1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Eu gosto de qual?"

"Eu gosto de qual?"

Tradução:J'aime laquelle ?

July 20, 2015

30 Comentários


Claudio_Resende

Esta é bela! Respondi "J'aime lequel ?" e nao foi aceita, dando como resposta correta "J'aime laquelle ?" . Agora aqui nos comentarios, a minha opçao é dada como resposta correta..... Calma Duo!


KnossosDomovoi

É possível trocar a ordem?

"Laquelle j'aime ?"


Dezo_

No francês culto, ao se iniciar uma pergunta com uma palavra interrogativa, deve-se usar a inversão: Laquelle aimé-je ?.

A ordem direta com a palavra interrogativa ao final é informal: J'aime laquelle ?.


Naiane825898

Eu escrevi "Laquelle aime-je" sem o acento e nao aceitou, quando normalmente costuma aceitar sem... E porque tem acento?


Dezo_

Os verbos conjugados para a primeira pessoa do singular (je), quando feita a inversão, e se o verbo termina em "e", passam a levar acento agudo (é) por questões de eufonia. Na ordem direta, seria J'aime, na inversão Aimé-je, pois como o "e" final não é pronunciado, ele passa a sê-lo na inversão porque é difícil dizer, por exemplo, "ém-jâ", sem uma vogal entre o "m" e o "j".

Contudo, apesar de levar acento agudo, que fecha o som do "e" em francês, o som é do "e" aberto (é em português), fazendo com que Aimé-je seja pronunciado "ê-mé-jâ". Com o novo acordo ortográfico, a escrita passou a ser com o acento grave, seguindo a pronúncia (aimè-je), mas os franceses em geral são resistentes à reforma.

Outros exemplos:

  • Aimé-je les roses ?
  • Mangé-je de la viande ?
  • Parlé-je trop vite ?

Etc.

Você pode conferir isto no link a seguir da Academia Francesa.


Gabriel_Perez16

Não poderia: "Aime-je laquelle?" ??


Dezo_

Para se fazer a inversão, o pronome interrogativo vem antes do verbo-sujeito, então o correto seria Laquelle aimé-je ?.

Além disso, quando há a inversão com a 1ª pessoa do singular (je), e o verbo conjugado termina em -e, este "e" deverá ser acentuado (é), portanto, ficaria aimé-je, mas apesar de ter acento agudo, que fecha o som (ê em português), a pronúncia é aberta (é em português). Essa acentuação ocorre porque pronunciar o "e" facilita a comunicação. Tente pronunciar "habite-je", "demande-je", "danse-je", "mange-je" etc. sem pronunciar o "e" e você entenderá o porquê.

O último acordo ortográfico do francês mudou o acento para o grave, estando de acordo com a pronúncia aberta do "e", então hoje a norma seria aimè-je, mas as duas formas coexistem, embora apenas a segunda deva ser ensinada em tese.


dhonorio73

É possível perguntar Aime-moi lequel?


Dezo_

"Aime-moi" é uma forma imperativa para a 2ª pessoa do singular (tu), seria algo como "ame-me", o que não faz muito sentido em uma pergunta.

"Moi" pode ser pronome tônico da 1ª pessoa do singular (je), e tem vários usos, geralmente vem após preposições, mas não funciona como sujeito. Ex.: Cette maison est à moi (Esta casa é minha); Fais ça pour moi (Faça isso por mim). Mas você não pode dizer "Moi aime ça" para "Eu gosto disso", por exemplo, mas poderia usar o "moi" para reforçar o sujeito "Moi, j'aime ça".


Cesar923759

Prezados, alguém Porque sabe responder o porque não posso utilizar Je aime ao invés de J'aime. Grato.


zanitti

Porque em francês quando se tem um encontro de vogais é preciso fazer a "élision", ou seja, deve-se suprimir uma das vogais e acrescentar o apóstrofo. Isso acontece também quando o H é um H mudo, veja:

Je aime ==> J'aime; Le homme ==> L'homme; La orange ==> L'orange; Je écoute ==> J'écoute


Dezo_

Só uma observação, zanitti, aqui é caso de élision, não de liaison.


zanitti

Valeu Dezo_! Corrigido! Só para o Cesar não ficar perdido, então temos: élision = quando há contração de palavras na escrita (ex.: j'aime) liaison = quando há junção de palavras na fala, como podemos ver em "vous avez" que é pronunciado algo parecido com "vuZavê".

Correto, Dezo_?


FerreiraSouz

Lequel aime je? Não estaria certo? Pq não aceita?


GuigoPadua

Por que não posso colocar "Laquelle j'aime"?


Matheus964193

A frase "Lequel aime je?" estaria correta?


Isadora454355

Por que nao poderia ser 'lequel que j'aime'?


Isadora454355

Por que não poderia ser 'lequel que j'aime'?


denis.lene

Por que nao pode ser "lequel j'aime"?


denis.lene

Por que não pode ser "lequel j'aime"??


Victor-Lira

Por que não: "Lequel aime-je?" ?


RicardoMVilela

«Lequel aime-je?» é errado?


Dezo_

Pode, é mais formal apenas. Uma única observação: quando há a inversão com a 1ª pessoa do singular (je), e o verbo conjugado termina em -e, este "e" deverá ser acentuado (é), portanto, ficaria aimé-je, mas apesar de ter acento agudo, que fecha o som (ê em português), a pronúncia é aberta (é em português). Essa acentuação ocorre porque pronunciar o "e" facilita a comunicação. Tente pronunciar "habite-je", "demande-je", "danse-je", "mange-je" etc. sem pronunciar o "e" e você entenderá o porquê.

O último acordo ortográfico do francês mudou o acento para o grave, estando de acordo com a pronúncia aberta do "e", então hoje a norma seria aimè-je, mas as duas formas coexistem, embora apenas a segunda deva ser ensinada em tese.


RicardoMVilela

De toda forma, escrevi errado por conta do acento (mesmo assim havia reportado para aceitação). Merci encore!


Dezo_

A falta do acento não invalida a resposta, apenas surgirá uma observação de erro de ortografia. De qualquer modo, eu já encaminhei à colaboração do Duolingo as opções abaixo para conferência:

  • Lequel aimé-je ?
  • Lequel aimè-je ?
  • Laquelle aimé-je ?
  • Laquelle aimè-je ?

Nandusho

"Laquelle est-ce que j'aime?" está errada por que?


jhs1santana2

A ordem autera o fator?


PriscilaBessa

Quando "lequel" e variações vêm antes ou depois do sujeito?


PriscilaBessa

Quando "Laquel" e suas variações são usadas antes ou depois do sujeito?

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.