1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Il boit trop ces jours-ci."

"Il boit trop ces jours-ci."

Tradução:Ele bebe demais nestes dias.

July 13, 2015

36 Comentários


hdvianna

Qual a função do sufixo "-ci"?


WarsawWill

Cette chose-ci = esta coisa, cette chose-là = essa coisa / aquella coisa


x_Renata_x

hdvianna, ele é como "ici" indicando um lugar. No caso dessa frase "ces" significa "estes" mas com o sufixo "ci" ele se torna "nestes" Acho que é isso xD


Gaies

Qual a diferença e uso de tres, trop, beaucoup ?


games543

Na língua francesa, existem duas palavras com o significado de muito. São elas, très e beaucoup. Porém ambas não podem ser usadas no mesmo caso. Leia esse post para descobrir a diferença entre as duas.

Ambas são advérbios, ou palavras que modificam o sentido dos verbos. Porém a diferença é a seguinte:

  • Utilizamos très quando queremos amplificar o sentido do objeto do verbo.

Exemplo: - Il écrit très bien. (Ele escreve muito bem.)

O muito dessa frase serve para acentuar o valor de bem, para dizer que ele escreve melhor que bem, que ele escreve muito bem. Nesse caso usaríamos o très. Em francês seria, il écrit très bien.

  • Já o beaucoup altera o próprio verbo diretamente. Ele tem um sentido de quantidade.

Exemplo: - Il mange beaucoup. (Ele come muito.)

Nesse caso, o muito poderia ser substituído por algo como "em grande quantidade".

Para ajudar a diferenciar os dois:

O très é um "muito" invariável no português. É sempre escrito como muito, não importa se mudemos o objeto da frase.

Por exemplo: O peixe está muito bom ou A sopa também está muito boa. Mesmo que o objeto tenha mudado para o feminino, o muito continua inalterado.

Já quando no caso de utilizarmos o beaucoup, o muito em português é aquele que concorda com o objeto.

Por exemplo: Nós comemos muito peixe e muita sopa. Podemos ver que o segundo "muito" mudou para "muita". Essa é uma das formas mais fáceis de decidir entre qual das duas palavras utilizar em francês.

E agora, para complementar:

No francês, temos também a palavra trop. Ela seria um "muito" no sentido de exagero. Podemos utilizá-la como um beaucoup ou um très aumentados. Substituindo os dois por trop nos exemplos acima teríamos:

  • Il écrit trop bien. (Seria algo como: "Ele escreve fenomenalmente". Seria algo muito acima da média.)

  • Il mange trop. (Indicaria que a pessoa come uma quantidade enorme, absurda.)

Fonte: http://aprenderfrancesonline.weebly.com/tregraves-ou-beaucoup-e-trop-de-brinde.html


Claudio_Resende

games, em homenagem a ser sempre tao empenhado em explicar de maneira clara, vai um lingot pra q continue nos ajudando. Merci beaucoup !


ElmodeAlme

O beaucoup da intensidade ao verbo e para indicar quantidade .O très vem sempre acompanhado de um adjetivo visa indicar qualidade .O trop é o demais , exagerado ,demasiado .


unwillingfire

O sentido dessa frase tem conotação negativa? "Ele vem bebendo demais esses dias"? Por que o duolingo não aceitou "esses" no lugar de "nestes" ou "estes"?


DanielGrimoni

Sim. "Trop" é usado sempre com conotação negativa: "ele está bebendo muito/demais esses dias", e deveria beber menos.

Quanto ao "esses", até onde sei, o duolingo deveria estar aceitando. Uma das sugestões de resposta correta aponta "esses", a outra "nesses", só alterando o verbo (gerúndio/presente do indicativo), então reporte. Aqui deu errado também.

EDIT (31.03.16): "esses" seria mais adequado à maneira cotidiana de falar, ao menos do PT-BR; mas a partícula "ci", na tradução, pede "este / esta / isto". Daí o erro.


maniqueu

Me parece que se pode dizer tanto "nestes dias" como "estes dias", vejam o exemplo do Houaiss no verbete "este" - "esta noite dormi muito mal". Dormi mal esta noite / dormi mal nesta noite - tanto faz.


ElmodeAlme

O audio esta ruim .


DouglasMazoni

O áudio está péssimo.


Mireille92564

La nouvelle voix féminine prononce "yoursi" au lieu de "Jour si"....


Dezo_

J'ai vérifié les nouvelles voix et les deux font la même erreur. C'est un problème que vient de la centrale de Duo, je ne peux pas le corriger. Dommage...


Mireille92564

Merci beaucoup pour votre implication Dezo, si des utilisateurs voient l'information, peut être qu'ils écouteront le lien "forvo" donné par "orojasluiz"... Merci à vous deux.


orojasluiz

Interessante que o Google Tradutor também pronuncia "yoursi". O Forvo tem o audio da forma como você indicou: https://forvo.com/word/ces_jours-ci/


Mireille92564

Oui, c'est bien la forme prononcée sur "forvo" qui est correcte.

Sim é como é prononciado no "forvo" que é correto.


orojasluiz

Merci beaucoup, Mireille !


GlauciaLanna

"Ele bebe demais hoje em dia" Trop: demais Ces jours-ici: hoje em dia Me parece correto.


eduardomar395960

Ele bebe demais hoje em dia. não cola?


cinthiaschi

trop também pode ser MUITO, mas não aceitou...


weandrade

Está aceitando trop=muito


LucasCastelan

"Ele estå bebendo muito estes dias" - não foi aceito


GlauciaLanna

E correto traduzir: "ele bebe muito ultimamente"?


TWGOgxGv

Duolingo precisa decidir se é "bebe" ou "bebeu" nesta frase pq já corrigiu como errado nas duas formas.


campanetacamp

Il boit beaucoup(estaria errado)


TheRafaelaC

Não entendi a diferença entre très e beaucoup. Alguém pode explicar melhor, pff?

2020/04/14


malupeso2015

Jou de jours com som de IOU???


BentoBarce

Mais una vez: JOURS-CI se pronuncia IÓR-CI? Isto é para confundir e desaprender.


Mireille92564

Existe um erro na pronuncia da palavra "jour" mas, infelizmente, moderadores não podem mudar "audios", por isso, o melhor é escutar o link Forvo dado por orajasluiz.


renata904374

A pronúncia ta certa? Ele fala ces iour-ci

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.