1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Duolingo
  4. >
  5. Dica #01: Como conduzir os es…

https://www.duolingo.com/profile/vinicius.albuq

Dica #01: Como conduzir os estudos?

Uma dificuldade que muitos têm e poucos reconhecem que a possuem é a organização dos estudos. O que devemos fazer para obter resultados? Existe um passo-a-passo, uma receita de bolo, que se seguido inflexivelmente trará os resultados?

Infelizmente não. Porém, o que quero fazer aqui é contar a minha história e dar uma luz para os que estão começando agora.

1 - Construção de um vocabulário básico

Há um mínimo de palavras que precisamos conhecer para ter um nível básico de compreensão. É como o conjunto de palavras que uma criança usa para se comunicar e ler, logo que começa a falar e escrever. Se você der um livro de física quântica para ela, não haverá uma gota de compreensão. Porém, se você der um livro infantil, o resultado será muito melhor.

Eu não sabia por onde começar, portanto utilizei o programa "Rosetta Stone" (contrariando todas as críticas negativas que encontrei na internet). O motivo de eu ter escolhido esse método é que todos os outros eram muito mais chatos que esse, então eu não conseguiria perseverar nos estudos se tivesse optado por um dos métodos que eram bem falados nas críticas.

A premissa do "Rosetta Stone" é ensinar o idioma como ele é ensinado para uma criança: Repetição auditiva, estímulo à pronúncia e imagens. Não há traduções, pois a intenção é ensinar como se ensina para uma criança. Para aprender o que é "car", por exemplo, o programa apenas exibe a foto de um carro com a palavra escrita embaixo em Inglês, enquanto uma voz feminina pronuncia a palavra.

Usei o programa durante um mês, em uma frequência de 30 minutos diários, sem interrupções. Eu fiz isso durante o mês de Agosto do ano passado, e não faltei o compromisso nem mesmo por um dia. Tenha em mente que é melhor estudar meia hora por dia do que estudar cinco horas e só voltar a estudar na semana que vem.

2 - Vocabulário construído, hora de entrar em contato com o idioma!

É aqui que muitos param por não encontrarem coisas interessantes. Em Setembro do ano passado, um amigo me passou o ebook "Natural Language Learning", de David Snopek . O livro tinha linguagem fácil, o que me estimulou a ler, já que precisei fazer poucas pesquisas para compreender o conteúdo (a base de vocabulário que construí em um mês era suficiente para lê-lo com uma compreensão satisfatória, apesar de não ser completa).

O segundo mês foi o mais difícil. Eu já tinha enjoado do Rosetta Stone e precisava de algo que me fizesse continuar. Nesse livro encontrei a dica que mudou tudo: Encare o idioma como uma ponte para ler/ouvir/aprender mais sobre o que você gosta, não como uma necessidade por si só.

Por exemplo: Se você gosta de As Crônicas de Nárnia, leia-a em Inglês. Se você gosta de video games, jogue tentando compreender a história do jogo. Use o idioma como uma ponte para alcançar conhecimento sobre o que você já gosta, algo pelo que você já tenha interesse.

Aqui é que ficou fácil continuar o aprendizado. Percebi que eu poderia ler tudo o que eu já pesquisava diariamente na Internet, porém em inglês. Assisti seriados, li livros e continuei estudando com facilidade, pois eu estava fazendo coisas que já gostava de fazer antes de começar a estudar.

3 - Praticar

Esse foi o meu erro. Eu foquei muito na compreensão e não pratiquei conversa e escrita em Inglês. O ponto positivo foi que, quando comecei a praticar, me saí bem pois o conhecimento já estava presente. Isso cortou o desânimo que vejo muitos terem por repetirem os mesmos erros várias vezes; porém, atualmente eu já seria fluente se tivesse praticado desde aquela época. Já dei as dicas sobre a prática no tópico "Como treinar conversação".

Meus resultados

Estudo o Inglês há um ano e dois meses. Eu não tinha qualquer contato com o idioma além do que qualquer brasileiro tem diariamente. As únicas aulas de inglês que frequentei na vida foram as do colégio, e elas não me ajudaram muito.

Atualmente consigo manter um bom ritmo de conversa escrita se o assunto estiver dentro da minha zona de conhecimento (assuntos gerais, nada que seja muito específico). É claro que cometo erros, mas a conversa flui. Meu nível de compreensão do Inglês falado e escrito é bom, e minha conversação é satisfatória, apesar de ainda não ter domínio pleno sobre o idioma.

