"Nous lisons vos lettres."

Tradução:Nós lemos as suas cartas.

3 anos atrás

20 Comentários


paulocps75
paulocps75

Vos é 2a pessoa do plural, então, cabe tanto "suas", como "tuas".

3 anos atrás

pka12

"tuas" deveria estar correto e aparecer primeiro. Não se pode presumir que todo falante do português usa o pronome de tratamento "você" no lugar do "tu". Pelo contrário, os pronomes de tratamento são alternativas aos pronomes retos.

3 anos atrás

paulocps75
paulocps75

Mas talvez seja o caso de "nós lemos vossas cartas". ;)

3 anos atrás

pka12

Creio que sim, já que é o sentido mais provável e a frase está descontextualizada.

3 anos atrás

paulocps75
paulocps75

Cabe tanto suas como tuas, independente da presunção de que "todo falante de português".... Politicamente correto aqui não, por favor.

3 anos atrás

pka12

Politicamente correto?! Não. Apenas acredito que, já que que a construção com o pronome reto é possível em português, a tradução na terceira pessoa é sim uma presunção, ainda que baseada em uma variante muito (talvez a mais) comum da língua. E o problema aqui é justamente que a forma na segunda pessoa não é aceita, apesar de, como notaste, caber também.

3 anos atrás

bnohlimabr
bnohlimabr

Não. O correto seria apenas vosso e de vocês. Sua e seu também está errado.

2 anos atrás

choracavaco

Exatamente. Mas TU é 2ª do singular em ambas as línguas. TUAS não é tradução correta de "vos". Apenas SUAS (de vocês, do senhor) ou VOSSAS são possíveis.

1 ano atrás

RenatinhaMor

Não seria : "Nós lemos vossas cartas" ?

2 anos atrás

everton_1996

Qual a diferença em usar o Vos e Ses ?? Eu não percebi nenhuma diferença...

3 anos atrás

NIckAbug

"Vos" refere-se à segunda pessoa do plural, significa "vosso" (ou seu/teu num sentido formal). Refere-se à pessoa (ou às pessoas) com quem você está conversando.

Ses é a terceira pessoa do plural e significa "seu", mas em relação a uma terceira pessoa, não em relação à pessoa com quem você está conversando. Para facilitar, traduza como "deles".

Em português é exatamente igual.

3 anos atrás

Jeronimoecatombe

Não bem. Embora os brasileiros usem com o mesmo significado (e os portugueses, em parte), Vosso e Seu não são a mesma coisa. Pelo que percebo, eles sofreram uma evolução convergente no Brasil, mas Vosso (ou Vossa) refere-se a Vós (como o nome indica) e Seu (ou Sua) a Eles (ou Elas). Em Português como no Francês são duas coisas diferentes e interiorizar isso ajuda a compreender o Francês, pelo como me chateia que Seu seja a primeira solução de Vosso...

3 anos atrás

NIckAbug

Eu sei, meu caro. É óbvio e evidente que "vosso" vem de "vós", porém costumeiramente utilizamos "você/vocês" no lugar de "vós" e o pronome possessivo adequado para "você/vocês" é "seu".

"Vos" seria melhor traduzido como "vosso", concordo, porém em português brasileiro (usado como base para este curso) raramente falamos essa palavra. Infelizmente as pessoas sequer a conhecem. Então, "seu" fica sendo a tradução utilizada.

3 anos atrás

Jeronimoecatombe

Sim, também no rectângulo Vosso é raramente utilizado. O meu argumento no uso de Vosso é que o pronome homólogo de Vos (e análogo, com Seu) enquanto que Seu é homólogo de Sa (e análogo também) pelo que esta devia ser a tradução principal para obter uma correspondência mais unívoca e evitar mal-entendidos (e estupefações, como a minha quando vi a tradução). No entanto, se a maioria dos brasileiros não conhece a palavra (a sério?) tenho que resignar à minha opinião pois tal não é útil à compreensão. E verde, azul e amarelo é belo.

3 anos atrás

mireide4
mireide4

Seu argumento é perfeito. Não concordo que não se conheça o vosso / vossa no Brasil. Não são usados, apenas isso.

10 meses atrás

NIckAbug

Sim, infelizmente é sério. Só observar a quantidade de pessoas que têm severas dúvidas quanto ao uso de pronomes em francês, quando na verdade os pronomes franceses são praticamente iguais aos portugueses.

3 anos atrás

RenatinhaMor

Vos nesse caso seria pra tratar as pessoas que não temos intimidade? Não são amigos nem familiares? Como no francês existe.a diferença entre Tu e Vous

2 anos atrás

choracavaco

Não necessariamente. "Vous" também é usado para se dirigir a várias pessoas íntimas. Só quando nos dirigimos a uma única pessoa é que há a distinção entre "tu" (um só indivíduo com quem se tem intimidade) e "vous" (um só indivíduo que se trata com cerimônia).

1 ano atrás

PereiraAntonio
PereiraAntonio

Vos não é segunda pessoa do plural? Por que se traduz "suas" que é a terceira pessoa?

1 ano atrás

PereiraAntonio
PereiraAntonio

Vous é segunda pessoa, não deveria ser traduzido com suas, que é terceira pessoa.

1 ano atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.