- Forum >
- Topic: Portuguese >
- "Nós temos sempre de pagar."
36 Comments
Bem, esse não é o caso. Embora "ter que" seja amplamente usado, há regras específicas para seu uso. Neste caso, a maneira correta é "ter de".
- http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/ter-que-ou-ter-de.htm
- http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/ter-de-fazer-ou-ter-que-fazer/
"é controversa a aceitação destas duas formas como sendo equivalentes. Enquanto alguns defendem que houve uma generalização do significado das duas expressões pelo uso, outros defendem que existem pequenas diferenças no seu significado.
Podemos privilegiar o uso da expressão ter que quando quisermos referir que há algo, alguma coisa para ser feita, geralmente indicada por um advérbio.
Exemplos:
- Tenho muito que trabalhar até ao meio-dia.
- Teria algo que comer se você não tivesse comido tudo.
Assim, para diferenciar as expressões, alguns defender que com a estrutura verbo ter + verbo no infinitivo, devemos privilegiar a expressão ter de, que é anterior à expressão ter que e considerada por alguns a mais culta.
Exemplos:
- Você tem de aprender isso tudo até amanhã.
- Tenho de ir embora agora."
É muito fácil a linguagem oral influenciar a linguagem escrita. Eu, por exemplo, sempre achei que fosse "ter que" para tudo, até descobrir que não...
Mas a língua é muito ativa. Pode ser que com o tempo esse quadro mude =) No entanto, para algo ser incluído na linguagem escrita, já deve estar consolidado há muito tempo na linguagem oral...
Off topic, but is there any way to unlock certain topics out of sequence? I'd be mighty helpful to have access to "medical," "directions" and "travel" before I fly, but there's no way I'm going to get there in time, if I plow through. (Besides, I want to spend time shoring up the basics). Duolingo would be welcome to scoop all my lingot for that...
Can anybody help me with the position of the adverb "sempre"?
Since in English I seem to use adverbs before verbs: "we always have to pay", "I often do that", "he usually walks"... in Portuguese it appears that adverb goes after verb. Would it be wrong if I say "Nós sempre temos de pagar". Thanks.
03/03/2017