1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Tu as du vin et il a du lait…

"Tu as du vin et il a du lait."

Tradução:Você tem vinho e ele tem leite.

May 17, 2015

72 Comentários


ThiagoPaschoal

Eu estou vendo 50 lições de gato maçã e laranja e do nada vem essa sem nenhuma explicação em lição anterior, complicado


ErickMacha19

Mas, gente, o Duolingo é assim. Ele não é um curso que explica, dá lições completas e depois avalia. Ele te joga um pouco na fogueira pra forçar o progresso. Você aprende repetindo o que já viu e de vez em quando se deparando com uma coisa totalmente nova.

Eu e acho que todo mundo nos sentimos um pouco perdidos, e até meio frustrados, de ter que responder uma coisa que não sabemos, chutar, e errar. Mas faz parte da proposta. A gente tem que correr um pouco atrás, se situar, e esse esforço valoriza a gente aprender essa lição.

Existem outras formas de aprender, claro. Mas entendi que a proposta do aplicativo é essa.


JuliaLandi

Thiago precisamos ter vocabulario primeiro


julielton59

Hahahha pensei o mesmo


mah722627

Eu ri demais, mas foi exatamente assim hahaha


PedroMito11

Kkkkkkk tipo eu, eu tambem errei


Iamtheneo

O que é esse 'as'? Sobre o que se trata essa lição?


Jardeson_Silva

O "as" é uma flexão do verbo "avoir"="ter". A lição é sobre o tempo verbal presente.


KeithFelixx

Quando esse "du" deve ser usado ? Até agora não tinha visto o "a/as" acompanhado dele.


Dezo_

O du é um artigo partitivo em francês e não deve ser traduzido. Em francês, os substantivos devem ser acompanhados por determinantes quase sempre, havendo três categorias de artigos: definidos, indefinidos (ambos existem em português) e partitivos (não existe em português).

A função dos artigos partitivos é tornar contáveis coisas não contáveis, ou seja, eles representam uma porção de determinada coisa. No caso do vinho, ele não é contável, não dizemos um ou dois vinhos, a não ser que estejamos nos referindo a um determinado tipo de vinho. A ausência do artigo partitivo equivale em francês a fazer referência a todo o vinho existente, daí sua necessidade, para representar uma parte indeterminada do vinho.

Os artigos partitivos são:

  • du: masculino singular. Ex.: je mange du chocolat (Eu como chocolate);

  • de la: feminino singular: Ex.: je mange de la viande (Eu como carne);

  • de l': masculino e feminino seguido por palavra iniciada por vogal ou "h" mudo. Ex.: je mange de l'orange (Eu como laranja);

  • des: masculino e feminino plural. Ex.: je mange des haricots (Eu como feijão).

Em nenhum desses casos usam-se artigos em português, mas em francês os partitivos são necessários. Eles não acompanham o a e as, na verdade eles acompanham os substantivos (vin e lait). A e as são conjugações do verbo avoir, mas poderiam ser vários outros verbos (Ex.: tu bois du vin). Trocando vin por outro substantivo, como eau (água), ficaria Tu as de l'eau (Você tem água).

Usando todas as categorias de artigos, teríamos:

  • Tu as un vin et il a un lait: você tem um vinho e ele tem um leite;

  • Tu as le vin et il a le lait: você tem o vinho e ele tem o leite;

  • Tu as du vin et il a du lait: você tem vinho e ele tem leite.


T1k1m

Credo! Abriu minha cabeça e colocou os artigos partitivos lá dentro. Excelente didática Dezo_ Parabéns cara! Mereceu o lingot.


esn27

Como sempre muito explicativo. Merci!


MichellyAp2

Merci! Merci! Merci!


RodrigoSou980043

Denzo essa foi a melhor explicação, que li nos comentarios eu converso com uma amiga francesa e não entendia, os partitivos. Muito obrigado copiei cada letra de sua explicação.


CletianaMa

Obrigada por compartilhar!


AllehSantos

Vou ter qie estudar essa explicação, de qualquer forma, obrigada!


lucas887829

Esse dezo e ❤❤❤❤!


SandraDalc

Excelente, obrigada!


raulofilho

Muito obrigado. Exclente explicação.


DeiseQuandt

Não sei exatamente mas pelo o que observei é tipo um auxiliar.. E qnd não se usa o "le"

Ex: • Elle manges le pain (ela come o pão)

Já com o Du a tradução seria sem o "o" (le)

Ex: • Elle manges du pain (ela come pão)


1953Guilhermina

Deise!
Atenção ao verbo... 3ª pessoa (mange) e (du), é partitivo...significa como o colega acima explicou direitinho (parte de algo)

je mange tu manges il/elle mange nous mangeons vous mangez ils/elles mangent


kalebmq

Nos poderíamos trocar o du por le, mas o sentido da frase mudaria. Por exemplo:

Tu as du vin et il a du lait = Você tem vinho e ele tem leite Tu as le vin e il a le lait = Você tem o vinho e ele tem o leite

O uso do partitivo (de) não expressa quantidade determinada. No caso do artigo (le, la, l') seria algo mais específico.

