O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Les objets qu'il avait utilisés."

Tradução:Os objetos que ele tinha usado.

3 anos atrás

13 Comentários


msverlangiei

por que não aceitar os objetos que êle tinha utilizado

3 anos atrás

rafajaques
rafajaques

Já reportei.. Faz tempo, inclusive...

2 anos atrás

rodmra
rodmra

Por que 'utilisés' está no plural? Está certo isto?

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Sim, está certo. Para os tempos compostos formados por avoir, o particípio deve concordar em gênero e número com o complemento direto que o antecede.

  • Les objets: complemento direto (Il avait utilisé les objets. = Ele tinha usado os objetos.)
  • Utilisés: particípio (Aparece após les objets, portanto deve haver concordância.)
2 anos atrás

cezarcamelo

Achei que "être" forçava concordância e "avoir" mantinha constante. Onde posso estudar melhor isso? Confundi tudo.

1 ano atrás

ruama
ruama
Mod

"Être" força a concordância com o sujeito.

  • Elle est allée au supermarché. = Ela foi ao supermercado.
  • Il est allé au supermarché. = Ele foi ao supermercado.

"Avoir" força a concordância com o objeto direto que aparece antes do particípio. Isso normalmente ocorre quando o objeto direto é um pronome ou quando o particípio está em uma oração adjetiva.

  • Je l'ai vu = Eu o vi. (Se l' vem de le.)
  • Je l'ai vue. = Eu a vi. (Se l' vem de la.)
  • La femme que j'ai vue portait un chapeau rose. / J'ai vu une femme qui portait un chapeau rose. = A mulher que eu vi usava um chapéu rosa. / Eu vi uma mulher que usava um chapéu rosa. (O particípio vu/vue só concorda com la femme quando esse objeto está antes do particípio.)

Essa página é uma boa referência: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/Passecomp_etre_avoir.htm

Ela só deixa de mencionar uma particularidade a respeito dos verbos pronominais, os quais contêm uma partícula reflexiva (ex: sentar-se, vestir-se, s'habiller, se promener, etc.). Esses verbos são sempre conjugados com o auxiliar être, porém, caso a partícula reflexiva represente um objeto indireto, não há concordância. É o caso, por exemplo, da expressão "se rendre compte", em que se é indireto.

  • Il s'est rendu compte = Ele percebeu / Ele se deu conta
  • Elle s'est rendu compte = Ela percebeu / Ela se deu conta (Não se usa rendue nesse caso.)
1 ano atrás

Gabriel475897

Formation du plus-que-parfait de l'indicatif

Verbe Avoir ou Être* + Participe Passé

*Tous les verbes se conjuguent avec l'auxiliaire avoir, SAUF les verbes pronominaux et les verbes arriver, partir, montre, descendre, aller, venir, rester, passer, entrer, sortir, mourir et naître.

2 anos atrás

choracavaco

Precisão importante: os verbos "monter", "descendre", "passer", "entrer" e "sortir" também formam o "passé composé" com o auxiliar "AVOIR" quando são TRANSITIVOS DIRETOS: "J'AI monté les escaliers" (Subi a escada), "Il A descendu les valises" (Ele desceu as malas), "Elle m'A passé le sel" (Ela me passou o sal), "J'AI entré un mot-clé dans le moteur de recherche" (Eu inseri uma palavra-chave no motor de busca), "Nous AVONS sorti les poubelles" (Nós levamos o lixo para fora).

2 anos atrás

Gabriel475897

Sim. Você tem razão. Mas o que eu pretendia era dar uma pequena e simples explicação sobre a formação deste tempo verbal.

Por exemplo, também não falei da concordância entre sujeito e particípio passado (quando o verbo auxiliar é "être", o particípio passado concorda em género e número com o sujeito); nem da concordância entre complemento direto e particípio passado (quando o verbo auxiliar é "avoir" e o complemento direto vem antes do verbo, o particípio passado concorda em género e número com o complemento direto).

Abraços.

2 anos atrás

Gabriel475897

Le verbe auxiliaire est au imparfait de l'indicatif.

2 anos atrás

choracavaco

Se você me permite: "à l' imparfait".

5 meses atrás

osvaldohon5

Que ele usara, mais-que-perfeito!

2 anos atrás

AndradeCidinha

Já aceitam.

2 anos atrás