1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Aonde ele vai?"

"Aonde ele vai?"

Tradução:Où est-ce qu'il va ?

June 5, 2015

27 Comentários


LeandroGallina

Está faltando um quadro de dicas que explique o motivo deste "-t-" na conjugação...


danielmonteiro16

Herança latina, certamente. A marca da terceira pessoa em latim era -t, amat, habet, delet, mas foi perdido nas línguas românicas. É possível que revertendo o verbo os franceses ainda mantiveram essa forma aime-t-elle < *amat illa (Latim Vulgar) e assim os marcadores se perderam. É por isso que no português eu era e ele era são idênticos, pois perderam suas desinências latinas, a saber ego eram e ille erat.


Zilpamagalhaes

Puxa, que legal! Essas raizes ajudam mesmo a gente a entender, muito obrigada!


daniloBorges89

Muito bom. Lembrei das aulas de latim na faculdade.


Rodrigofpaiva

Na inversão da frase interrogativa, sempre que o verbo terminar em vogal e o pronome começar por vogal você usa o t.


FelipeTeix107246

Continua faltando um quadro de dicas. Muito confuso essa história.


carteira

esta frase está totalmente incompreensível para um estudante da língua entender!


carteira

Está faltando uma porção de coisas para que aprendamos essa língua; acho que a vida é muito curta para se aprender Francês! kkkkkkk


lolla_pop

Ué, mas inverter a ordem na pergunta não é opcional? Vou pedir pra incluir "où il va?", ta certo né?


ruama_semtempo

Na verdade, quando uma pergunta leva um advérbio interrogativo (nesse caso, ), as opções recomendadas são:

  • inversão: Où va-t-il ?
  • est-ce que: Où est-ce qu'il va ?
  • Advérbio no fim: Il va où ?

"Où il va ?" (advérbio interrogativo no início sem ser seguido de inversão ou "est-ce que") é considerado muito informal, mas é uma estrutura bastante comum na língua falada. Um dos colaboradores deste curso já me disse que as pessoas poderiam reportar quando essa opção não for aceita e isso já faz tempo. Até hoje, não vi perguntas assim serem adicionadas, exceto para questões muito clássicas, como "Comment ça va ?" ou "Combien ça coûte ?".


francis.rod01

Creio que nossa dificuldade em entender a diferença destas estruturas é porque "Comment ça va ?" é formal e "Oú il va ?" é informal.

Bom, não deixam de ser todas ótimas estruturas e eu adoro aprender. Captura de tela em 3...2..1..


ruama_semtempo

Mas "Comment ça va ?" não é formal. A suas versões formais do ponto de vista da gramática são "Comment vas-tu ?" e "Comment allez-vous ?". ;)


daniloBorges89

Interessante, no português diferencia-se aonde (movimento) e onde (local), mas no francês vejo que é a palavra "où" serve para ambos?


ruama_semtempo

Sim, serve para ambos.


AnaLuciaMoraes0

Boa noite, Ruama! Tudo bem? É possível explicar a diferença entre as frases: 1. "Où va-t-elle?" - "Aonde/onde ela vai?" 2. "Aonde ele vai?" - a tradução para o francês não pode ser: "Où va-t-il?" Acima li várias considerações e, sinceramente, ficou meio confuso pra mim. P.S. Depois da herança latina...


PhilipeB

não poderia ser : "oú va-t-il?"


ruama_semtempo

Poderia. Se não for aceito assim, reporte.


Dezo_

Só uma observação em relação ao acento: em francês, a palavra leva acento grave, e não agudo.


mariapimen536075

Où va-t-il ? Foi aceito em 04/01/2020.


oliveiro55

Où , seria a tradução para (aonde e onde) correto ?


ruama_semtempo

Sim, pode ser onde ou aonde. Decidir entre cada uma das traduções depende da frase em português, em que só se usa aonde se o verbo relacionado levar a preposição a. Como se diz "ir a algum lugar", então a pergunta fica "Aonde ela vai?".


oliveiro55

obrigado ruama,vou prestar atenção neste detalhe nos próximos estudos !


Alex__.

Porque não pode ser simplesmente: Où il va?


Dezo_

Poder até pode, mas é uma maneira muito informal de se formular a pergunta e que não deve ser usada na forma escrita. Quando a pergunta é iniciada por um advérbio interrogativo, nesse caso , recomendam-se as seguintes formas:

  • Où va-t-il ? (formal: o advérbio no início exige a inversão)
  • Où est-ce qu'il va ? (cotidiano)

Também seria possível colocar o advérbio ao fim da frase:

  • Il va où ? (informal)

Acredito que usar o advérbio no início da frase sem fazer a inversão seria uma maneira ainda mais informal de se fazer a pergunta, e por isso o Duolingo não a aceite.


LuciaSchirmer

Ou va t'il? Também já veio como resposta.


Dezo_

Não, o correto seria Où va-t-il ?.


jhs1santana2

Desta vez eu coloquei: "Où va-t-il?" E deu certo também!✌

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.