O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/joaop_moura

Vergonha de falar...

Galera, acredito que tenho um problema muito comum por ai, medo de falar inglês. Eu entendo inglês e escrevo muito bem, porém chega a oportunidade de falar com alguém, vem um branco no meu cérebro. Eu treino pensando em inglês e falando sozinho toda hora, mas na realidade eu preciso de uma dica para parar de ter medo e falar... Alguma dica? Valeu!!

3 anos atrás

61 Comentários


https://www.duolingo.com/JoseTavora
JoseTavora
  • 25
  • 14
  • 12
  • 11
  • 8

Veja o que diz Frank Florida mestre em idiomas...Falar, falar e falar... Sem medo de errar.

Na hora de estudar a teoria, na hora de decorar o vocabulário, praticar a gramática e escrever as frases, você tem que EVITAR erros a qualquer custo.

Sempre procure acertar as frases que você escreve, e depois as corrija com rigor... "Mas na hora de conversar, o contrário é necessário!

Quando você fala no outro idioma, você tem que simplesmente soltar a língua... E falar sem pensar na gramática, sem ter medo de erros e sem preocupações... Porque agora é a hora da IMERSÃO.

O famoso mestre de Kung Fu, Bruce Lee, falou:

"Você precisa de estrutura quando você treina, e de instinto quando você luta."

E é a mesma coisa com idiomas...

Quando mais você pratica sem medo de errar, mais rapidamente você vai chegar à fluência, e mais rapidamente você vai perder o medo de falar..."

Espero ter ajudado!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/JohnSantos_mr

Partiu skype everybody perder vergonha!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GiovaneRibeiro

Eu tinha (não sei se ainda tenho) este problema. Aqui na faculdade abriu um workshop de 1 mês, com um cara que veio da Alemanha, como ele só sabia falar alemão e inglês, o workshop conosco era em inglês. Ele começou a falar sobre variados temas sobre o Brasil, descobrimento, ambiente, política, cultura, religião, viagens, então como não tinha outro jeito, todos estavam imersos na língua. Não poderíamos falar em português, senão ele não nos entendia (só falávamos quando não sabíamos uma palavra e tínhamos que perguntar aos outros). O que foi interessante, é que esse medo que eu tinha (que você citou) sumiu. Eu precisava falar que o custo da água e energia estava exorbitante no Brasil, e simplesmente saía. Contar que minha casa enche d'água quando chove forte, (My house fills of water when it rain), lembro-me que saiu algo assim na hora. Falar sobre a Amazônia, ou sobre as viagens que eu fiz, contar como foram minhas experiências... Eu não tinha outro jeito, era falar e fazer-me entender ou calar-me e perder a oportunidade de aprendizado. Eu até tento conversar com meus amigos em inglês, mas nós começamos a dar risada e perdemos o foco. Bom, de qualquer forma, quando você tiver que falar inglês, você vai falar. Como você disse, você já entende e escreve bem, então continue estudando palavras novas sempre que possível. Uma hora sai! Best Regards!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/CarlaLouback
CarlaLouback
  • 25
  • 25
  • 14
  • 12
  • 7
  • 1456

Vc já tentou falar com algum gringo que esteja aprendendo português? Meu Deus é um parto, mas eles não desistem. Eles demoram uma eternidade para formular um frase, mas eles insistem, falando certo ou errado eles vão adiante. Por quê? Porque eles não tem medo de errar como nós. .Eles podem até errar, demorar, mas não tem vergonha de errar, se errar eles esperam ser corrigidos e agradecem por isso. Portanto mirem neles, eles estão certos! Só não erra quem não faz! Vamos errar, mas vamos fazer! Certo?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlexSouza30706

Desculpe, mas o medo de errar ou não é geral. Conheço pessoas de vários lugares que são assim. Estudar em conjunto é muito produtivo complementa e muito o trabalho do seu professor.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/YedaLanzar

Try, try, try... I was like you. Then I usually put myself in "troubles", just to test me. When I saw someone talking in English or Spanish or even another language (like Korean or japanese), I stayed around and ofered me to help. I Always started "I am not so good in english, but may I help you?". I blushed, my heart was beating out of control, but I tried. After that I felt so good, so proud of my effort. Of course I made some mistakes (like now), but it could not paralised me.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Rendeira
Rendeira
  • 12
  • 11
  • 8
  • 8
  • 5

