"Tu as du vin et il a du lait."

Tradução:Você tem vinho e ele tem leite.

May 17, 2015

42 Comentários


ThiagoPaschoal

Eu estou vendo 50 lições de gato maçã e laranja e do nada vem essa sem nenhuma explicação em lição anterior, complicado

January 27, 2018

ErickMacha19

Mas, gente, o Duolingo é assim. Ele não é um curso que explica, dá lições completas e depois avalia. Ele te joga um pouco na fogueira pra forçar o progresso. Você aprende repetindo o que já viu e de vez em quando se deparando com uma coisa totalmente nova.

Eu e acho que todo mundo nos sentimos um pouco perdidos, e até meio frustrados, de ter que responder uma coisa que não sabemos, chutar, e errar. Mas faz parte da proposta. A gente tem que correr um pouco atrás, se situar, e esse esforço valoriza a gente aprender essa lição.

Existem outras formas de aprender, claro. Mas entendi que a proposta do aplicativo é essa.

June 26, 2018

JuliaLandi

Thiago precisamos ter vocabulario primeiro

January 27, 2019

Tania484455

Concordo.

March 2, 2019

Gleydson268605

Justamente...

December 7, 2018

julielton59

Hahahha pensei o mesmo

February 6, 2019

sergioseiva

Achei boa a resposta e foi isso mesmo mas é bom que força o aprendizado

April 8, 2019

mah722627

Eu ri demais, mas foi exatamente assim hahaha

April 16, 2019

Iamtheneo

O que é esse 'as'? Sobre o que se trata essa lição?

May 17, 2015

Jardeson_Silva

O "as" é uma flexão do verbo "avoir"="ter". A lição é sobre o tempo verbal presente.

March 19, 2016

Nannahy

Ter, tem

October 24, 2018

KeithFelixx

Quando esse "du" deve ser usado ? Até agora não tinha visto o "a/as" acompanhado dele.

March 5, 2018

Dezo_

O du é um artigo partitivo em francês e não deve ser traduzido. Em francês, os substantivos devem ser acompanhados por determinantes quase sempre, havendo três categorias de artigos: definidos, indefinidos (ambos existem em português) e partitivos (não existe em português).

A função dos artigos partitivos é tornar contáveis coisas não contáveis, ou seja, eles representam uma porção de determinada coisa. No caso do vinho, ele não é contável, não dizemos um ou dois vinhos, a não ser que estejamos nos referindo a um determinado tipo de vinho. A ausência do artigo partitivo equivale em francês a fazer referência a todo o vinho existente, daí sua necessidade, para representar uma parte indeterminada do vinho.

Os artigos partitivos são:

  • du: masculino singular. Ex.: je mange du chocolat (Eu como chocolate);

  • de la: feminino singular: Ex.: je mange de la viande (Eu como carne);

  • de l': masculino e feminino seguido por palavra iniciada por vogal ou "h" mudo. Ex.: je mange de l'orange (Eu como laranja);

  • des: masculino e feminino plural. Ex.: je mange des haricots (Eu como feijão).

Em nenhum desses casos usam-se artigos em português, mas em francês os partitivos são necessários. Eles não acompanham o a e as, na verdade eles acompanham os substantivos (vin e lait). A e as são conjugações do verbo avoir, mas poderiam ser vários outros verbos (Ex.: tu bois du vin). Trocando vin por outro substantivo, como eau (água), ficaria Tu as de l'eau (Você tem água).

Usando todas as categorias de artigos, teríamos:

  • Tu as un vin et il a un lait: você tem um vinho e ele tem um leite;

  • Tu as le vin et il a le lait: você tem o vinho e ele tem o leite;

  • Tu as du vin et il a du lait: você tem vinho e ele tem leite.

March 31, 2018

esn27

Como sempre muito explicativo. Merci!