O partitivo expressa parte de algo inteiro e corresponde a “um pouco”, “um tanto”. Veja as formas do partitivo em francês:

du (de + le) = usado antes de substantivos masculinos no singular que começam com consoante

de la = usado antes de substantivos femininos no singular que começam com consoante

de l’ = usado antes de qualquer substantivo começando com vogal

des (de + les) = usado antes de todos os substantivos no plural

O as é uma flexão do verbo "avoir" = "ter", conjugado para o sujeito tu.


MarianaAmery

Nossa, o "a" (ter) já apareceu várias vezes, e na frase tem "il a", ou seja, dava muito bem pra saber que era "tu as" pois já vimos "il mange" e "tu manges" várias vezes. Era só seguir a mesma lógica, mesmo sem saber a tradução de "du vin" e "du lait", que eram irrelevantes pra essa frase


Helena875908

Podia ser mais variado e ate ter mini PowerPoint's a explicar isso Na minha opinião seria mt melhor assim


mirianmiguel

Por que não pode ser 'a'?


T1k1m

• Je – ai • Tu – as • Il/ele/on – a • Nous – avons • Vous – avez • Ils/eles – ont


YoooMuller

Tu tens tem que estar certo também.


1953Guilhermina

Claro em Português há EU-TU ELE etc--


DouglasTam6

Posso não fazer ideia do que foi dito, mas assim que vi o "tu" e "il" sabia que a próxima palavra seria a mesma com alguma variação. kkk


GoldMarq

essa eu decorei, não tenho a mínima idéia do que era a frase, o duolingo está igual professor de matemática no colégio, só fala de 2+2 nas aulas e depois vem raiz de fração nas provas , kkkkkkkkkkk, tá bom , dá pra treinar alguma coisa, sem lamentações.


JeanneCris5

MUITO OBRIGADA!!!!


1953Guilhermina

tu tens vinho e ele tem leite /qual o erro ??


rcalves86

kkkkk mil lições do gato e da maçã, e de repente, palavras que eu nunca vi


1953Guilhermina

Se você clicar na palavra tem a tradução


marilia140187

Eu toquei por acidente nao havia terminado esta frase e bem repetida e a tradução para mim e muito fácil


Raquel498813

Desconheço essas palavras.


Ivo875433

Respondi "Tu tem vinho e ele tem leite" e considerou errada minha resposta:0


1953Guilhermina

O verbo ter conjuga-se no presente indicativo : eu tenho
tu tens ele/ela tem nós temos
vós tendes
eles/elas têm ..


Ivo875433

Erro básico meu, Guilhermina. Merci Beaucoup


Sonia674505

Essa questão tem que ser revisada e a resposta correta adicionada.


Dezo_

A tradução que aparece acima (Você tem vinho e ele tem leite) está de acordo com a frase em francês proposta.


1953Guilhermina

Tem de aceitar + tu e nao apenas voce


cid28

Tens vinho e ele tem leite está correto, favor corrigir


Victoria465269

Qual a diferença de
" a" e "as"


Dezo_

Apenas a conjugação verbal do verbo avoir (ter):

  • J'ai
  • Tu as
  • Il a
  • Nous avons
  • Vous avez
  • Ils ont

RafaelHenr22221

Cara, de Chat, la pomme Rouge, la robe ir pra isso o.o


funkyinfer

Como eu ia saber essa?


BeatrizQuintino

O duolingo selecionou uma nova frase, como novas palavras sem termos visto antes com traduçao, impossibilitou a realização da aprendizagem, eu acertei e nao sei o que diz...


Thales778793

Eu acredito que se o conhecimento que tu tá absorvendo do curso for orgânico, tu supor por uma questão de lógica linguística faz parte do aprendizado, acho que o APP tem que forçar mesmo, muito do vocabulário de outros idiomas tem palavras que lembram a palavra equivalente dela no nosso idioma, como vinho, que a tradução em francês é Vin, se tu tá ligado, dá pra supor e tentar chutar por lógica.


Helena592446

Pq em um é "as" e no outro é "a"??


Dezo_

Conjugação verbap:

  • Tu as -> Tu tens/Você tem

  • Il/Elle a -> Ele/Ela tem


LetciaGuat

1- alguem traduz a frase pra mim?? 2- como se pronuncia as conjunções do verbo avoir??


MatheusOli25324

Esse "as" em Tu as é realmente aspirado (tu ar)?


Dezo_

Não, a pronúncia é /ty a/ mesmo, com o "s" mudo.


Divina867490

Não tem a opção do as somente a


_Alejandro_16

por que é necessário usar "du" depois de "a" nesses casos e em outros não?

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.