"Est-ce déjà vendredi ?"

Tradução:Já é sexta-feira?

May 15, 2015

14 Comentários


RachelleMitt

geralmente não dizemos "sexta-feira", somente "sexta"

May 15, 2015

uryoldi

Discordo do carlinhos, sexta ou sexta-feira são aceitos em português e deveriam ser aceitos aqui, como já vi o serem. A tradução nesse caso é semântica, já que não falamos "dia de vénus" em português nem os franceses falam qualquer coisa como "sixième-marché" (vlw google).

July 1, 2015

carlinhos1988

Lembre-se que você está aprendendo francês e não português, nós podemos falar somente "sexta", mas em francês é sexta-feira. Abraço!

June 29, 2015

gleisonz

Assim como eu, voçe já deve ter percebido vícios no idioma nativo próprio quando estuda outro idioma...interessante isso.

October 30, 2015

Theoppos

Em francês não é nem sexta nem sexta-feira, é vendredi. Dizer que só sexta-feira é o aceitável impõe um obstáculo artificial desnecessário.

April 20, 2019

Joss_sz

concordo, deveria aceitar ambas opções

June 20, 2015

emvagyok

Quando eu uso "Est-ce que" e "Est-ce" ? Achei que fosse uma estrutura fixa sempre utilizando "Est-ce que". Obrigado.

December 18, 2015

ruama_semtempo

Esse exemplo, na verdade, usa inversão. A afirmativa seria "C'est déjà vendredi". Invertendo sujeito e verbo, tem-se "est-ce". Lembrando que, para formular uma pergunta com "est-ce que" (que, sim, é uma estrutura fixa), primeiro cita a estrutura e depois inclui a frase: Est-ce que c'est déjà vendredi ?. Um modo muito repetitivo e trabalhoso para dizer algo tão simples, né? Mas, de qualquer forma, “Est-ce que c'est déjà vendredi ?” também é possível e menos formal que a inversão.

December 18, 2015

emvagyok

Ah sim! Entendido Ruama, não tinha analisado nessa perspectiva. A outra forma realmente parece mais trabalhosa, diria até redundante de certa forma. Muito obrigado! Bons estudos.

December 18, 2015

Pedro643753

E porque não aceitar: "É já sexta-feira?", já que a pergunta também se pode formular assim em português?

September 3, 2017

littlegirl85rj

Afirmando, na rua vejo muito o povo usando c'est déjà vendredi pra pergunta, sem inverter o c'est. Na escrita que é necessário ser mais formal.

January 10, 2018

patrader

Qual a diferença entre "JA È SEXTA_FEIRA?" e "E JÀ È SEXTA-FEIRA"..?.

January 3, 2018

PriscilaMotaSil9

Tambem nao entendi. para mim deveria ser aceito. Algum moderador?

February 19, 2018

PedroDanil5

Est-ce déjà vendredi

February 7, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.