1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Celui qui est dans ma poche."

"Celui qui est dans ma poche."

Tradução:Esse que está em meu bolso.

June 9, 2015

16 Comentários


lucbastos

Este que está no meu bolso também está correto. Reportei.


IsraelVict3

"Qui" não é para se referir a pessoas? (Quem)


ruama_semtempo

Como pronome interrogativo, qui se refere exclusivamente a pessoas e, de fato, se traduz como quem.

  • Qui est arrivé ? = Quem chegou?
  • Qui as-tu vu ? = Quem você viu?

Porém, como pronome relativo, qui se refere ao sujeito, seja este coisa ou pessoa.

Na frase "Celui qui est dans ma poche", qui é o sujeito, executa o verbo est.

  • C'est le livre qui m'intéresse. = É o livro que me interessa. (livre é o sujeito do verbo intéresser)
  • C'est la femme qui m'a aidée. =É a mulher que me ajudou. (femme é o sujeito de aider)

Mas quando se refere ao objeto indireto, qui novamente só serve para pessoas.

  • C'est l'homme à qui j'ai parlé. = É o homem com quem eu falei. (em "J'ai parlé à l'homme", homme é o objeto indireto)

PaulaUbaldino

Ainda não entendi. Celui é "este" ou "aquele"?


ruama_semtempo

Celui pode ser este, esse ou aquele. Aqui sabemos que o significado é este porque a frase "que está no meu bolso" indica que o item está com o falante, assim se usa este em português.


FelipeMont688863

Ainda na dúvida sobre quando usar "celui" ou "celui-ci"


ruama_semtempo

Os pronomes celui, ceux, celle e celles não podem aparecer sozinhos. Eles têm que ser modificados de alguma forma. Uma das maneiras é o pronome ser seguido de uma oração adjetiva, como no exemplo do Duolingo. Outro exemplo:

  • Ces chaussures sont celles que j'ai achetées pendant le voyage. = Esses sapatos são aqueles que eu comprei durante a viagem.

Outra forma muito comum é acrescentar um complemento introduzido pela preposição de.

  • Ce chien est plus grand que celui de mon frère. = Esse cachorro é maior que o do meu irmão.

Na ausência de uma oração ou de um complemente, acrescenta-se as partículas ci (indicando o que está próximo ao falante) e (indicando o que esta distante do falante).

  • Je ne sais pas quelle robe je vais porter ce soir - celle-ci ou celle-là. = Não sei que vestido vou usar hoje à noite - este ou aquele.

yhsper

A tradução "este que está em meu bolso" vale?


PedroCCR

Acho que deveria, tem o mesmo sentido...


JooGustavo11

Esse que está dentro do meu bolso


FelipeMont688863

Pq não "Celui ci"?


Shevek5

"aquele que está dentro de minha bolsa" está errado?


Sousa305980

explique o motivo de não juntar o "qui" com o "est" por meio de '


carteira

Aqui, eles pronunciam o "est", mas no áudio do exercício, não


dZDIWnJ6

O que está no meu bolso


dZDIWnJ6

aquilo que está no meu bolso

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.