O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Sim, você vai."

Tradução:Oui, tu y vas.

0
3 anos atrás

4 Comentários


Bmpinto

Não entendo qual a função de y...

3
Responder3 anos atrás

NanaSievers

Lá! Eu acho que está faltando na tradução. Este Y é lá, se eu não me engano.

0
Responder3 anos atrás

Bigoux
Bigoux

"sim, voce vai" ou "sim, voce vai lá"??

0
Responder3 anos atrás

NanaSievers

Neste caso, é "lá".

A função desse pronome é evitar a repetição de um complemento de lugar. Por exemplo:

  • Vous allez au cinema le samedi ou le dimanche? (Você vai ao cinema no sábado ou no domingo?)
  • J'y vais le samedi. (Eu vou no sábado.)

No caso, o pronome y substituiu au cinéma, evitando sua repetição na resposta.

Para o uso desse pronome, devemos ter o lugar seguido das preposições:

À / À LA / À L' / AU / AUX / CHEZ / DANS / SUR / EN

Agora, veremos alguns exemplos:

1) Il va à Paris -> Il y va / Il n’y va pas. 2) Nous allons à la pharmacie -> Nous y allons / Nous n’y allons pas 3) Vous travaillez à l’université -> Vous y travaillez 4) Nous habitons au Brésil -> Nous y habitons 5) Ils vont aux États-Unis -> Ils y vont / Ils n’y vont pas 6) J’habite chez mes parents -> J’y habite / Je n’y habite pas 7) Le livre est dans mon sac -> Le livre y est 8) Le disque est sur la table -> Le disque y est 9) Nous allons en Espagne -> Nous y allons

5
Responder13 anos atrás