"Les samedis et dimanches"

Tradução:Os sábados e domingos

June 8, 2015

9 Comentários


Estudando_12

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, numa sentença estruturada sob o padrão empregue neste tópico, ambos os substantivos, em decorrência de condição obrigatória, devem ser precedidos pelo artigo correlato, na hipótese de escolher-se utilizá-los. Alternativamente, este e aquele podem ser suprimidos em circunstância isocrônica.

Caso contrário, comete-se um erro tipificado pela exiguidade de paralelismo sintático.

A simetria é fundamental na construção de frases.

Ou se diz: "Sábados e domingos".

Ou se diz: "Os sábados e os domingos".

"Sábados e os domingos" ou "Os sábados e domingos" são composições fraseológicas que necessitam ser abominadas pelos adeptos do elevado nível lusófono.

Observo, pelo histórico dos comentários, neste espaço dispostos, que, nos anos que se passaram, aceitava-se tão-somente a forma incorreta "Os sábados e domingos".

Hoje, felizmente, a configuração exata "Os sábados e os domingos" integra o banco de dados do sistema, neste exercício, sendo uma opção reconhecida pelo suporte lógico. Com efeito, cá estou eu após digitá-la no campo interativo correspondente e sentir os meus ouvidos serem gratificados pelo melodioso tinido que denota o bom e velho acerto.

Contudo, por outro enfoque, o modo errôneo não só prossegue sendo tolerado pelo verificador automático como também machuca os olhos dos mais caprichosos ao permanecer estampado no cabeçalho desta página.

Neste instante, nasce o sol do dia quatorze de junho de dois mil e dezoito. Quiçá, no futuro, seja este relato apenas história.

Afora o drama hiperbólico, expressei-me com o meu âmago.

Bons estudos a todos!

June 14, 2018

nathcout

Eu fui a única que colocou isso no singular?

June 26, 2018

RoundPiano

Os sabados e os domingos é mais correta no portugues, mas nao é aceita.

November 4, 2015

Guilhermezardo

concordo.

June 18, 2016

LurdesCeli1

Os sabados e domingos

December 3, 2015

neca1982

estranho que neste caso o domingo não precisou ser acompanhado do ''Les''

July 12, 2016

PedroCastro79

Les samedis et DES dimanches , não seria o mais correto?

August 23, 2016

AnaHorvath

Também tenho a mesma dúvida.

July 18, 2018

AnaLuciaMo686559

Como consigo saber quando é plural e quando é singular, ao ouvir as duas formas ficam iguais

January 8, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.