"Sachemiseestorange."

Tradução:Sua camisa é laranja.

3 anos atrás

27 Comentários


chadeboldo

Como diferenciar "Ça chemise est orange" de "Sa chemise est orange" apenas pela pronunciação?

3 anos atrás

Australis
Australis

"Ça" não vem acompanhado de um substantivo, é um pronome, portanto substitui um substantivo ("sa chemise est orange" = "essa camisa é laranja" / "ça est orange" = "isso é laranja" - apesar de "c'est" ser mais usado que "ça est").

3 anos atrás

FVenturaJr

Ça c´est orange é errado?

1 ano atrás

Australis
Australis

Não, está correto. É uma forma de dar ênfase. Só não se esqueça da vírgula: "ça, c'est orange".

1 ano atrás

bruxao_halfblood

"Sa" é um pronome possessivo. O gênero está relacionado ao objeto (nesse caso, chemise) e não à pessoa (o dono ou dona da camisa). Em portugues formal, sua tradução é "sua", e note que " sua" é diferente de "tua". Sa chemise est orange = sua camisa é laranja Ça = esta. Ça chamise est orange = Esta camisa é laranja (Se eu estiver errada e ça significar "essa" e não "esta" alguem por favor me corrija)

3 anos atrás

Australis
Australis

Como eu disse "ça" não significa "essa/esta", significa "isso/isto"; é um pronome, não vem acompanhando um substantivo como você sugeriu.

3 anos atrás

bruxao_halfblood

"Essa" não significa a mesma coisa que "esta" e "isso" não significa o mesmo que "isto". Usamos erroneamente com o mesmo significado na linguagem informal.

Isto/ este/ esta = objetos próximos de você.

Essa/ esse/ isso - objetos longe de você. As vezes com o mesmo significado de aquela/ aquele/ aquilo.

Ça tem o mesmo significado de qualquer um dos 6 que exemplifiquei, sem definição de gênero mesmo (perguntei a um amigo parisiense). Pra ser mais especifico no genero usamos "ce" para substantivos masculinos, e "cette" para femininos. De qualquet maneira, "ça" definitivamente não tem nada a ver com "sa". "Sa" continua sendo um possessivo feminino, em que o gênero concorda com o gênero do objeto, não da pessoa. Por exemplo, se queremos nos referir a camisa que um homem possuí, usamos "sa chemise", porque chemise é um substantivo feminino. Se o homem tem um chapeu, então " son chapeau". Se uma mulher tem um chapeu, "son chapeau" também, já que chapeau é um substantivo masculino.

Como disse, no português formal temos uma tradução específica para "sa" e "son". Mas essa eu não vou explicar, quem quiser, procure a diferença entre " seu" e "teu", e aí entenderá do que estou falando.

3 anos atrás

Australis
Australis

Eu não disse que "essa/isso" = "esta/isto", eu disse que "ça" não é um adjetivo demonstrativo (ou seja, não pode ser usado junto de um substantivo como você sugeriu em "ça chemise est orange". Essa frase está errada) mas sim um pronome demonstrativo (ou seja, ele vem no lugar de um substantivo, e equivale ao nosso "isso/isto/aquilo" etc. "Ça" por si só não faz distinção de proximidade do objeto, por isso equivale a ambos).

Eu acredito que em português tudo isso seja chamado de "pronome demonstrativo" mas em francês não é, existe uma distinção entre adjetivos demonstrativos ("ce/cet/cette/ces", eles acompanham um substantivo: "ce livre", "cet objet", "cette voiture", "ces chemises") e pronomes demonstrativos ("celui/celle/ceux/celles/cela/ceci/ça" etc, eles substituem um substantivo: "il y a deux livres ici, celui [substitui 'ce livre'] de Marie et celui de Paul" = "há dois livros aqui, este [substitui 'este livro'] da Marie e este do Paul").

Como "ça" é invariável e se refere a algo abstrato, acredito que "isso/isto/aquilo" seja uma melhor tradução do que "essa/esse/esta/este/aquele/aquela": "j'aime ça" = "eu gosto disso" / "tu aimes cette voiture, j'aime celle-là" = "você gosta desse carro, eu gosto daquele".

