"Ela me alcançou."

Tradução:Elle m'a atteint.

August 9, 2015

4 Comentários


bernardo.fm

Qual é a diferença entre atteint e atteinte? Ele se refere ao m' ?

July 6, 2016

Dezo_

Quando o objeto é posicionado antes do verbo na formação do passé composé com o verbo avoir, deve haver concordância em gênero e número com o objeto, portanto, ao usar atteint, o m' (me após sofrer elisão) se refere a um homem, e ao usar atteinte, a uma mulher. Caso o objeto seja posicionado após o verbo, o mesmo fica invariável:

  • Elle a atteint sa mère -> Elle l'a atteinte (o l' nesse caso seria um la após sofrer elisão, e se refere a "sa mère")

  • Elle a atteint son père - > Elle l'a atteint (o l' nesse caso seria um le após sofrer elisão, e se refere a "son père")

November 3, 2018

natalia182782

Quando devo usar atteinte x atteint?

August 23, 2016

igufrench

Atteinte, com -e no final é o feminino enquanto que atteint é masculino. No caso dos verbos no passé composé que usam o verbo avoir como auxiliar o paticípio passado dos verbos concorda em gênero e número com o objeto direto que vem antes do verbo. Nesse exemplo, "Elle m'a atteint" é usado se o falante for um homem (objeto "me" fica no masculino) e "Elle m'a atteinte" é usado se o falante for uma mulher ("me" feminino). Para os passados compostos que usam o verbo être como auxiliar, o partípio concorda com o sujeito, ex.: "Il est né" X "Elle est née".

April 27, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.