1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Il a des gants."

"Il a des gants."

Tradução:Ele tem luvas.

May 27, 2015

10 Comentários


Alexsandro524901

Aprendi mais nos comentários do que no exercícios kkkkk


HeavyRAIN3

Esse é exatamente o foco dos comentários, i duolingo trás uma visão geral, os fóruns aprofundam um pouco mais e a interação com pessoas da língua tornam o ciclo de ensino completo


Duda_Blanco

por obséquio, acho que nunca aprenderei isso: quando uso o "des" e quando não uso? ele significa o quê? Por quê precisa-se usar ele neste caso?


Dezo_

A resposta ficou um pouco longa, mas espero ter esclarecido. Des pode significar três coisas em francês, e na frase acima seu uso é obrigatório:

  • Contração da preposição de com o artigo definido les (de + les = des):

Seu uso é idêntico ao do português (dos e das), para indicar posse ou a relação entre duas coisas. Ex.:

  • Ce sont les vêtements des garçons -> São as roupas dos meninos
  • Le parfum des fleurs -> O perfume das flores
  • Artigo INDEFINIDO plural (é o caso desse exercício):

É o plural de un e de une (sim, a forma dele é completamente diferente do singular). Por ser artigo indefinido, representa algo sem especificação. Em português, equivale a uns e umas, mas nós normalmente omitimos esses artigos das frases plurais, mas em francês essa omissão não é permitida. Caso tenha dúvidas, transfira a frase para o singular, se un ou une forem usados, você deverá usar des. Ex.:

  • Il a des gants -> Ele tem [umas] luvas (PLURAL)

  • Il a un gant -> Ele tem uma luva (SINGULAR)

Percebeu a diferença? Na frase singular, o artigo indefinido aparece nas duas línguas, mas no plural, nós normalmente omitimos o artigo em português. Outro exemplo:

  • Cette maison a des portes et des fenêtres bizarres-> Esta casa tem [umas] portas e [umas] janelas estranhas (PLURAL)

  • Cette maison a une porte et une fenêtre bizarres -> Esta casa tem uma porta e uma janela estranhas (SINGULAR)

  • Artigo PARTITIVO plural:

Como artigo partitivo, seu uso é mais incomum, sendo o plural de du, de la e de l'. Nesse caso, só será considerado como partitivo se o substantivo admitir apenas a forma plural, se houver forma singular, o des será artigo indefinido plural, e não partitivo. Ex.:

  • Je mange des haricots -> Eu como feijão

O substantivo "haricots" em francês, quando se refere ao alimento feijão, é sempre usado no plural, portanto, o des aqui é artigo partitivo plural, pois representa uma quantia não determinada de feijão. Mas ao ser usado, por exemplo, com um substantivo contável, como "pomme", o des será artigo indefinido, pois a frase pode ser transposta para o singular:

  • Je mange une pomme -> Je mange des pommes

Se você não se importa muito com classificações e diferenciações entre artigo partitivo e indefinido plural, não se preocupe, saiba que sempre que o substantivo estiver no plural, você deverá usar des, exceto quando for algo definido, caso em que você usará les. Ex.:

  • Eu como maçãs -> Je mange des pommes (substantivo no plural, use des)

  • Eu como as maçãs -> Je mange les pommes (substantivo no plural, mas é algo específico, sendo usado um artigo definido)


robertosferreira

Ana, porque não "algumas luvas"? Existe alguma palavra pra algum/algumas, por isso não dá certo?


Mario_Cesar

Exatamente. "Quelques gants" significa algumas luvas. No francês "des gants" significaria "umas luvas" ou simplesmente "luvas".


marinna_alice

pq não : ele tem as luvas?


aanaaaa

Eles tem as luvas = Il a les gants.

Des é pra indicar algo indeterminado, seria "umas luvas" mas como não falamos assim em português , derrubamos o "uns, umas" .


maa_mendonca

Qual é a diferença de pronúncia entre du e des?


jvrojasluiz

Sugiro ouvir as pronúncias de nativos no Forvo. Eu, particularmente, ouço "du" e "dê", respectivamente.

https://pt.forvo.com/word/du/#fr

https://pt.forvo.com/word/des/#fr

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.