Olá, colega! Não é fácil perder a vergonha mas só depende de você. Então, você tem que encontrar uma maneira para treinar os sentidos da visão, da audição e da fala. Esses três sentidos devem trabalhar em sintonia. Sabemos que a criança tem mais facilidade de aprender porque a cabeça dela está fresca, sem problemas e principalmente não tem cravado a ideia de vergonha. Sabe! Que é a própria sociedade que coloca isso em nós humanos? Ah! Estudo a língua árabe que não é fácil mas eu tenho uma professora maravilhosa ela na primeira aula disse para a classe: Ninguém é melhor que ninguém e todos estão no mesmo propósito "aprender" para a vida e isso refletirá em melhoria de emprego, status...etc. Volte ao seu tempo de criança e se desnude de toda a vergonha Dicas: 1. Aprenda com os olhos 24 horas, cole frases no local que você sempre estará passando, no quarto, na sala de computação, no corredor .etc 2. Leia e fale mentalmente todas as vezes que passar por elas. 3. Faça desafios para você, abrindo aleatoriamente o dicionário vendo palavras novas, o seu emprego etc. Imagine você aprendendo uma palavra por dia e o ano tem 365 dias. Você só tem a ganhar. 4. Conte com um amigo que queira participar dessa caminhada e os dois lograrão êxito em uma nova língua. 5. A necessidade faz com que o cérebro ative mais rápido e você falará. 6. Faça o seu plano de estudo. Bons estudos! Att. Rendeira

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GiovaneRibeiro

Muito boas estas dicas!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Rendeira
Rendeira
  • 12
  • 11
  • 8
  • 8
  • 5

Olá, colega! Obrigada por estar olhando as minhas dicas. Bem, cada um tem uma receita para se dar bem nos estudos de uma língua estrangeira. Eu faço dessa forma e está funcionando pois estou conseguindo assimilar conteúdos e acrescentar vocabulário novo. Ah! Você é do Brasil? Bons estudos e até.... Att.Rendeira

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielRubens

Sei muito bem como é isso... Mas vamos lá aos passos que segui pra perder o medo.

Vai repetindo tudo que você ouve, vai narrando o seu dia e de preferência em voz alta... Aí chega uma hora que certas situações são automáticas. Isso pode ser bom pra se acostumar a falar. Depois disso procurar uma amigo que sabe um pouco mais, e fala, mesmo que tenha que completar com algumas palavras em português pra falar a frase completa. Se não tiver um amigo, paga um professor no https://www.verbling.com/ ou http://www.italki.com/ ou faz uma busca no google por "inglês via skype" que você encontrará alguns sites e professores.

Bom espero realmente ter ajudado, essas são dicas práticas, pois tive o mesmo problema, só os sites que não usei ainda, pois estou fazendo curso.

Good luck!

Abraço

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Sarasousa95

Eu não tenho nenhuma dica mas sofro do mesmo problema, na minha humilde opinião o que eu faço é tentar ir na raiz do problema, que no meu caso é a timidez.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/RilkerBH
RilkerBH
  • 25
  • 18
  • 16
  • 120

Cara, esse artigo é excelente para esse tema.

Dê um olhada.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GiovaneRibeiro

Show! O mais legal é ver os outros falando português, porque a gente sempre acha que vai falar errado, mas azar! HAHAHA

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/RilkerBH
RilkerBH
  • 25
  • 18
  • 16
  • 120

Hahaha

A expectativa que todo mundo têm é que vão falar muito mal. E se falam bem, é uma grata surpresa.

