O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Nós estamos lendo as cartas."

Tradução:Nous lisons les lettres.

3 anos atrás

7 Comentários


Rodrigo.Brim

O certo não seria "Nous sommes", para nós estamos?

2 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Não, porque em francês não existe um tempo verbal para passado e presente progressivo. Para descrever ações em curso, usa-se o presente e imperfeito do indicativo ou a expressão être + en train de + infinitivo (Nous sommes en train de lire les lettres).

Être também é usado como verbo auxiliar em tempos compostos de alguns verbos (mourir, venir, partir, aller, etc) e na voz passiva. Mas, nesses casos, o segundo verbo está no particípio passado, não no gerúndio.

2 anos atrás

Valentina.195988

Verbo ler (lire). Material bom para estudar. Compartilho.

http://pt.bab.la/verbo/frances/lire

1 ano atrás

isabelbelgica

"en train de...(+ verbo no imperfeito) também se pode utilizar para expressar uma situação que está a decorrer.. é uma expressão muito utilizada pelos franceses.

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_

A expressão leva o verbo no infinitivo, e não no imperfeito.

5 meses atrás

AnthonyFabricioo

"Nous en lisant les lettres". Não aceitou essa resposta. Alguém sabe qual a situação ou quando usar essas estruturas (en+gerundio) e ( en train de..) ?

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_

Essa construção realmente não existe. Os verbos em francês conjugados no presente do indicativo representam em português ações no presente ou ações em progresso, não há um tempo verbal específico como nós temos com a construção estar + verbo no gerúndio (BR) ou estar + a + verbo no infinitivo (PT).

A frase "Nous lisons les lettres" pode ser traduzida por:

  • Nós lemos as cartas

  • Nós estamos lendo as cartas (BR)

  • Nós estamos a ler as cartas (PT)

Caso seja necessário enfatizar que a ação está em progresso, é possível usar a expressão être en train de + verbo no infinitivo, que demonstra expressamente que a ação está em progresso. Essa expressão, contudo, deve ser reservada à real necessidade de enfatizar que a ação está em curso, caso contrário, a conjugação no presente do indicativo já tem essa função. Ex.:

-Qu'est-ce que tu fais ? (O que você está fazendo?)

-Je regarde la télévision (Eu estou assistindo à televisão)

Como visto nesse diálogo acima, no cotidiano não há a necessidade de uso da expressão être en train de, salvo se realmente for necessário dar ênfase.

5 meses atrás