"Eu subi."

Tradução:Je suis monté.

June 11, 2015

7 Comentários
Esta conversa está trancada.


eldermarcos

"je suis montée" também deveria ser considerado correto caso o sujeito fosse uma mulher?


Dudinha_18

Como saber quando usar "ai" ou "suis", nesse caso?


choracavaco

Com "monter" e alguns outros verbos ("descendre", "rentrer", "sortir", "passer" etc.), O auxiliar é "être" quando o verbo principal é empregado com sentido INTRANSITIVO (sem objeto), "avoir" quando TRANSITIVO (com objeto):

  • "Elle n'EST pas encore RENTRÉE" = Ela ainda não chegou em casa;

  • "AS-tu RENTRÉ LA VOITURE au garage ? = Você botou o carro na garagem?

  • "Nous SOMMES DESCENDUS en courant" = Nós descemos correndo;

  • "Nous AVONS DESCENDU LES BAGAGES" = Nós descemos as bagagens.

Nieta13

Complementem a resposta, aceitando "Je suis montée".


tisoca

Só eu to completamente perdida nessa lição? kkk socorro


Nieta13

Olá Tisoca! O tempo pretérito perfeito do modo indicativo corresponde ao passé composé na língua francesa. O passé composé precisa do verbo auxiliar (presente do indicativo do verbo avoir ou être) + particípio (participe passé). Os seguintes verbos usam o auxiliar être: aller, venir, entrer/sortir, arriver/partir, monter/descendre, passer, rester, tomber, devenir, naître/mourrir e todos os verbos pronominais. Esses particípios concordam com o sujeito em gênero e número quando o verbo auxiliar é o être: ex. Elle est montée-Elles sont montées-Il est monté-ils sont montés. Quando o verbo auxiliar é o avoir, a concordância se dará com o objeto direto, se ele (obj direto) estiver colocado antes do verbo: ex. J'ai acheté des cadeaux-Je les ai achetés (les=des cadeaux). Espero ter ajudado vc!

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.