generalizar aqui, mas não em Portugal, onde outras formas de tratamento foram instituídas com o tempo, porém, como se observa da obra Feira de Anexins, do século XVII, de Francisco Manuel de Melo, autor português, já foi utilizado o pronome "vocês" (grafado "vossês" na obra). Ou seja, uma obra do século XVII não tem como possuir qualquer influência do Brasil, pois naquela época qualquer influência era advinda de Portugal.

O norte de Portugal manteve uma forma mais tradicional nesse ponto, já que por lá ainda se utiliza "vós", porém, afirmar que o uso atual de "vocês" em Portugal deve-se ao Brasil é um equívoco, uma vez que o próprio português que chegou ao Brasil já tinha o "vós" como algo arcaico:

Ora, segundo Amadeu Amaral (O Dialeto Caipira. São Paulo: Hucitec, 1955), o uso generalizado da forma vossa mercê, assim como as suas variantes, regista-se, em Portugal, a partir dos fins do século XV, tendo sido levado para o Brasil pela população não aristocrática (da qual faziam parte os diversos contingentes de pessoas que se estabeleceram no Brasil como colonos, em meados do século XVI). Nesta altura, segundo Amaral, a forma de tratamento vós já era considerada obsoleta, e o processo de simplificação da forma vossa mercê já se encontrava suficientemente consolidado. Assim, o português levado para o Brasil já fora com variantes de vossa mercê como formas de tratamento. Ainda de acordo com Nascentes, a expressão «[...] vossa mercê agradava todo mundo, [sendo que] a classe humilde não tardou a apoderar-se da fórmula nova para uso próprio» (p. 116).

Que fique claro que não estou desmerecendo o uso de "vós", nem dizendo que o uso de "vocês" é uma forma mais correta, estou apenas clarificando um equívoco que é muito comum em se pensar que tudo o que advém do português brasileiro é uma deturpação da língua, quando na verdade o que devemos analisar é o contexto em que determinadas formas linguísticas chegaram e se desenvolveram no país, e que em Portugal e no Brasil a língua continuou a se desenvolver de maneira distinta.

2 meses atrás

JosGonalve330134

O acordo ortográfico entre os Países de Língua Portuguesa parece nao utilização estar em uso, pois observo muitas palavras em português/PT grafadas de modo diferente de nós aqui. Exemplos: correcta, facto, exacto, entre outras. O Brasil já criou um estilo muito puro e simples de falar e escrever.

5 meses atrás

GersonTeix
GersonTeix

"Querem" tambem devia ser aceita

3 anos atrás

lucasglambert

É aceito se você colocar "vocês" ;)

3 anos atrás

MBerretti

Gostaria de saber se é uma regra o verbo anteceder o pronome quando é feito uma pergunta. É uma regra?

2 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

não propriamente... há 3 formas de fazer perguntas... 1) utilizando o "Est-ce que", (mais comum, mas menos formal - forma banal) - Est-ce que vous avez trente ans? 2) utilizando a inversão do sujeito/verbo - Avez-vous de l'heures? - forma utilizada na escrita e mais formal (a mais correta). 3) utilizando a entoação - vous avez de l'heures? (enfatizando a frase como interrogativa).

bons estudos.

2 anos atrás

Julio-mr.x

Bom, não sabia que Sujeito antes era bem formal e corretissimo, apessar de ser mais usada no cotidiano "Est-ce que"

10 meses atrás

rodrigo777mo

sim, é uma regra?

2 anos atrás

rodrigo777mo

A pergunta poderia ser "Est-ce que vous voulez un chapeau?"

2 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

podia sim, perfeitamente... como referi num comentário anterior...

há 3 formas de fazer perguntas... 1) utilizando o "Est-ce que", (mais comum, mas menos formal - forma banal) - Est-ce que vous avez trente ans? 2) utilizando a inversão do sujeito/verbo - Avez-vous de l'heures? - forma utilizada na escrita e mais formal (a mais correta). 3) utilizando a entoação - vous avez de l'heures? (enfatizando a frase como interrogativa).

2 anos atrás

volneimcarvalho

O "vous" tanto pode ser traduzido como "você" ou "vocês", e ainda "vós". Ao invés de "querem", eu coloquei "gostaria" num claro sentido de oferecimento e, ainda assim, o sistema deu como errado. Por que?

2 anos atrás

Gabilegon

Não pode ser "você gostaria de um chapéu?"

8 meses atrás

TwannyFern
TwannyFern

Não seria tu?

2 meses atrás

Dezo_
Dezo_

"Tu" é para tratamento informal tanto em português, como em francês; já "vous" pode ser usado no singular para tratamento respeitoso (o senhor/a senhora) ou no plural, seja de maneira respeitosa ou não (vocês, os senhores/as senhoras, vós).

Logo, não há como traduzir "vous" por "tu" por incompatibilidade de formalidade entre esses pronomes.

2 meses atrás

doguerman

Tu queres um chapéu=voulez vous un chapeau?

Porque estou errado?

1 mês atrás