Esse é o pensamento que tenho quando vou falar inglês. Isso tira a pressão. :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/mpfatima

Eu não tenho medo de falar ingles, o problema é não ter com quem falar. Se não tentar com alguem nunca vai perder esse medo. É errando que se aprende! boa sorte. Vá em frente.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Admasaar

Caro amiguinho, eu estou perdendo esse medo através do Skype como já foi dito aqui diversas vezes, porém acho que fica a duvida como fazer contato com algum através do skype ??? Eu comecei a usar o http://pt-br.wespeke.com/ que é uma rede social para se aprender idiomas, lá fiz diversos amigos, quais troquei contatos (skype, whatsapp e facebook) e estou trocando ''figurinhas''. Exemplo eu quero melhor o meu ingles e lá tem americanos, britanicos, canadenses e até mesmo africanos querendo aprender portugues , isso é muito bom pois corrigimos eles e eles nos corrigem é realmente um troca, e de vez em quanto rola uma mistura de espanhol, portugues e ingles , já que o espanhol é mais facil para nós e alguns americanos falam muito bem o espanhol . Está sendo uma experiência muito valida para mim . Espero ter ajudado.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/mikaelaraujo

Olha amigo, andei lendo um livro chamado "Fluent in 3 months". Uma das coisas que ele mais bate é nesta tecla: a vergonha de falar.

Na semana passada recebi um convite de proposta de trabalho de uma multinacional francesa. Fiquei muito ansioso, pois nunca achei meu Inglês bom, mas eu tinha os requisitos para a vaga. Bem, mesmo assim fiz a entrevista.

Passei na primeira fase e fui pra segunda entrevista. Esta já era com meu futuro superior. E para minha surpresa, passei na vaga. Enfim, o que quero dizer é que as outras pessoas, principalmente os nativos sempre terão paciência com você. Quem nunca ajudou um gringo aqui no Brasil?

Não tenha medo e siga em frente. É o que eu estou fazendo. Vez ou outra me pego no Google translator pra verificar algum termo ou tirar uma dúvida. Mas todos sabem que estou aprendendo.

Um abraço!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Rendeira
Rendeira
  • 12
  • 11
  • 8
  • 8
  • 5

Uau!!!!!!! Que ótimo ter sido aprovado, isso quer dizer que já teve a recompensa por ter estudado o Inglês. Chegou a hora de por em prática todos os conhecimentos adquiridos e ficar antenado em novos conhecimentos para agregar. Conforme os linguistas dizem que " A língua ou idioma de um povo é vivo e ela vai se adequando ao longo do tempo e das possibilidades de mudança dentro de uma cultura" então temos que acompanhá-la nessa trajetória de mudanças. Gente, desculpe, eu me empolguei com o sucesso do colega e falei muito. Parabéns pela conquista! Att. Rendeira

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/mikaelaraujo

Obrigado! Este trabalho tem sido incrível. Só nesta semana tenho amigos em mais de 10 países diferentes! VALE A PENA! Às vezes é chato e meio sem graça estudar, mas vale muito, muito a pena!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Valmeidac

Eu também tenho esse problema! Travo total na hora de falar... :/

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/brenlins
brenlins
  • 21
  • 9
  • 9
  • 8
  • 6

Entendo completamente! Eu imagino que a pessoa não vai entender nada do que eu digo hahah aí fico nervosa e dá um branco! Mas, coloquei na cabeça: é melhor falar errado do que não falar nada. Isso me ajuda bastante :-)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Vitohas

Também tenho este problema rsrs oque me ajuda bastante é participar semanalmente em conversation clubs.. A melhor maneira para ter fluência e treinando com pessoas que saiba e que está aprendendo tb..

Espero ter ajudado , bjs ;)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/tainabarbalho

DICA - peça a alguém pra te dar uma torta na cara e dizer: você deveria ter vergonha de TER VERGONHA!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Caiofabio4

entendo

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/michellepalmeira

Eu também tenho o mesmo problema, medo de falar. E quase todos os dias converso por mensagem no skype com um amigo em inglês. Eu quero perder esse medo, eu preciso perder.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Br00na

Eu comecei a conversar com minhas amigas na aula de inglês da escola. É incrível como quando você está sozinho você consegue pensar em mil coisas pra dizer, já quando tem mais gente por perto demora para formular meia frase e ela ainda sai de um jeito mecânico. Mesmo assim, depois de algumas aulas a vergonha foi diminuindo e eu fiquei impressionada quando soltei um what the fuck espontâneo na conversa. Acho que a melhor forma de perder a vergonha é procurar conhecer alguém que está aprendendo e também está com vergonha de conversar.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/JssicaLopes

Brother, isso é comum. sou nessa linha também, mas já entendi que é porque temos medo de errar... e outra, não sei no seu caso, mas no meu, as pessoas que eu convivo dominam muito, ai a gente se sente mais envergonhado por causa do medo de errar na frente de quem domina mais... Mas é isso ai, é da a cara a bufete, e não se preocupar com os erros. o Melhor metodo é o dos bebes... eles erram erram erram, caem o tempo todo, mas aprendem a andar rapidinho pq tentam...

