"Les robes et la pomme sont rouges."

Tradução:Os vestidos e a maçã são vermelhos.

3 anos atrás

40 Comentários


rafabaader

sem a pronúncia do S ao final das palavras fica impossível diferencial le robe e les robes. o sistema deveria aceitar as duas respostas.

3 anos atrás

Australis

Na verdade o singular correto é "la robe". De qualquer forma, "le" (http://pt.forvo.com/word/le/#fr) e "les" (http://pt.forvo.com/word/les/#fr) têm pronúncias diferentes. O primeiro tem um som mais fechado e o segundo um som mais aberto.

3 anos atrás

trissia5

Vc conseguiu ouvir essa diferença de pronúncia do "le" e "les" no duolingo?

9 meses atrás

Australis

Normalmente ela é audível, sim, apesar do programa de áudio usado aqui não ser dos melhores.

9 meses atrás

MariaDeFti837679

A wuestao é.: os vestidos e a maçã e nao as maças sao vermelha.

8 meses atrás

Maria696768

Toda a razão Australis mas na maioria das vezes só na tartaruga. Verdade não fui ouvir. Esperei ter entendido o lé de les

5 meses atrás

Maria696768

Fui verificar. Perfeitamente audível. Eu errei:) obrigada sim

5 meses atrás

FelipeKail.an

É bom ressaltar também que a dita pronúncia do S não é omitida apenas aqui, mas como em todas as falas francesas que você ver.

1 ano atrás

Dezo_
Mod

A pronúncia do "s" do plural não é feita, salvo em casos de liaison, mas dizer que todas as falas francesas devem omitir o som de "s" é um equívoco. Ex.: fils, virus, bus, sens etc. Em todas essas palavras o "s" final é pronunciado.

3 meses atrás

Maria696768

Pode ser FelipeKai mas neste eu fui à tartaruga ver. Está aberto como Australis falou. Desculpe

5 meses atrás

RegianeSan877403

Como eu vou saber se ele esta falando no plural ou no singular se nao há a pronúncia do s ?

2 meses atrás

Dezo_
Mod

Existem várias formas de se saber, pode ser por artigos, possessivos, conjugação verbal etc. No caso específico dessa frase, é bem perceptível a diferença entre la robe e les robes (o "la" é pronunciado igual em português; o "les" soa como "lê").

2 meses atrás

JuniorNoemia

Vermelhos ou vermelhas deveria estar correto uma vez que não estão sendo levado em conta o gênero!!

2 semanas atrás

Australis

Pelas regras da língua portuguesa, quando pelo menos um dos substantivos qualificado pelo adjetivo é masculino (como "vestido" nesse exemplo), o adjetivo deve ser usado também no masculino, portanto somente "vermelhos" pode ser aceito aqui.

2 semanas atrás

NeideCarva3

A pronúncia do plural les continua muito difícil de distinguir

8 meses atrás

AnnaCludia315507

Eu não percebo o plural as palavras.

2 meses atrás

Dezo_
Mod

No caso de substantivos femininos é fácil, pois la e les têm pronúncias bem distintas e com sons que existem em português (la se pronuncia mesmo; les se pronuncia ).

Portanto, é fácil distinguir:

  • la robe -> les robes
  • la pomme -> les pommes

O mais difícil ocorre com substantivos masculinos, pois o le possui um som que não existe em português (algo como dizer ê com os lábios na posição de ô) e pode acabar confundindo com les:

  • le garçons -> les garçons

É questão de treinar o ouvido.

2 meses atrás

DeivideSil3

Não é pronunciado o "s" em Les, aí fica difícil

2 anos atrás

alerson-san

também não percebi que era plural... :D

2 anos atrás

edelmond

Le robe ou Le robes e la pomme ou la pommes ambos estariam certo nesta frase para dar uma resposta precisa precisaria de mais contexto com relacao tanto pra um quanto pra outro

9 meses atrás

Australis

"Le robe" está incorreto por si só, já que "robe" é um substantivo feminino (portanto "la robe"). O mesmo ocorre em "la pommes", que usa um artigo singular com um substantivo plural (o correto é "les pommes").

Além disso, as versões singulares e plurais dos artigos não têm a mesma pronúncia, mesmo no caso do artigo masculino ("le", pronunciado 'lâ' - http://pt.forvo.com/word/le/#fr e "les", pronunciado 'lê' - http://pt.forvo.com/word/les/#fr), o que já permite a diferenciação.

9 meses atrás

Thiara195748

não tem como saber se é o vestido ou os vestidos, até porque como são dois elementos (vestido e maçã) o restante da frase é plural, portanto não tem como descobrir.

1 ano atrás

Australis

Tem com saber pelo artigo definido usado antes de "robe(s)": "la robe" no singular e "les robes" no plural.

1 ano atrás

Irene427945

Na verdade " les robes" é usado para homem e mulher .Sendo a tradução mais correta " vestes", que poderia ser tanto do homem como da mulher.Não se usa em portugues "vestido" para o masculino.

1 ano atrás

Soaresbreno

Eu pus "les robes" e "pommes", pois o verbo estava no plural. O sistema acusou que eu deveria ter posto maçã no singular.. :(

1 ano atrás

Australis

O verbo está no plural pois o sujeito é formado por duas coisas diferentes, "vestidos" e "maçã", e não porque essas coisas estão (ou não) no plural. O sistema pede o singular porque o artigo usado com "pomme" é singular ("la") e você consegue ouvir essa diferença ("la pomme" - https://pt.forvo.com/word/la_pomme/#fr e "les pommes" - https://pt.forvo.com/word/les_pommes/#fr).

1 ano atrás

KennedyAnd19

Minha resposta deveria ser aceita. Os vestidos e a maçã são vermelhas

8 meses atrás

Dezo_
Mod

Não, pois o adjetivo concorda com o núcleo do sujeito, nesse caso composto por "vestidos" e "maçã". Como há substantivo masculino (vestidos) e feminino (maçã) no núcleo do sujeito, o adjetivo deve obrigatoriamente ir para o masculino (vermelhos).

Caso o núcleo fosse composto apenas por substantivos femininos, aí teríamos um adjetivo no feminino, como hipoteticamente "As saias e a maçã são vermelhas".

8 meses atrás

MatheusBar581804

Mas vestido em frances não é feminino (La robe)?

7 meses atrás

Dezo_
Mod

Você está confundindo as coisas. Em francês, sim, "robe" é substantivo feminino, porém, nesse exercício está se traduzindo do FR para o PT, e em português "vestido" é substantivo masculino.

O núcleo do sujeito da frase em PT deste exercício possui um substantivo masculino (vestidos) e um feminino (maçã), e pelas regras gramaticais da língua portuguesa, quando isso acontece, o masculino predomina e, portanto, o adjetivo deve concordar com o masculino.

7 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.