"Il est une heure et demie."

Tradução:É uma hora e meia.

July 29, 2015

15 Comentários


Ale_br

Por que usa-se "il est" e não "c'est une heure et demie"?

April 21, 2016

ruama_semtempo

Porque as expressões de hora levam il como sujeito. É uma questão de decorar.

  • Quelle heure est-il ? = Que horas são?
  • Il est midi. = É meio-dia.
  • Il est l'heure de manger. = É hora de comer.

Para o último exemplo, seria bem comum dizer "C'est l'heure de manger", mas é bem informal, coisa da língua falada. Já para os outros casos, em que realmente se fala da hora marcada, não estou certa, mas talvez também seja possível.

January 20, 2017

-MerPerle-

Então nesses casos "il" seria usado como "it" em inglês? Pelo que eu percebi parece que é o caso

April 23, 2017

ruama_semtempo

Sim, o il também é o sujeito de muitos verbos impessoais, como o it do inglês.

April 23, 2017

-MerPerle-

Entendi, obrigada

April 23, 2017

PaulaUbaldino

Não poderia ser "C'est une heure e demie"?

April 22, 2016

MurilloPrestes

A tradução deveria ser "É uma hora e meia". Já reportei inúmeras vezes :/

July 29, 2015

weandrade

Está aceitando. 18/11/2015

November 18, 2015

aanaaaa

Deveria aceitar essa tradução também, você está certo em reportar, porém é mais comum dizer "é uma e meia" . Eles devem estar muito ocupados, porque tem muitos erros mesmo tendo saindo do beta ... O jeito é esperar, já que fazem isso de graça ...

July 29, 2015

MurilloPrestes

Concordo que é mais comum dizer "é uma e meia", porém está como "Il est une heure et demie" não faz sentido pular o "heure" na tradução

July 30, 2015

pam_67

Quando usar "il est" e "c'est"?

January 20, 2017

ruama_semtempo

Um resumão...

  • Ce/il + être + adjetivo + que (ce informal, il formal).
    Ex: C'est/Il est important qu'elle vive. = É importante que ela viva.
    Ex: C'est/Il est nécessaire qu'il entre rapidement. = É necessário que ele entre rapidamente.

  • Ce para atribuir qualidades (adjetivos) a uma situação, condição, conceito, coisas indefinidas no geral.
    Ex: "C'est simple" ([Isso]É simples), "C'est impressionnant" ([Isso]É impressionante).

  • Il(s)/Elle(s) para atribuir qualidades ao sujeito real.
    Ex: "Il est impressionnant" (Ele é impressionante), "Elles sont impressionnantes" (Elas são impressionantes)

  • Ce para introduzir um substantivo.
    Ex: "C'est un verre à vin" (É uma taça de vinho), "Ce sont mes soeurs" ([Elas] São as minhas irmãs).

As declarações formadas por "être + adjetivo + à/de + verbo infinitivo" são mais complicadas. Usa-se à caso o sujeito seja real, mas se usa de caso não haja um sujeito de fato e isso influencia na escolha do pronome. Se o sujeito não existir, pode-se escolher entre os pronomes ce (informal) ou il (formal).

Exemplos:

  • C'est facile de nettoyer. / Il est facile de nettoyer. = É fácil limpar.
    Trata-se de uma declaração impessoal sobre o ato de limpar em si.

  • C'est facile à nettoyer. = [Isso] É fácil de limpar.
    Alguma coisa é fácil de ser limpa. Por exemplo: "A sua camisa tem uma mancha de vinho, mas não se preocupe - isso (a mancha de vinho na camisa) é fácil de limpar".

  • Il est facile à nettoyer. = [Ele] É fácil de limpar.
    Algum objeto, alguma coisa definida, é fácil de limpar. Por exemplo: "Eu gosto desse tapete, porque ele (o tapete) é fácil de limpar". Nesse caso, o pronome varia conforme o gênero e o número do substantivo ao qual ele se refere, por isso pode variar entre "il", "ils", "elle" e "elles".

January 20, 2017

AnaHorvath

Que ótimo esse resumão, ruama! Merci beaucoup!

July 18, 2018

Kraque12

"É uma hora e meia". está errado.

May 5, 2017

Teresinha

Está correto! Acabei de escrever assim -17/05/2017.

May 18, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.