Dois meses depois de começar a estudar, fiz a loucura de começar a trabalhar traduzindo textos para uma empresa dos EUA através da internet. Cada tradução era feita em quase cinco horas, mas eu não entregava trabalho malfeito. O dinheiro recebido me dava ânimo para continuar estudando. Estou há um ano traduzindo textos do site "Ehow.com". Atualmente já consigo terminar uma tradução em cerca de meia hora.

O que quero dizer com tudo isso? Quero dizer que você pode. É só ser esforçado e perseverante. Não há trabalho que não dê salário; seja em dinheiro, experiência ou aprendizado, o esforço sempre traz algo de benéfico. Acredito que muitos aqui podem ser fluentes em apenas um ano se houver bastante dedicação e se você encontrar o meio mais efetivo de se "ensinar". Mas se você (como eu) não tiver muito tempo disponível, torne-se fluente em dois anos, ou três. O que não pode acontecer é a desistência.

Obs.: Acredito que algumas pessoas serão contra as coisas que escrevi, mas fiz isso de coração. Desejo realmente que as pessoas consigam aprender; por isso compartilhei a minha experiência mínima (pois ainda tenho muito a aprender), que talvez não é a melhor, mas que trouxe os resultados que eu precisava.

October 12, 2013

49 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/Carl_os
Mod
  • 2445

Caríssimo vinicius.albuq eu agradeço por esse seu depoimento. Gostei demais do que disse e me serve de incentivo. Estou desde o dia 30/05/2013 fazendo minhas lições ininterruptamente aqui no Duolingo e noto que já evolui muito, visto que comecei quase que do zero. Só estudei inglês no antigo ginasial e colegial, portanto, muito pouco mesmo. Estou ainda muito motivado e só tenho a lamentar o pouco tempo que tenho dedicado. Tem dias que fico mais de 1h estudando, mas tem dia que só dá pra ficar 15 ou 20 minutos. Mas TODO DIA estudo um pouquinho. Parabéns e obrigado pelas dicas. Abçs.


https://www.duolingo.com/profile/PedroHMB

Carlos, você é das antigas hahaha

Sou seu fã cara! haha

1153 dias de Ofensiva...Um dia chego lá :)


https://www.duolingo.com/profile/_DarkLord_

Cara, uso o Rosetta Stone desde que comecei a aprender ingles e realmente é incrivel. O engracado é que o vocabulario inicial do Duolingo e do Rosetta é muito similiar.

Uso o Duolingo para treinar a escrita e a leitura e dessa forma consigo complementar o que falta no Rosetta que é justamente a pratica da escrita.


https://www.duolingo.com/profile/vinicius.albuq

Eu simplesmente não entendo porque tantas pessoas acham o método o Rosetta ruim. Deu muito certo para mim (isso no caso do inglês, claro... acredito que seja mais complicado em alguns idiomas, como o mandarim).


https://www.duolingo.com/profile/Maneiaq

Oi Braniacc, chamo-me, tenho usado o Resetta no local onde aprendo o Inglensh mas gostava de usa-lo em casa como posso faze-lo? Maneia


https://www.duolingo.com/profile/clodocruz

Cara parabéns ´por tudo que escreveu você demonstra ser uma pessoa realmente de DEUS. Tenho certeza que você irá tão longe quanto os horizontes. um abs e obrigado


https://www.duolingo.com/profile/vinicius.albuq

Obrigado pelas palavras! Abraço!


https://www.duolingo.com/profile/tinabertazi

Obrigada pelas dicas, me ajudou muito, pois estou em um estágio de desanimo, pois já faço inglês por 5 anos, parei, voltei, parei de novo, mas agora com o duolingo eu pratico todos os dias (116 dias), meu inglês flui melhor agora. Perseverança é a melhor dica.


https://www.duolingo.com/profile/vinicius.albuq

tinabertazi, eu também tive meus momentos de desânimo. Um livro digital me ajudou bastante: "Sustaining". Abaixo coloco o link para você. Continue estudando! Não desista.

Link: http://www.everydaylanguageguides.com/uploads/2/9/0/0/2900674/sustaining_pdf.pdf


https://www.duolingo.com/profile/RenatoCalistro

Parabéns! Ótimo depoimento e muito real. Leva lingots! Abraço!


https://www.duolingo.com/profile/wes_car

Que legal seu depoimento amigo. Muito bom saber que sua batalha teve um bom rendimento. São boas dicas! Leva 3 lingots!


Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora