1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Mon petit-déjeuner !"

"Mon petit-déjeuner !"

Tradução:Meu café da manhã!

May 27, 2015

6 Comentários


tiagoqueiros

Tal como "café da manhã", petit-déjeuner pode ser considerado o "pequeno almoço"?


PHScanes

No final do ano passado, ficamos em um hotel no Nordeste do Brasil e meu cunhado achou que tinha almoço incluído, porque no pacote incluía "pequeno almoço"... Não se costuma usar isso no Brasil...


ErmesLucas

Também pode ser "Meu desjejum!"


marina706462

"pequeno-almoço" em português de Portugal..


NinaPereir8

O certo é petit déjeuner ou petit-déjeuner ?


Dezo_

As duas formas estão certas, mas com usos diferentes:

  • Sem hífen é substantivo (café da manhã): je prends le petit déjeuner à huit heures (Eu tomo o café da manhã às oito horas);

  • Com hífen é verbo (não há um verbo em português específico para isso, mas seria "tomar café da manhã"): Je petit-déjeune à huit heures (Eu tomo café da manhã às oito horas).

Creio que o exercício tenha sido infeliz ao colocar o hífen, pois em Mon petit déjeuner, ele é substantivo, e não deveria ter hífen. Ao menos é isso o que diz o Dicionário Larousse.

Larousse: petit déjeuner:

Orthographe

En deux mots, sans trait d'union : nous prenons le petit déjeuner à huit heures. Pas d'accent circonflexe sur -jeu- (malgré jeûne).

Por outro lado, quando for verbo...

Larousse: petit-déjeuner:

Orthographe

Avec trait d'union : nous petit-déjeunons à huit heures.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.