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/snakytheumatt

compartilho desse mesmo problema... minha escrita em inglês é ótima e quando tô sozinho, falando ou cantando, sou quase fluente na maior parte do tempo, e minha pronúncia é muito boa, parece que é minha língua nativa; mas quando vou falar com outras pessoas, demoro de formular as frases e a pronúncia fica ruinzinha, me sinto meio que estranho no idioma, como se eu fosse um iniciante nele. não é nem medo, é só a vergonha mesmo, também preciso acabar com isso =/

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AnaRuthLins

Não tenha medo! Se você está realmente preparado vai dar tudo certo! Respire fundo e siga em frente, sempre começando a falar aos poucos, para o medo ir embora. Espero que tenha ajudado!! :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/anakozuma

oi, então eu também tenho esse problema, muito simples de ser resolvido... acessa esse site aqui: http://www.sharedtalk.org/ e usa o chat com voz, assim você vai poder conversar com outras pessoas pela voz ou no bate papo e caso aconteça de você errar alguma palavra, não irá ficar com vergonha pelo fato ninguém saber com quem está conversando :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/CARLOSDEOL7

Que isso camarada.. bobeira.. bora perder a vergonha, só se aprende praticando.. qdo vc era criança não falava pq tinha medo de errar?? Ou falava tudo "elado"... Sucesso aí!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/NicoleValasques

Eu gosto de praticar com pessoas que já são mais experientes e menos experientes, também. Ambos ajudam, não sei se é o seu caso. Mas, com o tempo, Você perde a timidez! O segredo é tentare praticar!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/abelsousa
abelsousa
  • 12
  • 11
  • 10
  • 8
  • 7
  • 7
  • 7
  • 4
  • 4
  • 3
  • 2

A maneira mais eficiente, praticar sem medo de errar kakaaka, utilize o skype com amigos. Vergonha de falar? o que é isso mesmo, kakak. se eu tinha, perdi a muito tempo, falo até com cachorro se ele enteder inglês kakaakk. Boa sorte, vá a luta.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Smylla1

Cara, sofri muito com isso, meu inglês é bem básico, mas tive que encarar uma viagem internacional de alguns meses. No inicio, era um terror, mas com o tempo fui relaxando....errando e aprendendo. Cometo muitos erros gramaticais, mas consigo me comunicar e conversar em inglês.

A péssima experiencia que tive foi com brasileiros, quando numa viagem encontrei um grupo com pessoas de vários países e tinha um brasileiro que adorava corrigir algumas das minhas pronuncias, todos entendiam o que falava, mas ele se incomodava e me deixava constrangida. Muitas pessoas tem essas péssimas experiencias com brasileiros. Acho legal você ter alguém para conversar, principalmente de outro país, e essa pessoa te ajudar com a gramática e com a pronuncia.

Falantes de países diferentes tem sotaque diferente. Trabalhei com um grupo de húngaros, que quase todo som com W (work), eles falavam com som de V (vork), no inicio custava entender, depois acostumei. Já assisti uma apresentacao de um grupo japonês em inglês que ele parecia falar em japones, de tao carregado que era o sotaque. Fui a uma excursao no qual o guia era inglês, ele falava tao rapido e dificil que ninguem o compreendia e olha que no onibus tinha indiano, alemao, brasileiro e chines.

Acho bem válido tentar conversar com pessoas de outros países via internet mesmo. Numa situacao real, você observa o outro falando e com isso corrige a si mesmo, e descobre maneiras populares de dizer certas coisas. Algumas vezes, você percebe que falou errado e depois vai estudar o jeito certo e a gramática vai fazendo mais sentido.

