"Dort-il ?"

Tradução:Ele está dormindo?

June 28, 2015

13 Comentários


hcalazans

A inversão tem o propósito de tornar explícito o fato de que a fala se trata de uma pergunta e não de uma afirmação. É possível também fazer perguntas mantendo a ordem das palavras, por meio apenas da mudança de entonação (tal como fazemos na língua portuguesa).


CelsoRanuc

Obrigado hcalazans !


hcalazans

Por nada, Celso! Só complementando... há outras formas de fazer perguntas, como, por exemplo, usando o "est-ce que" (que é só uma forma de introduzir o fato de que o locutor irá fazer uma pergunta) ou o "n'est-ce pas" (que funciona como "não é?", "não é mesmo?", etc). Por exemplo: "Est-ce qu'il dort?"; "Est-ce que dort-il?; ou ainda "Il dort, n'est-ce pas?".


ruama_semtempo

Ótima explicação. Só uma coisa... Com "est-ce que" não se usa inversão, certo? O "est-ce que" por si só já é uma inversão, já que a afirmativa seria "c'est que". Então, a pergunta com essa estrutura seria apenas "Est-ce qu'il dort ?". Ou tem algo que deixei passar?


hcalazans

Você tem toda razão, Ruama! È isso aí mesmo. "Est-ce que dort-il" não está correto.


Lucas295146

Que bom que não passaria raiva com franceses igual passo com alguns brasileiros(a) que não colocam "?" no final da frase lol


josecosta594788

Porque nao pode ser ele esta a dormir


ruama_semtempo

Também é uma resposta válida. Notifique a moderação pelo caminho "reporte um problema>minha resposta deveria ser aceita", caso ela seja recusada.


GiselyEmily

Não podia ser "il dort" ?


ruama_semtempo

Sim, poderia. É uma maneira mais informal de se fazer uma pergunta que demande respostas do tipo sim/não. Caso essa tradução não seja aceita, notifique a moderação pelo caminho "reporte um problema>minha resposta deveria ser aceita".


JonathanSo45078

Por que o il foi para o final da frase e com hifen


ruama_semtempo

É a maneira mais formal de se fazer uma pergunta em francês: inverte-se pronome e verbo e os conecta por um hífen.

  • Afirmação: Il dort. = Ele dorme/está dormindo/está a dormir.
  • Pergunta: Dort-il ? = Ele dorme/está dormindo/está a dormir?

Quando o pronome termina com vogal e verbo começa com vogal, precisa acrescentar um -t entre eles por questão de sonoridade.

  • Afirmação: Il aime. = Ele gosta.
  • Pergunta: Aime-t-il ? = Ele gosta?
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora