1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "O porco deles come arroz."

"O porco deles come arroz."

Tradução:Leur cochon mange du riz.

June 8, 2015

17 Comentários


EduardoSou943573

Porco não poderia ser "porc"?


Dezo_

Sim, poderia. "Porc" refere-se tanto ao animal vivo, quanto à carne (J'ai un porc -> Eu tenho um porco; Je mange du porc -> Eu como carne de porco).

Já "cochon" refere-se apenas ao animal vivo.


Marcelha4

não sei quando é "leur" ou "leurs", pois ambos aparecem como plural


ruama_semtempo

Leur quando o substantivo é singular:

  • "leur cochon" (o porco deles/delas), "leur maison" (a casa deles/delas"), "leur enfant" (o filho deles/delas)

Leurs quando o substantivo é plural:

  • "leurs cochons" (os porcos deles/delas), "leurs maisons" (as casas deles/delas"), "leurs enfants" (os filhos deles/delas)

Vagne11

Alguém ai me ajuda: Quando é que devemos usar o ( du ) numa frase ?


Juliana7

O ''du'' é usado com substantivos masculinos singulares que comecem com consoante ou H aspirado (''du riz'', "du pain, "du lait"). Além disso, ele acompanha o substantivo quando não se sabe a quantidade exata. Por isso a frase: '' Leur cochon mange du riz''.


DanielMoraesBR

Alguem sabe quando utilizo leur ou son/ton? Parecem iguais mas em frases parecidas a utilização é diferente. O gato deles - Son chat nao aceitou o "leur" O porco deles... - Leur cochon..., não aceitou o "son". Obrigado desde já.


Dezo_
  • Son/sa: UM possuidor, UM item possuído:

Son chat est noir -> O gato dele/dela é preto

Sa maison est belle -> A casa dele/dela é bonita

  • Ses: UM possuidor, DOIS OU MAIS itens possuídos:

Ses chats sont noirs -> Os gatos dele/dela são pretos

Ses maisons sont belles -> As casas dele/dela são bonitas

  • Leur: DOIS OU MAIS possuidores, UM item possuído:

Leur chat est noir -> O gato deles/delas é preto

Leur maison est belle -> A casa deles/delas é bonita

  • Leurs: DOIS OU MAIS possuidores, DOIS OU MAIS itens possuídos:

Leurs chats sont noirs -> Os gatos deles/delas são pretos

Leurs maisons sont belles -> As casas deles/delas são bonitas

  • Son/sa/ses X Ton/ta/tes:

Son/sa/ses: são usados EXCLUSIVAMENTE para se referir a uma 3ª pessoa. A tradução literal é seu/sua/seus/suas, porém, esses possessivos em português também são usados para se referir à pessoa COM QUEM se fala (você, o senhor/a senhora), e para não criar ambiguidade, costumamos usar dele/dela para nos referirmos a uma 3ª pessoa. Em francês, essa confusão não existe. Ao usar esses possessivos estamos necessariamente falando de algo que pertence a uma 3ª pessoa, ou seja, a pessoa DE QUEM se fala.

Nos exemplos acima, ao dizer Son chat est noir, uma tradução possível é Seu gato é preto, porém, essa frase em português pode causar dúvida: o gato pertence à pessoa DE QUEM se fala ou COM QUEM se fala? O uso de dele/dela supre essa ambiguidade.

Ton/ta/tes: são usados EXCLUSIVAMENTE para se referir à pessoa COM QUEM se fala, isto é, a 2ª pessoa, porém, o tratamento é familiar/informal. Para tratamento formal, deve-se usar votre/vos, seguindo a mesma lógica de vous e tu. Dizer Ton chat est noir equivale literalmente a Teu gato é preto (tu), porém, uma tradução possível é Seu gato é preto (você). Como o francês não usa pronomes de tratamento como o português, a mesma lógica não se aplica àquela língua.


Vagne11

Quando devemos usar o Du ?


Carolineda716731

Resposta da Juliana7

O ''du'' é usado com substantivos masculinos singulares que comecem com consoante ou H aspirado (''du riz'', "du pain, "du lait"). Além disso, ele acompanha o substantivo quando não se sabe a quantidade exata. Por isso a frase: '' Leur cochon mange du riz''.


Rosangela4691

Porquê leur vem antes de cochon?


ruama_semtempo

Porque todo adjetivo possessivo aparece antes do substantivo.

  • Mon cochon = O meu porco
  • Ton cochon = O teu porco (pertence a ti); O seu porco (pertence a você)
  • Leur cochon = O seu porco (pertence a eles/elas); O porco deles/delas

MatheusOli25324

Eu pronuncio leur igual fleur, mas couleur ja falo mais aberto. Esoero que esteja certo.


Dezo_

O eu tem basicamente duas pronúncias, uma fechada, representada pelo símbolo /ø/, e outra aberta, representada por /œ/. Em termos simples:

  • /ø/: equivale a dizer /ê/ com os lábios na posição de /ô/. Ex.: heureux /øʁø/;

  • /œ/: equivale a dizer /é/ com os lábios na posição de /ó/. Ex.: peur /pœʁ/.

Nas três palavras que você citou, o som é o aberto (/œ/). Uma dica que funciona em uns 90% dos casos é que o som fechado (/ø/) ocorre quando a sílaba termina no eu; o som aberto (/œ/) ocorre quando a sílaba termina em consoante:

  • /ø/: heureux; deux; peu; jeu; Europe; ceux; bleu

    Algumas palavras terminam em consoante, mas ela não é pronunciada, então a "regra" ainda vale.

  • /œ/: peur; leur; jeune; bœuf; sœur; chanteur

    Todas as sílabas terminam com uma consoante pronunciada.

Normalmente, pronunciar de uma ou outra forma é uma característica fonética que não interferirá muito na comunicação, mas pode soar estranho caso a pronúncia seja diversa. Há poucas exceções, entretanto, como jeune (/œ/) e jeûne (/ø/), que formam pares, e as palavras são de fato diferenciadas pelos fonemas em questão.

Caso você tenha dúvidas, pode consultar um dicionário com a transcrição fonética, como o Collins, e selecionar do francês-inglês. A palavra pesquisada conterá a transcrição fonética e o símbolo /ø/ ou /œ/.


Denise689376

Eu acho os comentários muito interessantes para o aprendizado. Gostaria de tê-los em arquivo para consulta sem que tenha que fazer,print da tela, como faço? Obrigada

Conversas Relacionadas

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.