3 anos atrás

choracavaco

Você está errada, sim. "ÇA" não significa ESTA (nem essa ou aquela), como você diz, mas sim ISTO (ou isso ou aquilo). E da mesma maneira que você não diria "ISSO CAMISA", nós nunca encontraremos "ÇA CHEMISE". Apenas o som de "SA" e "ÇA" é o mesmo, gramaticalmente não pode haver a menor confusão.

ESTA CAMISA se diz "CETTE CHEMISE".

2 anos atrás

FVenturaJr

Não posso dizer Ça chose? Essa coisa.

1 ano atrás

Australis
Australis

Não. "Ça" = "isso/aquilo". "Essa" = "cette". "Essa coisa" = "cette chose".

1 ano atrás

sanmoraes
sanmoraes

Sua camisa é cor de laranja está tão certa no contexto de sa chemise est orange, quanto sua camisa é laranja. Favor corrigir

2 anos atrás

GoncaloAguiar

"laranja" em Português de Portugal também se pode dizer "Cor-de-laranja" para distinguir do fruto laranja.

2 anos atrás

choracavaco

Também dizemos 'cor de abóbora' no Brasil.

2 anos atrás

FVenturaJr

Na minha infância, no Brasil, a gente chamava de cor-de-abóbora. Hahhah!

1 ano atrás

RaulRos2
RaulRos2

Por que nesta frase o T de est foi pronunciado, enquanto em algumas outras frases ele se omite?

2 anos atrás

Australis
Australis

Porque a palavra seguinte começa com vogal. Em alguns casos, quando uma palavra termina em consoante e a próxima começa em vogal ou H mudo o som da consoante passa a ser pronunciado. Isso se chama "ligação" ("liaison" en français): http://www.infoescola.com/frances/ligacoes-liaisons/

2 anos atrás

RaulRos2
RaulRos2

Merci pela explicação!

2 anos atrás

tolentino935480

A sua camisa é de cor laranja. Porque não?

2 anos atrás

gabi331415

"Laranja" não é uma cor. "Cor de laranja" é a resposta correta.

1 ano atrás

MarcosAndre2017

Sim, é o mesmo caso da minha outra resposta, quando for assim, reporte. Às vezes, eu também penso nesse tipo de coisa e acho que os brasileiros, nessa de simplificar as coisas, acabam confundindo tudo e mesmo sendo brasileiro, eu acho mais correto dizer "cor de laranja", já que "laranja" é o nome da fruta. Mas, como eu vivo no Brasil, eu falo como todos falam aqui, se não, me chamam de burro ou qualquer outra coisa.

1 ano atrás

gabi331415

Hehe, burros são eles!!! Eu também só soube há pouco tempo que laranja não é cor, só é fruta! Obrigada!

1 ano atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

A palavra "laranja" aparece nos dicionários Priberam e Michaelis tanto para se referir à fruta, como à cor, sendo sinônimo de "alaranjado".

Priberam

Item 3. Cor da casca desse fruto, entre o amarelo intenso e o avermelhado. = COR DE LARANJA

Item 6. Que tem a cor do fruto da laranjeira (ex.: comprou uns óculos laranja). = COR DE LARANJA

"laranja", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/laranja [consultado em 21-01-2018].

Michaelis

Item 1 Que é da cor do fruto da laranjeira; alaranjado.

Item 2 Diz-se dessa cor.

"laranja", in Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, 2015, http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/laranja/ [consultado em 21-01-2018]

PS: para dirimir qualquer dúvida a respeito de divergências entre o português europeu e brasileiro, pesquisei no Dicionário Priberam em PT-PT, e o resultado foi o mesmo, podendo "laranja" ser considerada tanto a fruta, como a cor.

10 meses atrás

FVenturaJr

Laranja é uma cor também. Pelo seu argumento, rosa é uma flor e teríamos que chamar de cor de rosa! ;-)

1 ano atrás

gabi331415

Correto. O argumento não é meu, utilizo-o apenas porque me informei. Rosa não é uma cor, quando muito é uma flor ou nome próprio.

1 ano atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

De acordo com os dicionários Priberam e Michaelis, tanto "laranja", como "rosa", são substantivos e adjetivos, podendo referir-se tanto aquela à fruta e esta à flor, como ambas às respectivas cores.

Logo, as frases "a rosa (subs.) é rosa (adj.)" e "a laranja (subs.) é laranja (adj.)" estão perfeitamente corretas.

10 meses atrás

DeilsonFel1

Hornet

1 ano atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.