1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Les filles sont petites."

"Les filles sont petites."

Tradução:As meninas são pequenas.

May 28, 2015

20 Comentários


ruda.jr

Les filles pode ser as filhas, assim como les fils pode ser os filhos. Correto? Nao foi aceito...


Australis

"Fille" normalmente só significa "filha" quando precedido de um possessivo ("ma/ta/sa"). Aqui a explicação de um mod do curso: https://www.duolingo.com/comment/7540604


games543

Vejo que você ajuda bastante as outras pessoas. Você já aprendeu Francês antes ou você começou a estudar no Duolingo?


AmeliCarra

Filles não deveria ser traduzido como gurias.


ruama_semtempo

Por que não? É proposta do Duolingo respeitar as diferenças linguísticas.


AmeliCarra

Mas o correto é "meninas", muito mais abrangente que "gurias" que só é usada em uma parte de Brasil, por isso ele não pode considerar a palavra "meninas" errada.


ruama_semtempo

Ambas são igualmente corretas. Se respostas com "meninas" não forem aceitas (mas acredito que sejam, pois é essa resposta que vejo acima), precisa notificar a moderação pelo caminho "reporte um problema>minha resposta deveria ser aceita".


Christyan...

Estou meio em dúvida, geralmente os substantivos femininos são antecedidos por artigo feminino, certo? Então porquê nessa ocasião o artigo passa a ser masculino?


ruama_semtempo

Les é plural tanto de le como de la. Então aqui a concordância com o substantivo está respeitando o gênero.


Kelly461889

Qual a difereça de pronunciar em plural.. ou não? Como saber so em ouvir gente


Australis

Existem algumas formas de perceber o plural. As mais comuns são prestar atenção no artigo ("le" e "de" têm pronúncias levemente diferentes de "les" e "des", a forma singular tendo um som mais fechado e a plural um som mais aberto, e "la" e "de la" são bem diferentes) e na conjugação/pronúncia do verbo ("elle est" vs. "elles sont" / "elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas normalmente ajuda.

Há também substantivos/adjetivos que possuem plurais irregulares e que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil", olho, vs. "yeux", olhos - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia).

Na frase desse exercício você percebe o plural pelo artigo e pelo verbo: "la fille est petite" ('la fiy é pətit') vs. "les filles sont petites" (' fiy sõn pətit').


PauloVinci1

É normal o plural ficar intrínseco? Pois eu acho dificil definir.


ruama_semtempo

Você pode explicar a sua dúvida de outra forma? Não entendi o que você quis dizer com "plural intrínseco".


games543

Acho que ele quis dizer que acha difícil definir o plural se não é pronunciado o -s, entendi "intrínseco" como "implícito".


PauloVinci1

A questão é que não há pronuncia no plural, tipo fazendo o som de "S".Como identificar então...


ruama_semtempo

Então é exatamente o que o Felipe tinha concluído. Sim, o -s dos plurais realmente não aparece, exceto em alguns casos em que ele pode se juntar com o seu vocálico que aparece em seguida, formando um som de -z (esse fenômeno se chama liaison/ligação).

Para identificar se é plural ou singular, é preciso prestar atenção aos determinantes dos substantivos, como os artigos, os adjetivos possessivos, adjetivos demonstrativos, etc., porque eles normalmente possuem formas bem distintas entre si e soam diferente. Na frase do Duolingo, por exemplo, o singular seria "la fille". Outros exemplos com os artigos, entre parênteses está a transcrição de uma pronúncia aproximada:

  • La femme (la fama) = a mulher
  • Les femmes (lê fama) = as mulheres

  • le garçon (lu garçon) = o menino

  • les garçons (lê garçon) = os meninos

  • une femme (iuna fama) = uma mulher

  • des femmes (dê fama) = mulheres

  • un garçon (ã garçon) = um menino

  • des garçons (dê garçon) = meninos

  • la robe de la femme (la robe du la fama) = o vestido da mulher

  • les robes des femmes (lê robe dê fama) = os vestidos das mulheres

  • le chapeau du garçon (lu chapô diu garçon) = o chapéu do menino

  • les chapeaux des garçons (lê chapô dê garçon) = os chapéus dos meninos

Se o substantivo começa com vogal ou -h mudo, pode ser ainda mais fácil de notar a diferença devido à elisão e a liaison.

  • l'homme (loma) = o homem
  • les hommes (lezoma) = os homens

Então procure conhecer os determinantes, como são usados e como soam. Outro indicador é o verbo, que, muitas vezes, possui diferenças. Na frase do Duolingo, o singular seria est (é)

  • elle écrit (élecri) = ela escreve
  • elles écrivent (éli zecrive) = elas escrevem

  • il lit (il li) = ele lê

  • ils lisent (il lize) = eles leem

Aliás, Australis já tinha explicado isso em um dos primeiros comentários da página.


[conta desativada]

    Uma duvida... Filles é só menina? Ou pode ser filhas? Coloquei filhas e deu errado.


byaads

    Como que fala baixinha? eu usei e deu errado.


Nicoly494650

    Gurias e meninas sao a mesma coisa ? Nao ?


joaquimmac1

    as miudas?! como assim?

    Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.