"Les filles et les garçons lisent un journal."

Tradução:As meninas e os meninos leem um jornal.

July 16, 2015

34 Comentários


WilsonCezar999

Não consigo perceber diferença na pronúncia em "fille", no singular, e "filles", no plural. A mesma coisa com "garçon" e "garçons".

August 27, 2015

fernandofr3

Não existe diferença entre as pronúncias, por isso você não percebe.

February 2, 2016

IsmaelPT

Lêem existe sim!

October 12, 2015

Kowalks

Segundo o novo acordo ortográfico, caíram os acentos em vogais repetidas. O correto agora é escrever "leem" e "veem".

November 1, 2015

FbioDantas

Olá! O novo acordo ortográfico (que já faz 10 anos, é de 2009, não tão novo assim) ainda manteve o acento circunflexo para diferenciar a 3a pessoa do plural da 3a pessoa do singular em casos como o do verbo "vir" no presente do indicativo: ele vem, eles vêm. Mas no caso do verbo ver, na terceira pessoa do plural, por terminar em "eem" (eles veem), o acento circunflexo já não é mais possível.

May 30, 2019

JM_Apiai

Wilson, a pronúncia é a mesma, tanto no singular quanto no plural. A diferença está na pronuncia de "le", que é fechado, e de "les", que é mais aberto.

March 4, 2017

[conta desativada]

    É meio confuso, no dicionário filles pode ser filhas ou raparigas, meninas e fils filhos, já garçon é sempre menino e menina é sempre fille.

    July 16, 2015

Dezo_

    De fato, "fille" pode ser tanto "menina/rapariga" quanto "filha", mas o Duolingo só aceita a tradução como "filha" se houver um contexto para tanto, geralmente associado a pronome possessivo. Ex.: Ma fille est belle (Minha filha é bonita). Nos demais casos, é preferível traduzir por "menina/rapariga".

    Para "garçon" e "fils" são termos diferentes mesmo. Um não pode ser usado com o significado do outro, exceto informalmente, em que "garçon" pode significar "filho" (mon garçon -> meu menino/filho).

    April 2, 2018

DavidDapont

    Tu é fera

    December 22, 2018

clobahia1803

    como distinguir o singular do plural no francês na parte oral?

    April 3, 2016

Dezo_

    A maioria dos plurais não tem diferença na pronúncia, como seria o caso de fille vs. filles e garçon vs. garçons. Então a diferenciação seria feita pelos artigos que acompanham os substantivos, no caso "les". Se fosse singular, seria "la fille" e "le garçon", e seria perceptível a diferença pelos artigos.

    Há outros casos de plurais irregulares em que é mais fácil, como terminados em "al" e "ail", e cuja terminação vira "aux", mudando a pronúncia. Ex.: cheval vs. chevaux; travail vs. travaux.

    Outra forma de diferenciação poderia ocorrer pela conjugação verbal em alguns casos. Ex.: le garçon lit vs. les garçons lisent (diferenciação pelo artigo e pelo verbo); mas há verbos em que isso não seria possível porque a pronúncia é a mesma, como em le garçon mange vs. les garçons mangent (a pronúncia de "mange" e "mangent" é a mesma, mas a diferenciação continua se fazendo pelo artigo).

    April 2, 2018

IgorLeo9

    Mas nesse caso essa frase tbm nao poderia ser escrita como "As meninas e o menino leem um jornal"? O pluras de "fille" nesse caso a gente cinsegue perceber pelo artigo, mas o "les garçons" dessa frase nao tem como saber pela pronuncia do app se é singular ou plural, correto?

    April 25, 2019

Dezo_

    Embora parecida, a pronúncia de le e les é diferente, então seria possível diferenciar "le garçon" de "les garçons":

    • Le: o som do "e" não existe em português, soa mais ou menos como /â/ (como em "cama"), com os lábios na posição de /ô/;

    • Les: soa como /lê/ em português. Dependendo do sotaque, o som pode ser mais aberto como /lé/.

