O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Os bolsos dos vestidos"

Tradução:Les poches des robes

0
3 anos atrás

8 Comentários


Ivagostini

Se vestido fosse singular seria: les poches de la robe?

0
Responder3 anos atrás

Australis
Australis

Sim.

2
Responder3 anos atrás

Paola_Monteiro

No caso de DA, DO é quando usamos "de LA"? Acredito que foi a única coisa que ainda não entendi nos partitivos.. Quando usar o artigo junto.

0
Responder3 anos atrás

Australis
Australis

Nessa frase "des" (ou "de la" se a frase estivesse no singular) não é um partitivo, é uma contração da preposição "de" com o artigo definido "les" (ou "la" no singular) que indica posse. Portanto ele é na verdade um artigo contraído.

Eu não sei bem se entendi sua dúvida mas os artigos partitivos são os seguintes:

  • "Du", usado antes de substantivos masculinos no singular que comecem com consoante ou H aspirado;

  • "De la", usado antes de substantivos femininos no singular que comecem com consoante ou H aspirado;

  • "De l'", usado antes de substantivos de ambos os gêneros no singular que comecem com vogal ou H mudo;

  • "Des", usado antes de substantivos de ambos os gêneros no plural.

Os artigos contraídos formados a partir da preposição "de" são exatamente os mesmos que os partitivos citados acima ("du" = "de" + "le", não existe "de le"; "des" = "de" + "les", não existe "de les" etc) mas o uso é diferente:

  • "Je veux manger du pain" = "eu quero comer pão" - "du" é um artigo partitivo;

  • "La robe a des poches" = "o vestido tem (uns) bolsos" - "des" é um artigo indefinido;

  • "Les poches de la robe sont petites" = "os bolsos do vestido são pequenos" - "de la" é um artigo contraído.

9
Responder3 anos atrás

Paola_Monteiro

Merci! Tu respondeste minha pergunta! Só entendia o uso partitivo e artigo indefinido. Era isso mesmo que queria saber, quando é posse (DOs, DAs). Quando usa o DE sozinho (sem LA ou L')? Só em negativa e antes de plural precedido de adjetivo?

0
Responder3 anos atrás

Australis
Australis

Essas duas regras que você citou são para os partitivos/indefinidos. Os artigos contraídos possuem regras de uso diferentes. Antes de nomes próprios por exemplo usa-se somente "de": "le livre de Paul" (e não "du Paul").

Algumas regras são parecidas com as do português; por exemplo quando o substantivo que se segue é específico ou não: "j'aimerais un verre de jus" = "eu gostaria de um copo de suco" - um suco não-específico / "j'aimerais un verre du jus que tu as apporté" = "eu gostaria de um copo do suco que você trouxe" - especificamente o suco que você trouxe.

Normalmente também os artigos são todos substituídos por "de" depois de expressões de quantidade: "il y a beaucoup de problèmes" = "há muitos problemas". Mas se você especificar o substantivo você pode usar o artigo contraído: "beaucoup des problèmes sont graves" = "muitos dos problemas são graves".

Há também o caso de o artigo ser usado como descritivo ou possessivo: "le livre d'étudiant" ("o livro de estudante" - descritivo) vs. "le livre de l'étudiant" ("o livro do estudante" - possessivo).

Eu infelizmente não achei um link em português que explicasse melhor esses usos, tentei resumir essa página, em inglês, aqui nesse comentário, mas se você tiver curiosidade pode checá-la e ver outros exemplos/usos (a página não necessariamente diferencia artigo partitivo/indefinido de contraído mas achei que valia a pena fazê-lo aqui para não confundir mais).

8
3 anos atrás

Paola_Monteiro

Muito obrigado pelas dicas. Quando quiser deixar link para site em inglês, fique à vontade. Sempre procuro essas regras nos sites em inglês (my Duolingo English level has nothing to do with my real fluency, it's almost a joke lol). Merci! =o)

0
Responder3 anos atrás

AndrAlvess

Esse app é top x

0
Responder2 anos atrás