Boa sorte!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Liane_Jessica

Para quem quiser praticar inglês através da fala, deixo aqui meu contato do Skype: [email removido]

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/abelsousa
abelsousa
  • 12
  • 11
  • 10
  • 8
  • 7
  • 7
  • 7
  • 4
  • 4
  • 3
  • 2

that's my skype: abel.n.sousa We can talk even french and english.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Liane_Jessica

Você é o Abel Silva de Souza (apareceu um monte de Abel)?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Igrayce

posso entrar em contato com vc para conversarmos e praticar ingles , estou aprendendo e morro de vergonha de falar.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Reinaldo.Moura

Pratice makes perfect, don't worry

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Baptista7

pede pra um amigo falar com vc pelo zap ai vcs aprendem faciil

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/celiotx4

caro colega tente formar um grupo de conversação no skype, de preferencia com pessoas que já tenha um certo conhecimento assim um ajuda o outro.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/proomatheeus

Ter algum amigo que aprenda junto e que possa praticar sempre que possível seria uma boa ideia..

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AdrieleTiene

Eu tenho uma dificuldade imensa de pronuncia as palavras e acredito q isso seja por causa da vergonha tbm !!!!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/uelitonnbueno

nao precisa ter medo, so tenha confiança!!!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GLAUCOBASS

Sinto vergonha também, e além disso, preciso perder o hábito de pensar em português na hora de falar em inglês. A falta de ter alguém pra praticar o idioma também é ruim. Mas pelo jeito João, você manda bem na língua inglesa. Precisa praticar com alguém pra perder a timidez.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/SaltyAmy

Assistir filme/vídeos no youtube com a legenda em inglês pra se familiarizar com as pronúncias das palavras, escolher letras de música traduzir e cantar, ler notícias em voz alta. E finalmente conversar com pessoas que falam inglês, a única forma de perder a insegurança é praticando. Se você mora em uma cidade grande/turística frequente os bares dos hostels, lá você deve encontrar muitos estrangeiros querendo fazer amizade. Boa sorte.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/A_Sara_Baptista

eu entendo, mas no meu caso é alemão. Uma pessoa sabe, mas quando alguém pede para falar só sai besteira. o IDEAL é deixar a besteira sair! Algum dia vai sair alguma coisa de jeito :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/gbsouza20

É verdade, mas devemos ultrapassar esta vergonha.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/DeividCrispim

Tenho a mesma dificuldade, mas estou insistindo com dicas como: Me atentando a todas as palavras no idioma que vejo na rua, cotidiano em geral; Assistindo filmes no idioma original; Configurações de tv e smartphone em ingles e por aí vai...

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Niih_Kawane

Sempre olhe a 90 graus e não olhe diretamente para a pessoa fique olhando para outras coisas!!! ;)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Jefersonkanitz

hi my name is jeferson

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/profrosana

hello Jeferson, my name is Rosana

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/SlimRJ

I have to admit it, I'm very shy, but I am having progress with my language skill, I listen to songs, I sing and I translate them as well! Don't forget to training English talking to yourself in front of mirror!!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GiAgatha
GiAgatha
  • 19
  • 10
  • 6
  • 2

As dicas são ótimas! Vou dar mais uma dica que pode dar certo. Se você gosta de música esse é o plano perfeito para o primeiro passo! Componha uma música em inglês, depois compartilha-a com um amigo (a), isso pode te ajudar um pouco a diminuir a vergonha, depois, faça essas dicas da turma e você pode continuar fazendo um teatro inventado na hora, dependendo da idade, pode usar brinquedos para formar diálogos, etc...

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlexSouza30706

Contrate um professor particular para você falar de vez. Faça uma pesquisa e você vai encontrar um. O Duolingo é apenas um auxílio mas nada melhor que um trabalho de um tutor!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Igrayce

morro de vergonha, fico muda, travada. Gente preciso acabar com isso. Me ajudem

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/mpfatima

Não consigo conversar com ninguém, pq todos so usam Skipe. Não consigo adicionar ninguém. por favor alguém me adicione. [email removido]

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Caiofabio4

e só estudar inglés aqui no duolingo muito até presente perfeito ou até o final talvez você para de ter medo de falar inglés com alguem e se não faz outro inglés e se sim pode falar. eu acho que você esta com medo de errar quando você tiver falando ingles.

11 meses atrás

https://www.duolingo.com/OverStatic

se você gosta de games multiplayer, vai ai uma boa dica. Eu gosto muito de jogar Rainbow Six, dae jogo em servidor norte americano, jogando solo, sempre caio em times com americanos o que força a falar em inglês

7 meses atrás