June 11, 2018

T1k1m

Credo! Abriu minha cabeça e colocou os artigos partitivos lá dentro. Excelente didática Dezo_ Parabéns cara! Mereceu o lingot.

June 26, 2018

MichellyAp2

Merci! Merci! Merci!

June 15, 2018

MilenaFerr837992

Merci!!!!!

June 19, 2018

CarmelitaSaggin

Merci!

June 28, 2018

CletianaMa

Obrigada por compartilhar!

September 6, 2018

nanylima25

Merci!

September 27, 2018

AllehSantos

Vou ter qie estudar essa explicação, de qualquer forma, obrigada!

January 23, 2019

lucas887829

Esse dezo e ❤❤❤❤!

February 1, 2019

SandraDalc

Excelente, obrigada!

April 3, 2019

DeiseQuandt

Não sei exatamente mas pelo o que observei é tipo um auxiliar.. E qnd não se usa o "le"

Ex: • Elle manges le pain (ela come o pão)

Já com o Du a tradução seria sem o "o" (le)

Ex: • Elle manges du pain (ela come pão)

March 28, 2018

kalebmq

Nos poderíamos trocar o du por le, mas o sentido da frase mudaria. Por exemplo:

Tu as du vin et il a du lait = Você tem vinho e ele tem leite Tu as le vin e il a le lait = Você tem o vinho e ele tem o leite

O uso do partitivo (de) não expressa quantidade determinada. No caso do artigo (le, la, l') seria algo mais específico.

O partitivo expressa parte de algo inteiro e corresponde a “um pouco”, “um tanto”. Veja as formas do partitivo em francês:

du (de + le) = usado antes de substantivos masculinos no singular que começam com consoante

de la = usado antes de substantivos femininos no singular que começam com consoante

de l’ = usado antes de qualquer substantivo começando com vogal

des (de + les) = usado antes de todos os substantivos no plural

O as é uma flexão do verbo "avoir" = "ter", conjugado para o sujeito tu.

May 25, 2018

MarianaAmery

Nossa, o "a" (ter) já apareceu várias vezes, e na frase tem "il a", ou seja, dava muito bem pra saber que era "tu as" pois já vimos "il mange" e "tu manges" várias vezes. Era só seguir a mesma lógica, mesmo sem saber a tradução de "du vin" e "du lait", que eram irrelevantes pra essa frase

September 23, 2018

Helena875908

Podia ser mais variado e ate ter mini PowerPoint's a explicar isso Na minha opinião seria mt melhor assim

November 17, 2018

mirianmiguel

Por que não pode ser 'a'?

September 2, 2016

T1k1m

• Je – ai • Tu – as • Il/ele/on – a • Nous – avons • Vous – avez • Ils/eles – ont

March 16, 2017

mirianmiguel

Ok. obrigada!

March 17, 2017

YoooMuller

Tu tens tem que estar certo também.

May 27, 2018

1953Guilhermina

Claro em Português há EU-TU ELE etc--

March 29, 2019

JeanneCris5

MUITO OBRIGADA!!!!

March 5, 2019

1953Guilhermina

tu tens vinho e ele tem leite /qual o erro ??

March 26, 2019

rcalves86

kkkkk mil lições do gato e da maçã, e de repente, palavras que eu nunca vi

March 29, 2019

1953Guilhermina

Se você clicar na palavra tem a tradução

March 29, 2019

marilia140187

Eu toquei por acidente nao havia terminado esta frase e bem repetida e a tradução para mim e muito fácil

April 8, 2019

Raquel498813

Desconheço essas palavras.

April 12, 2019

Ivo875433

Respondi "Tu tem vinho e ele tem leite" e considerou errada minha resposta:0

April 14, 2019

1953Guilhermina

O verbo ter conjuga-se no presente indicativo : eu tenho
tu tens ele/ela tem nós temos
vós tendes
eles/elas têm ..

April 14, 2019

Ivo875433

Erro básico meu, Guilhermina. Merci Beaucoup

April 14, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.