"Ele o sente."

Tradução:Il le sent.

3 anos atrás

8 Comentários


Tomguine

Sens e sent são verbos diferentes ou são apenas conjugações distintas?

3 anos atrás

Australis

Conjugações diferentes do mesmo verbo: "sentir".

3 anos atrás

maxwkoehler

Poderia ser "il il sent?"

3 anos atrás

WarsawWill

Não, "il" é só sujeito.

Complemento directo - le - "Je le donne à Louis"

Complemento indirecto - lui - "Je lui donne un livre"

Forma tónica (p.e. após preposições e "être")- lui - "C'est pour lui", " C'est lui".

https://francais.lingolia.com/fr/grammaire/les-pronoms/les-pronoms-personnels

2 anos atrás

WarsawWill

E forma reflexiva - se - "Il se sent bien"

2 anos atrás

dada250505

Esse 'sentir' é de sentimentos tambem ex: il sent amour , ou so de sentir cheiro?

3 anos atrás

Sabrina.Telles

Não seria "Il lui sent"? Por que está "Il le sent"?

1 ano atrás

Dezo_
Mod

"Lui" é substitutivo de objeto indireto, enquanto "la" e "le" substituem o objeto direto.

O verbo "sentir" não exige preposição, portanto possui um objeto direto. Ex.: Je sens le chocolat -> Je le sens.

Caso o verbo exija uma preposição, aí usa-se "lui", como o verbo "désobéir" (desobedecer, que em francês é regido pela preposição "à"). Ex.: L'enfant désobéit à son père -> L'enfant lui désobéit.

10 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.