    Para um falante de português, pode ser um pouco difícil ouvir a diferença de início, mas ela existe. Ouça nativos pronunciando nos links a seguir: le e le garçon; les e les garçons.

    April 25, 2019

rodrigokcarneiro

    ler agora não dobra o (e)

    August 19, 2015

helogodioso

    "Leem" - dobra o "e", porém cai o acento circunflexo que antes existia (Lêem)

    November 17, 2015

MaMartins_

    Alguém sabe a diferença de Lit, Lisons, e Lisent?

    October 10, 2015

Dezo_

    Todos são conjugações do verbo "lire" no presente do indicativo:

    • Je lis
    • Tu lis
    • Il lit
    • Nous lisons
    • Vous lisez
    • Ils lisent

    "Lis" e "lisons" também podem ser conjugações do imperativo:

    • Lis (tu)
    • Lisons (nous)
    • Lisez (vous)

    Para outras conjugações, acesse o link: Conjugaison verbe lire.

    December 29, 2018

OruamAsobrab

    Todos os três são conjugações do verbo lire = ler no presente do indicativo.

    November 2, 2015

dudadoege

    não consigo ouvir a diferença entre plural e singular! alguma dica de como identificar??

    November 8, 2017

Criveraldo2

    Tem, Têm ou Teem. (Nova ortografia)- Veja link abaixo:

    http://www.comoescreve.com/2016/04/tem-tem-ou-teem.html?m=1

    April 29, 2018

Criveraldo2

    O correto é : Tem (3a pessoa Singular) e Têm (3a Pessoa do Plural)

    Teem e Têem não existem pela Nova Ortografia ( PT/BR)

    April 29, 2018

Deise918440

    Só não identifiquei o "un"

    June 3, 2018

JufiLima

    alguém aqui não sabe diferenciar singular e plural kakaka (rindo de nervoso). Impressão ou tem q prestar atenção no VERBO pra saber qual o número?

    August 22, 2018

Lucas295146

    Pelo o que eu entendi, no verbo e no "les", "les" se pronuncia "le" e le se pronuncia "lu" pelo o que eu entendi

    August 31, 2018

Cristiano.PtBr

    Nesse início achei bem difícil distinguir neste áudio a diferença de 'le garçon' para 'les garçons'. E pelo contexto não vejo como diferenciar 'Les filles et les garçons lisent un journal' de 'Les filles et le garçon lisent un journal'.

    December 7, 2018

Dezo_

    A pronúncia de "le" e "les" é parecida, mas não é igual, e para nós, falantes de português, é difícil distinguir no início, pois o som de "le" não existe em português.

    • Le: soa mais ou menos como um , mas com os lábios na posição de ô -> lâ garr-sõ

    • Les: soa como em português -> lê garr-sõ

    Você pode ouvir a pronúncia por nativos nestes links: le garçon; les garçons.

    December 7, 2018

Cristiano.PtBr

    Bem sutil, mas dá para perceber. Obrigado Dezo!

    December 7, 2018

CarlinhusM

    Vc é fera parabéns

    April 5, 2019

Simone948006

    Fiquei procurando se estava escrevendo certo

    December 29, 2018

LiaSilver

    Averted...corrige online!

    May 11, 2019

KayoMVieir

    Só na França para crianças lerem jornal mesmo rsr

    May 17, 2019

Silva226387

    4a vez que traduzo. As meninas e os meninos leem um jornal. E dar como erro . O que é isso?

    August 9, 2019

Cucauca

    lêm, leem não existe

    October 7, 2015

Kowalks

    A conjugação no pres. ind. 3ª pl. do verbo "ler" é "leem" sim. É importante diferenciar verbos como "ler" e "ver" de outros como "ter" e "vir". Por exemplo:

    ler -> (eles) leem ver -> (eles) veem prover -> (eles) proveem

    ter -> (eles) têm vir -> (eles) vêm manter -> (eles) mantêm advir -> (eles) advêm

    November 1, 2015
    Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.