"A senhora é uma mulher."

Tradução:Vous êtes une femme.

May 17, 2015

26 Comentários


jevangelistd

"A senhora" significa "Vous êtes"???

May 17, 2015

Australis

"Vous" no singular é usado no francês para demonstrar respeito, acredito que tenham traduzido para "a senhora" por esse motivo. "Êtes" é o verbo "être" conjugado, corresponde ao "é" na tradução.

May 17, 2015

VictorRose19

Poderia explicar de outra forma?

June 22, 2017

Australis

Claro. O pronome "vous" em francês pode ser usado de duas formas. Ele pode ser a segunda pessoa do plural ("vocês" em pt-br) ou a segunda pessoa do singular formal, ou seja, aquele singular que você usaria com pessoas mais velhas, com pessoas que você não conhece ou quando quer ser respeitoso de forma geral. Em pt-br a melhor tradução nesse caso é "o senhor" ou "a senhora".

Usando um exemplo: você trabalha em uma loja e uma mulher chega e precisa ser atendida. Você olha pra ela e diz: "a senhora precisa de ajuda?" ("avez-vous besoin d'aide ?" em francês). Ou então você deseja elogiar a sua professora. Você pode dizer: "a senhora é uma mulher muito inteligente" ("vous êtes une femme très intelligente").

Apesar de possuir esses dois usos distintos, a conjugação verbal usada com esse pronome é sempre a mesma em francês: "vous êtes" = "o senhor/a senhora é/está" (singular formal) ou "vocês são/estão" (plural); "vous avez" = "o senhor/a senhora tem" (singular formal) ou "vocês têm" (plural). Você só vai saber a tradução correta analisando o contexto.

Nesse exercício do Duo, por exemplo, o "vous" é singular porque o complemento da frase está no singular ("une femme"). Se o complemento estivesse no plural, "vous" acompanharia ("vous êtes des femmes" = "vocês são mulheres").

Ficou mais compreensível? Se tiver alguma dúvida ainda é só perguntar.

June 22, 2017

GilliardPe6

Você é um gênio, muito obrigado

June 25, 2018

MARIADEJES627476

Muito boa a explicação

January 16, 2019

PedroPinil5

Etes siguinifica e

January 6, 2019

MyiaAltina

Senhora denomina uma situação que vc precisa ser formal, entao há necessidade de se usar o Vous

June 7, 2018

ArthurBaz

Por que não madame em vez de dame (La madame est une femme)?

October 13, 2015

JaciVerhei

N existe "La Madame..." O certo para a frase é: "Madame est une femme" ou "La dame est une femme"

May 11, 2018

LucianeRib956179

Discordo da correção de minha tarefa onde usei "madame" o que era plausível e solicitou-se "dame"...

May 12, 2017

Adan261648

Por que "etês" e não "et"?

January 4, 2019

Dezo_
  • Êtes, com acento sobre o primeiro "e", é a conjugação apropriada para o pronome "vous";

  • Et é conjunção aditiva, equivale a "e" em português (o menino e a menina -> le garçon et la fille).

January 4, 2019

BrunoFerna506723

alguém me explica a diferença de est para êtes

January 10, 2019

Dezo_
  • Est: conjugação para a 3ª pessoa do singular (il/elle):
  • Il est beau -> Ele é bonito
  • Elle est belle -> Ela é bonita
  • Marie est professeur -> A Maria é professora
  • Êtes: conjugação para a 2ª pessoa do plural (vous), não importa se usado no plural ou no singular respeitoso:
  • Vous êtes beau -> Você/O senhor é bonito
  • Vous êtes belle -> Você/A senhora é bonita
  • Vous êtes beaux -> Vocês/Os senhores são bonitos
  • Vous êtes belles -> Vocês/As senhoras são bonitas
January 10, 2019

EDSONBAUDS

"La madame est une femme" ou "Vous êtes une femme."? Qual seria a diferença?

March 24, 2017

Dezo_

"Madame" em francês não é pronome de tratamento, é substantivo, uma denominação respeitosa dada às mulheres. Já "a senhora" em português é pronome de tratamento, uma forma de dirigir-se a uma mulher de forma respeitosa.

Ao traduzir como "La madame est une femme" não se está falando COM a mulher, está se falando SOBRE a mulher. A pessoa está falando com alguém sobre a madame, e não com a madame. Todavia, o uso de "madame" com um determinante (como um artigo) é incorreto, então é melhor dizer apenas "Madame est une femme", mas ainda assim se refere a uma 3ª pessoa, e não à pessoa com quem se fala.

Quando dizemos em português "a senhora é uma mulher", estamos falando COM a mulher.

April 5, 2018

JaciVerhei

O certo para a frase é: "Madame est une femme" ou "La dame est une femme"

May 11, 2018

Dezo_

As formas como você disse estão corretas se a frase se refere a uma terceira pessoa. Porém, o pronome "vous" em francês também é usado de forma respeitosa para se dirigir a uma pessoa, o que equivale em português a "o senhor/a senhora".

June 25, 2018

Yully441253

Por que "é" não é "est", mas sim estês?

May 13, 2019

Dezo_

Nós não podemos traduzir palavra por palavra sem inseri-las no contexto. A conjugação verbal segue o pronome que representa, e a conjugação para vous é êtes.

O est só se aplica à 3ª pessoa do singular (il/elle):

  • Je suis
  • Tu es
  • Il est
  • Nous sommes
  • Vous êtes
  • Ils sont
May 13, 2019

Yully441253

Êtes*

May 13, 2019

DanielReze126116

la madame est une femme, deveria ser considerado correto

June 19, 2019

Dezo_

Não deveria. Com "madame" não se usam determinantes, portanto, o correto é Madame est une femme, sem "la". Já "dame" usa determinantes: La dame est une femme.

A palavra madame já deriva de ma + dame (minha senhora), e em francês não se usam determinantes (como artigos) antes desses possessivos, portanto, não se usa artigo antes de madame.

June 19, 2019

GabrielleMA

qual é a diferença entre madame, dame e mademoiselle?

July 16, 2019

Maria696768

Em pt é uma confusão voce é uma mulher ou tu és uma mulher ainda se consegue entender no PT de portugal agora a senhora é uma mulher ei cara se è sinhora não poderia ser um homem! Fiquei mesmo sem perceber o que queriam que eu escrevesse com as palavras q estavam la ainda nao conheco tdas as palavras brasileiras e no começo dd uma nova lingua ,é fogo me desculpem

July 5, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.