1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Laquelle ?"

"Laquelle ?"

Tradução:Qual?

June 1, 2015

12 Comentários


joanamende5

Quando usar laquelle ou lesquelle?


sofiarayol

Bom, laquelle seria referente à qual feminino e lesquelles seria referente a quais feminino. Já lequel seria qual masculino e lesquels seria quais masculino.

Então fica:

laquelle --- qual (fem)

lequel --- qual (masc)

lesquelles --- quais (fem)

lesquels --- quais (masc)


leonlgp

"Já lequel seria qual masculino e lesquels seria QUAIS masculino."

E obrigado pela explicação!


TiagoRMendes

Sofia, mas quando eu vou saber que devo usar o feminino ou o masculino? o substantivo quem vai dizer isso? Agradeço a explicação.


TiagoRMendes

Hum, entendi. Obrigado!


Mgda0

Pode-se traduzir por "qual delas?"


tQ1ncLAK

quando usar quelle ou laquelle (idem para quel ou lequel) eu achava que "lauelle" podia/devia ser "qual delas"


StfaniePae

tq1ncLAK, vou utilizar a explicação de um outro colega dos comentários, em outra frase (explicação que talvez tenha vindo da Ruama), e que acabei salvando por achá-la muito boa. Aí vai!

"QUAL a DIFERENÇA entre LEQUEL e QUEL?

Quel (assim como quels, quelle e quelles) é um adjetivo interrogativo e, como tal, deve acompanhar um substantivo.

Quel chien as-tu vu? = Qual/Que cachorro você viu? (chien/cachorro é um substantivo) Já lequel (e também lesquels, laquelle e lesquelles) é pronome interrogativo, que substitui quel + substantivo, portanto lequel aparece sozinho.

Lequel as-tu vu? = Qual você viu? Se a estrutura da pergunta é "interrogativo + être + substantivo", quel é menos restritivo e lequel, mais restritivo.

Quel est ton animal préféré? = Qual é o seu animal preferido (dentre todos os animais do mundo)?

Lequel est ton animal préféré? = Qual é o seu animal preferido (dentre os que estão em um grupo limitado, os que estão sendo vistos, os que estão sendo discutidos)?

A concordância funciona da seguinte forma:

Quel, Lequel (masculino singular): Quel homme? Lequel? (Que homem? Qual?)

Quels, Lesquels (masculino plural): Quels hommes? Lesquels? (Que homens? Quais?)

Quelle, Laquelle (feminino singular): Quelle femme? Laquelle? (Que mulher? Qual?)

Quelles, Lesquelles (feminino plural): Quelles femmes? Lesquelles (Que mulheres? Quais?)"

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.