O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Nous lisons ses lettres."

Tradução:Nós lemos as suas cartas.

0
3 anos atrás

22 Comentários


LetyciaMag

O meu exercício não tem a palavra NÓS o que o exercício exige

14
Responder1 ano atrás

LeandroBNM
LeandroBNM

No português é possível começar a frase com o verbo, no caso, o sujeito estaria oculto(desinencial).

2
Responder1 ano atrás

DanielLeit585999

No caso do plural dos possessivos, em francês, acredito que não deva haver distinção de gênero, correto?

Mes = meus/minhas Tes = teus/tuas Ses = seus/suas

9
Responder2 anos atrás

Australis
Australis

Exatamente, os adjetivos possessivos plurais são os mesmos para os dois gêneros.

7
Responder2 anos atrás

GeovanaQuinalha

A tradução "nós lemos as cartas deles" estaria correta??

1
Responder3 anos atrás

Australis
Australis

Não. "Ses" se refere à terceira pessoa do singular ("ele/ela"). Outras traduções válidas aqui seriam "nós lemos as cartas dele/a". A versão correta de "nós lemos as cartas deles/as" é "nous lisons leurs lettres".

21
Responder3 anos atrás

FranciscoMendesO

Por que não aceita tuas?

0
Responder3 anos atrás

Australis
Australis

Sua pergunta foi respondida acima. "Ses" se refere à terceira pessoa do singular ("ele/ela"), não à segunda ("tu").

6
Responder33 anos atrás

Sperer
Sperer

como assim? tem 2 traduçoes nos lemos as cartas dele nos lemos as suas cartas an??? alguem me explica pq tem 2?

0
Responder2 anos atrás

Australis
Australis

As duas traduções são válidas aqui porque "as cartas dele" e "suas cartas" são sinônimos. Em português usa-se tanto "seu/sua/seus/suas" quanto "dele/dela" com a terceira pessoa do singular.

6
Responder2 anos atrás

MauriceAugust

Quando eu devo utilizar leur e ses?

0
Responder2 anos atrás

Australis
Australis

"Leur/s" com a terceira pessoa do plural (aquilo que pertence a eles ou a elas) e "sa/son/ses" com a terceira pessoa do singular (aquilo que pertence a ele ou a ela):

  • "nous lisons ses lettres" = "nós lemos suas cartas" = "nós lemos as cartas dele/dela";
  • "nous lisons leurs lettres" = "nós lemos suas cartas" = "nós lemos as cartas deles/delas".

Como você pode ver, em português fica confuso porque "seu/sua/seus/suas" é usado tanto no singular quanto no plural, além de ser usado também com a segunda pessoa ("nous lisons tes/vos lettres" = "nós lemos suas cartas" - que pertencem a você ou a vocês). O ideal é usar as formas contraídas da terceira pessoa ("dele/dela/deles/delas") para evitar confusão.

7
Responder12 anos atrás

valdopaixao

Posso afirma, então, que a forma "ses" não indica plural , mas, sim, um gênero neutro?

0
Responder1 ano atrás

Australis
Australis

Mas gênero e número são coisas diferentes. "Gênero" define se a palavra é masculina ou feminina, e "número" define se ela está no singular ou no plural, portanto uma coisa independe da outra.

Além disso, é importante perceber que, em francês, assim como em português, os adjetivos possessivos fazem concordância com aquilo que é possuído, e não com aquele que possui, mas cada pessoa do discurso usa um possessivo diferente. Então o possessivo indica o gênero e o número daquilo que é possuído (se "carta" é um substantivo masculino ou feminino, se é uma carta só ou mais de uma) e também o número e a posição no discurso daquele que possui (se a carta ou as cartas pertencem a uma ou mais pessoas e se essa pessoa é "eu", "você", "eles" etc).

Portanto, no quesito "gênero", "ses" é neutro pois é usado no masculino e no feminino; no quesito "número", "ses" é plural, pois indica que o substantivo possuído é plural; no quesito "pessoa", "ses" é usado com a terceira pessoa do singular, pois determina como possuidor uma única pessoa da qual falamos ("ele/ela"). Ou seja, o adjetivo possessivo em si é plural (porque são várias cartas), mas ele é usado com uma pessoa do singular (porque ele/ela possuem as cartas, e não "eles/elas"). Talvez tenha sido isso que ficou um pouco confuso. Espero que tenha ficado mais claro.

2
Responder11 ano atrás

LeandroBNM
LeandroBNM

Então se eu for dizer que tais objetos pertencem a várias pessoas só posso usar o possessivo "leurs"?

Por exemplo: Ce sont leurs mots. Ils ont dit beaucoup de choses.

Mas se for dizer que pertencem a uma única pessoa uso o "ses"?

Ce sont ses mots. Il a dit beaucoup de choses.

Se não estou enganado, no português não possuímos, pelo menos na língua falada, essa diferenciação. Certo? Por esse motivo, penso eu, essa construção é confusa para lusófonos.

1
Responder1 ano atrás

Australis
Australis

É exatamente isso, LeandroBNM. Em português, o possessivo padrão da terceira pessoa é o mesmo para o plural e para o singular ("seu/sua/seus/suas"), enquanto que em francês eles são diferentes. Além disso, em português brasileiro também usamos esses mesmos possessivos com a segunda pessoa ("você/s"), o que causa mais confusão ainda, já que em francês eles também são diferentes.

Por isso que eu normalmente aconselho o uso da forma contraída da terceira pessoa ("dele/a" no singular e "deles/as" no plural), acho que fica mais fácil visualizar a diferença com ela:

  • "Ce sont leurs mots" = "são suas palavras" ou "são as palavras deles/as";
  • "Ce sont ses mots" = "são suas palavras" ou "são as palavras dele/a".
3
1 ano atrás

LeandroBNM
LeandroBNM

Entendi, Merci Beaucoup !

0
1 ano atrás

MyneralX

Na realidade, "ses" é o plural de "sa" e "son".

0
Responder1 ano atrás

PriscilaOl49038

Por que a frase tem 'nós' e a tradução em português não tem? Não entendi

0
Responder10 meses atrás

Australis
Australis

Porque o pronome pessoal de sujeito é obrigatório em francês e facultativo em português.

1
Responder10 meses atrás

gyovannaMa15

Entendi

0
Responder8 meses atrás

WericlesH-

Nos lemos suas cartas

-2
Responder1 ano atrás